Buscar

APOL IV

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Vigilância Sanitária Aplicada
Os RSS são classificados em função de suas características e consequentes riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde. De acordo com a RDC ANVISA no 306/04 e Resolução CONAMA no 358/05, os RSS são classificados em cinco grupos: A, B, C, D e E. Associe a primeira coluna de acordo com a classificação dos grupos.
	1. Grupo A
	( ) Os resíduos do grupo D podem ser destinados à reciclagem ou à reutilização. Quando adotada a reciclagem, sua identificação deve ser feita nos recipientes e nos abrigos de guarda de recipientes, usando código de cores e suas correspondentes nomeações, baseadas na Resolução CONAMA no 275/01, e símbolos de tipo de material reciclável. Para os demais resíduos do grupo D deve ser utilizada a cor cinza ou preta nos recipientes. Pode ser seguida de cor determinada pela Prefeitura.
	2. Grupo B
	( ) são identificados através do símbolo de risco associado e com discriminação de substância química e frases de risco.
	3. Grupo C
	( ) engloba os componentes com possível presença de agentes biológicos que, por suas características de maior virulência ou concentração, podem apresentar risco de infecção. Exemplos: placas e lâminas de laboratório, carcaças, peças anatômicas (membros), tecidos, bolsas transfusionais contendo sangue, dentre outras.
	4. Grupo D
	( ) Os rejeitos do grupo C são representados pelo símbolo internacional de presença de radiação ionizante (trifólio de cor magenta) em rótulos de fundo amarelo e contornos pretos, acrescido da expressão MATERIAL RADIOATIVO.
	5.     Grupo E
	( ) São identificados pelo símbolo de substância infectante, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos, acrescido da inscrição de RESÍDUO PERFUROCORTANTE, indicando o risco que apresenta o resíduo.
Nota: 20.0
	
	A
	E-C-A-D-B
	
	B
	D-E-C-B-A
	
	C
	A-C-D-B-E
	
	D
	D-B-A-C-E
Você acertou!
R. D – Aula 05
Questão 2/5 - Epidemiologia e Processo Saúde Doença
Dados de mortalidade são dados referentes ao número ou quantidade de pessoas que morrem num determinado período por determinada doença ou agravo. São de fundamental importância para avaliar a gravidade de alguma doença ou agravo. Sua obtenção provém de declarações de óbitos, padronizadas e processadas nacionalmente. Associe corretamente a primeira coluna de acordo com a segunda considerando os tipos de mortalidade.
 
	1. Mortalidade geral
	( ) condições de desenvolvimento socioeconômico e infraestrutura ambiental, acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde materna e da população infantil
	2. Mortalidade por causa
	( )  mede o número de óbitos maternos, por
100 mil nascidos vivos, conceito de morte materna é estabelecido pela OMS.
	3. Letalidade
	( ) permite conhecer os riscos de morrer por uma determinada causa visando orientar a sua prevenção
	4. Mortalidade infantil
	( ) mede o risco de morte para o total da população, independentemente de sexo, idade ou causa de óbito
	5. Mortalidade materna
	( ) relaciona o número de óbitos por determinada causa e o número de pessoas que foram acometidas pela doença
Nota: 20.0
	
	A
	3-5-2-1-4
	
	B
	4-5-2-1-3
Você acertou!
R. B – Slides aula 05
	
	C
	2-4-3-1-5
	
	D
	3-4-5-1-2
Questão 3/5 - Vigilância Sanitária Aplicada
A Legislação Sanitária no Brasil é muito extensa e abrangente como também o é para a área de Serviços de Saúde. Estes deverão segundo sua especificidade, atender a todas as leis, normas, regulamentos, resoluções afetas ao processo que desempenham. O cumprimento da legislação deve ter como objetivo a qualidade e segurança, claro e compreendido por todos envolvidos na prestação da assistência. Sobre as técnicas de legislação sanitária associe corretamente a primeira coluna de acordo com a segunda.
	Códigos de Saúde
	( ) Abrange a legislação sobre diferentes especificidades, conforme o tipo de prática assistencial (serviço de atenção obstétrica e atenção domiciliar, por exemplo).
	2. Roteiros
	( ) Abrange as legislações Sanitárias nos âmbitos federal, estadual e municipal.
	3. Assistência
	( ) Abrange os parâmetros normativos da Vigilância Epidemiológica e o Controle de Infecção, além do controle de doenças contagiosas 9 ou não) e de interesse público.
	4.  Produtos
	( ) Abrange a legislação para equipamentos, produtos de higiene, cosméticos, medicamentos e saneantes.
	5. Vigilância
	( ) São os projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde, estruturados a partir de regulamentações técnicas.
Nota: 20.0
	
	A
	2-3-1-5-4
	
	B
	4-5-3-1-2
	
	C
	3-1-5-4-2
Você acertou!
R. C – Rota aula 05
	
	D
	5-2-4-1-3
Questão 4/5 - Vigilância Sanitária Aplicada
Os projetos para a construção, complementação, reforma ou ampliação de uma edificação ou conjunto de edificações serão desenvolvidos, basicamente, em três etapas: estudo preliminar, projeto básico e projeto executivo. O desenvolvimento consecutivo dessas etapas terá como ponto de partida, o programa de necessidades (físicofuncional) do EAS onde deverão estar definidas as características dos ambientes necessários ao desenvolvimento das atividades previstas na edificação. Associe a primeira coluna de acordo com cada uma das etapas.
	1. Estudo preliminar
	( ) Deverá demonstrar a viabilidade técnica da edificação a partir do Programa de necessidades e do Estudo preliminar desenvolvidos anteriormente, possibilitar a avaliação do custo dos serviços e obras, bem como permitir a definição dos métodos construtivos e prazos de execução do empreendimento.
	2. Projeto básico
	( ) Visa a análise e escolha da solução que melhor responda ao Programa de Necessidades, sob os aspectos legais, técnicos, econômicos e ambientais do empreendimento.
	3. Projeto executivo
	( ) Deverá apresentar todos os elementos necessários à realização do empreendimento, detalhando todas as interfaces dos sistemas e seus componentes.
Nota: 20.0
	
	A
	1-2-3
	
	B
	2-1-3
Você acertou!
R. B – Aula 05
	
	C
	2-3-1
	
	D
	1-3-2
Questão 5/5 - Epidemiologia e Processo Saúde Doença
Vigilância Epidemiológica é o conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção e a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva. Leia e analise as afirmativas a seguir, e marque V para as verdadeiras ou (F) para as falsas em relação as funções da vigilância epidemiológica
( ) análise e interpretação dos dados processados
( ) promoção das ações de prevenção e controle indicadas
( ) avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas
( ) complementam as informações da notificação
Nota: 20.0
	
	A
	F-V-V-F
	
	B
	V-V-F-V
	
	C
	V-V-V-F
Você acertou!
R. C – Aula 05
	
	D
	F-V-V-V

Continue navegando