Buscar

Semana do Advogado Resenha

Prévia do material em texto

Resenha
Em decorrência da Semana do Advogado, a Coordenação do Curso de Direito da Estácio, realizou no auditório da unidade de boa viagem, o evento “OS DESAFIOS DA ADVOCACIA PÚBLICA”. A mesa de convidados foi composta pelo professor Marco Aurélio, titular da cadeira de Processo Civil II, (advogado geral da União), Ricardo Marques, procurador do Município de Olinda e Silvano Flumignan, procurador do Estado de Pernambuco. 
A palestra ocorreu no dia 13 de agosto, às 20 hs no auditório da IES. O evento teve inicio, com as boas vindas da coordenadora, Dra. Eneida, que recepcionou o publico saudando os membros da mesa, elucidando a importância do tema do conhecimento dos futuros operadores do direito no sentido dos desafios da advocacia pública no contexto atual da sociedade brasileira.
 
Na sequência, o professor Marco Aurélio passou a palavra a Ricardo Marques, que anunciou a formação de uma comissão, composta pelos palestrantes, com objetivo de divulgação e popularização da advocacia pública e do perfil do profissional de direito para militar sobre o tema. Explanou sobre a amplitude do alcance de tal empreendimento, ressaltando a necessidade da determinação, no momento da opção pela área, visto a grande demanda que o advogado enfrenta quando opta pelo direito público, citando a postulação do advogado no tema e circunstância jurisdicional, referindo-se às atividades judiciais.
Ricardo Marques fala de sua experiência pessoal na carreira jurídica e especialização na área, de seus conhecimentos acadêmicos, passando pela escolha da área, citando conhecimentos das ciências publicas como alavanca para exercer as funções inerentes ao cargo. Chama atenção sobre o despreparo e falta estrutural na maioria dos municípios brasileiros da Advocacia publica e da necessidade imperiosa de profissionais do direito para atuar decisivamente na área, apresentando percentuais da carência do profissional nas localidades municipais da federação. Frisa que tal carência será objeto de oportunidades e concursos públicos, o que torna uma opção a mais para os futuros advogados.
Evocou também o principio da simetria e da legalidade com relação aos processos de licitação e da necessidade de advogados ou procuradores no exercício dessa função. Finalizou, agradecendo a oportunidade de discorrer sobre tema tão relevante, passado a palavra ao mediador para continuidade do evento.
 
Silvano Flumignan discorre sobre sua trajetória pessoal no cargo exercido e seus acertos vocacionais quando optou pela advocacia publica. Cita a PGE do estado do Pernambuco e do papel relevante como instituição jurídica ,contando fatos pessoais frente ao cargo exercido. Traça o organograma da lotação dos profissionais de procuradoria, da valorização da PGE sobre os procuradores que querem um aprofundamento em conhecimentos nessa área incipiente, patrocinando estudos e pesquisas no sentido da advocacia publica. Cita também os concursos públicos nas varias áreas da PGE em apoio aos trabalhos da procuradoria, abrindo e ampliando os campos de atuação do futuro operador do direito.
 
Em continuidade, o professor Marco Aurélio fala de sua surpresa com os dados apresentados no evento sobre as lacunas nos municípios do profissional da advocacia publica municipal.
O professor evoca a necessidade para tal carreira, e de sua experiência como professor acadêmico. Cita sua experiência como advogado da AGU em Brasília, DF e as formalidades inerentes ao cargo, representação da União nos poderes legislativo ,executivo e judiciário. Cita sua atuação extrajudicial, onde prestou assessoria e consultoria jurídica ao poder executivo.
Cita a estabilidade como forma positiva da profissão, pontuando como desvantagem a grande carga processual e os deslocamentos constantes dentro do território nacional.
Finalizando, enaltece o cargo por ser função de alta relevância e responsabilidade, além de legar ao profissional saber notório e reconhecimento, tornando-o socialmente visível e valorando seu perfil curricular. 
FACULDADE ESTÁCIO RECIFE – CAMPUS BOA VIAGEM
CURSO DE DIREITO – DISCIPLINA DIRETO PROCESSUAL CIVIL ll
PROFESSOR: MARCOS AURELIO
ALUNO: ADOLFO DOS ANJOS MARINHO NETO
MATRÍCULA : 200901254901
“ OS DESAFIOS DA ADVOCÁCIA PÚBLICA” (palestra)
Recife, PE 2018

Continue navegando