Buscar

AS I a IV POLÍTICAS PÚBLICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AS – POLÍTICAS PÚBLICAS
AS I
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As fases: Análise do problema; Planejamento das ações a serem realizadas; Aplicação e Avaliação dos resultados caracterizam o modelo padrão do ciclo das Políticas Públicas. A partir da análise de cada uma dessas fases, é incorreto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
A avaliação das Políticas Públicas nem sempre precisa ocorrer, isso porque, quando o planejamento é feito adequadamente, o resultado será positivo e como o esperado.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Ações vinculadas à prevenção e tratamento de doenças fazem parte das Políticas Públicas desde o período imperial. No entanto, observam-se grandes mudanças e aperfeiçoamento nos serviços oferecidos à população em relação à Saúde. Observando os principais fatos que contribuíram para o Sistema de Saúde que temos hoje, é correto afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
A situação em relação à saúde no Brasil, desde o período imperial, era precária. Verifica-se, no entanto, algumas ações de imunização da população já nesta época, porém, mal recebidas pela população. Essa situação perdurou até aproximadamente a década de 1980.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A 8ª Conferência Nacional de Saúde que ocorreu em 1986 foi um grande marco para as mudanças que aconteceram no Sistema de Saúde brasileiro após essa data. Sobre esse fato, são corretas as seguintes afirmações: 
I - Uma das contribuições da 8ª Conferência Nacional de Saúde foi a adesão dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). 
II - Os princípios básicos aderidos ao SUS após a 8ª Conferência Nacional de Saúde foram: a Universalização, a Paridade e a Gratuidade. 
III - Após a Constituição Federal de 1988, os serviços de saúde foram encarados como direito da população, oferecidos de modo igualitário a todos os que precisam. 
IV - O SUS segue ainda princípios organizativos que incluem a Regionalização e Hierarquização, a Descentralização e o Comando Único sempre contando com a Participação Popular.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, III e IV
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Ações promovidas ao bem da coletividade, tais como: projetos ambientais, acompanhamento médico aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, campanhas de vacinação ou oferecimento de cestas básicas, podem ser realizadas pelas Políticas Públicas. Sobre Políticas Públicas, podemos afirmar: 
I - São pensadas e planejadas de acordo com as necessidades de cada região. 
II- Possuem como base, sempre, uma problemática em nível coletivo. 
III - São planejadas, dependendo da existência de problemas individuais. 
IV - Surgem a partir de inadequações analisadas dentro de uma sociedade. 
Estão corretas as afirmações:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, II e IV
	
	
	
AS II
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O SISVAN promove coletas de dados sobre a alimentação e nutrição de indivíduos que frequentam o SUS, e esses dados expressam o estado nutricional e o consumo alimentar da população brasileira. Foi elaborado com base em três eixos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
I Formular Políticas Públicas; II Planejar, acompanhar e avaliar programas sociais relacionados à alimentação e nutrição; III Avaliar a eficácia das ações governamentais.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) passa por diversos aspectos, entre estes, disponibilidade de alimentos, adequação, acessibilidade e estabilidade do acesso a alimentos produzidos e consumidos de forma soberana, sustentável, digna e emancipatória (MACHADO, 2017). Com base nesse pensamento, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO: 
I - Alimentação adequada não diz respeito somente a ter “comida no prato”. 
II - A quantidade de agrotóxicos e o plantio conforme as recomendações para manutenção da riqueza de solo não dizem respeito ao DHAA, já que eles são aspectos de responsabilidade do produtor e não do consumidor. 
III - A rotulagem nutricional também deve ser analisada para a prática do DHAA, isso porque ela permite a autonomia e aquisição de conhecimentos que proporcionam escolhas adequadas de compra e preparo dos alimentos. 
IV – A alimentação sendo reconhecida como uma das prioridades ao ser humano, e, portanto, um direito, passou a fazer parte das principais legislações. Dessa maneira, a fome mundial apresentou uma grande queda, apresentando, atualmente, números próximos ao zero. 
As assertivas I, II, III e IV são respectivamente:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
V, F, V, F
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), o Governo, brasileiro, por meio da Lei 8080, estabeleceu que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
o SUS também é responsável pela vigilância alimentar e nutricional da população, de acordo com os preceitos de promoção, proteção e recuperação da saúde.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Para a promoção do DHAA, criou-se a Vigilância de Alimentação e Nutricional (VAN) que atua no âmbito do SUS com os objetivos de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
promover uma descrição contínua do perfil nutricional da população, quais são as tendências das condições da alimentação brasileira e como elas podem influenciar, como fatores determinantes, no estado nutricional dos indivíduos.
	
	
	
AS III
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Atualmente, sabe-se que a alimentação adequada, em especial na infância e adolescência, influencia no desenvolvimento físico, biológico e fisiológico, mas também no desenvolvimento motor, intelectual e cognitivo; de modo que uma boa alimentação, composta por quantidade adequada de energia e micronutrientes auxilia também na prevenção de doenças que acometem o organismo e impactam na aprendizagem, tal como a anemia ferropriva. Assim, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) oferece
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
alimentação escolar como meio de colaborar como coadjuvante no processo de ensino-aprendizagem que ocorre nas instituições educacionais.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Atualmente, muito se diz sobre intersetorialidade no âmbito das políticas públicas em saúde, de modo que nesta área tal conceito se refere a
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
aplicar as políticas públicas de uma maneira que possam se conversar e executar um trabalho em conjunto para que tenham objetivos em comum.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Um exemplo de intersetorialidade nas políticas públicas relacionadas à nutrição é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), isto porque trabalha
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
com a distribuição de refeições nas instituições de ensino, isso porque a alimentação saudável influencia no desenvolvimento integral e global dos indivíduos, colaborando, assim, para o sucesso no processo de ensino-aprendizagem.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Considerando que o entendimento sobre a importância da intersetorialidade nas políticas públicas em saúde passa pela compreensão do processo saúde-doença, assinale a alternativa CORRETA sobre este processo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Todos os aspectos da vida do indivíduo devem ser levados em consideração, pois este só está em real estado de saúde quando até mesmo a sua inserção social é adequada.
	
	
	
AS IV
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) tem por finalidade básica oferecer alimentação aos trabalhadores, com prioridade para os
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
de baixa renda,
atualmente inferior a cinco salários mínimos.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os princípios da alimentação saudável também são considerados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), sendo que as Portarias n.º 3, de 1 de março de 2002, e n.º 66, de agosto de 2006 estabelecem o padrão para as quantidades de macros e micronutrientes na composição alimentar, ou seja, as refeições
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
principais, sendo estas almoço, jantar e ceia, deverão conter de 600 a 800 calorias, podendo ocorrer um acréscimo de 20% – 400 calorias – em relação ao Valor Energético Total (VET) de 2.000 calorias por dia e deverão ainda corresponder de 30 a 40% do VET diário.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho vinculado à Secretaria de Inspeção do Trabalho, instituiu desde 1976, pela Lei n.º 6.321, regulamentado pelo Decreto n.º 5, de janeiro de 1991, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o qual foi motivado e promulgado pelos seguintes motivos: 
I A alimentação ser um dos requisitos importantes para que o trabalhador tenha energia em quantidade adequada para exercer as suas atividades laborais. 
II Os hábitos alimentares saudáveis e a segurança alimentar e nutricional resultarem em menos afastamento em decorrência de doenças, maior bem-estar e disposição ao trabalhador. 
III As empresas optarem pelo oferecimento de refeições em suas instituições para que o funcionário não necessite de uma hora de almoço ou jantar, resultando em um período maior trabalhado. 
IV A alimentação institucional colaborar para a redução das taxas de absenteísmo nas empresas. 
É VERDADEIRO o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II e IV, apenas.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Considerando que uma das características do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) é que seja aplicado por meio da relação entre governo, empregador e trabalhador, as empresas
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
podem optar ou não por fazer parte do PAT, sendo que atualmente a inscrição é realizada on-line, de modo muito prático.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais