Buscar

Direito do petróleo, gás e energia AV

Prévia do material em texto

Direito do petróleo, gás e energia - AV
	O primeiro produto derivado do petróleo foi:
		
	
	betume
	 
	querosene
	
	óleo diesel
	
	gasolina
	
	asfalto
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602398588)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na legislação petrolífera houve a instituição da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíves - ANP, entidade integrante da Administração Federal Indireta, submetida ao regime autárquico especial, como órgão regulador da indústria do petróleo, gás natural, seus derivados e biocombustíveis, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que possui sede e foro no:
		
	
	Rio de Janeiro;
	 
	Distrito Federal;
	
	Estado de São Paulo;
	
	Estado da Bahia;
	
	Rio Grande do Sul;
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602473637)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca da arbitragem , assinale a opção correta:
		
	
	A arbitragem é sempre utilizada nos conflitos de consumo e na área do direito de família.
	
	A arbitragem é sempre de utilização compulsória quando se tratar de conflitos energéticos.
	 
	É possível a utilização da arbitragem para dirimir conflitos entre a administração e o parceiro privado, relacionados à execução do contrato administrativo das parcerias público privadas.
	
	A cláusula compromissória no setor internacional possui apenas um modelo que é aplicado em todos os contratos petrolíferos.
	
	Nos negócios petrolíferos com empresas nacionais não se pode adotar lei estrangeira para dirimir conflitos com base arbitral.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602513586)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Houve um incidente no litoral da Espanha, no ano de 2002, com o navio de bandeira das Bahamas chamado "Prestige", o qual transportava cerca de 70 mil toneladas de petróleo, gerou gravíssimas conseqüências não só para o meio ambiente, mas também para o turismo e para a sobrevivência dos pescadores da região costeira galícia. Ainda foi afetado o dia a dia dos os moradores, sendo, ainda, enfraquecida a economia em decorrência das perdas econômicas decorrentes da fuga dos turistas daquela região e morte para uma infinidade de aves, peixes, microorganismos e plantas, todos intoxicados em razão do óleo derramado. Além disso, desse grave atentado contra a flora e a fauna do planeta, decorreram danos provavelmente irreparáveis e ainda desconhecidos não só para a natureza e para o solo da região, mas, também, para o meio ambiente de todo planeta e para os oceanos em geral. ( Fonte :http://www.ambito-juridico.com.br) Após ler tal trecho, marque a resposta correta sobre o tema:
		
	
	A responsabilidade ambiental e civil das empresas transportadoras de petróleo no Brasil é em regra subjetiva para a empresa transportadora de tal carga.
	
	A responsabilidade ambiental e civil das empresas transportadoras de petróleo no Brasil é em regra subjetiva, pois o transportador de carga perigosa em um caso similar responderia dependentemente de comprovação de dolo ou culpa, em regra.
	 
	A responsabilidade ambiental e civil das empresas transportadoras de petróleo no Brasil é em regra objetiva, pois o transportador de carga perigosa em um caso similar responderia independentemente de comprovação de dolo ou culpa.
	
	A responsabilidade ambiental e civil das empresas transportadoras de petróleo no Brasil é em regra subjetiva, pois o transportador de carga perigosa em um caso similar responderia independentemente de comprovação de dolo ou culpa
	
	A responsabilidade ambiental e civil das empresas transportadoras de petróleo no Brasil é em regra sem risco, pois o transportador de carga perigosa em um caso similar responderia dependentemente de comprovação de dolo ou culpa
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603073791)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dano __________ é aquele que se caracteriza pelo dano pessoal ou material produzido como resultado direto ou indireto das propriedades radioativas que se encontrem em qualquer instalação manipulante de fontes de energia nuclear.
		
	
	íntimo subjetivo
	
	moral
	 
	nuclear
	
	personalíssimo extrapatrimonial
	
	extrapatrimonial
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602494926)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O direito do consumidor é um ramo do direito que lida com conflitos de consumo e com a defesa dos direitos dos consumidores, e que se encontra desenvolvido na maior parte dos países com sociedades de consumo e sistemas legais funcionais. Inclusive se encontra presente no mercado petrolífero e de gás, até pela proteção do consumidor nas relações de consumo. Com base nisso, marque a resposta correta sobre o conceito de consumidor segundo a teoria finalista:
		
	
	Consumidor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
	 
	Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
	
	Consumidor é toda pessoa física ou jurídica, que adquire ou utilizada produto ou serviço, pública ou privada, nacional ou estrangeira, que desenvolvem atividade de importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
	
	Consumidor é adquire ou utilizada produto ou serviço, pública ou privada, nacional ou estrangeira, que desenvolvem atividade com intuito de lucro ou prestação de serviços.
	
	Consumidor é toda pessoa física ou jurídica, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201602353977)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei nº 10.336, de 19 de dezembro de 2001, instituiu a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados. De acordo com essa lei, avalie as afirmativas abaixo, referentes à destinação do produto da arrecadação da CIDE, na forma da lei orçamentária. I - Destina-se ao pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, de gás natural e seus derivados e de derivados de petróleo. II - É destinado ao financiamento de projetos ambientais relacionados com a indústria do petróleo e do gás. III - É aplicado no financiamento de programas de infraestrutura de transportes. Está(ão) corretas(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	I e III, apenas.
	 
	I, II e III.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201602495124)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei nº 6.938, de 1981, estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente e institui o Sisnama e o Cadastro de Defesa Ambiental, para realizar a proteção e melhoria da qualidade ambiental e proteger o ecossistema. No qual o PNMA tem por objetivo e princípios:
		
	
	Condições ao desenvolvimento da exploração do petróleo e gás , aos interesses das empresas privadas, e princípios de ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo, racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	
	Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana e princípios de reversão do capital público e privado, de assegurar o interesse do capital estrangeiro.
	
	Assegurar, no país, condições ao desenvolvimento dos investimentos das empresas privadas e públicas, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidadedos recursos públicos e princípios de ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo, racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	
	Recuperação da qualidade apenas da vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento de atividades de infraestrutura e equilíbrio econômico do investidor , com base no princípio da utilização do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	 
	Preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no país, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana e princípios de ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo, racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar, entre outros.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201602495280)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em acordo com a legislação trabalhista e as normas de segurança do trabalhador o Ministério do Trabalho disporá:
		
	
	sobre as medidas especiais a serem observadas relativamente a instalações elétricas, mas caberá a empresa definir o que são as condições de segurança em qualquer das fases de produção, transmissão, distribuição ou consumo de energia.
	
	sobre as condições de liberação do empregado para o ingresso em cursos técnicos do setor de instalações elétricas.
	
	sobre as condições de segurança a serem observadas relativamente a instalações elétricas, mas quaisquer profissional poderá instalar, operar, inspecionar ou reparar instalações elétricas.
	
	sobre as condições econômicas e os salários que serão aplicados pelas empresas no mercado de trabalho na produção, transmissão, distribuição ou consumo de energia.
	 
	sobre as condições de segurança e as medidas especiais a serem observadas relativamente a instalações elétricas, em qualquer das fases de produção, transmissão, distribuição ou consumo de energia.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602410908)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O contrato de concessão, o qual se encontra mencionado na Seção V da Lei Federal 9.478 / 97, dispõe sobre as obrigações do concessionário em seu artigo 44. Dentre elas, destacamos aquela que se refere à responsabilidade civil deste, em seu inciso V, o qual mostra que o concessionário é responsável civilmente pelos atos de seus prepostos, e também assume a responsabilidade de indenizar todos e quaisquer danos decorrentes das atividades de exploração, desenvolvimento e produção contratadas. Sabe-se que existem dois tipos de responsabilidade civil, a saber, a subjetiva e a objetiva, sendo que esta última é a adotada para os casos referentes ao contrato de concessão para a exploração de petróleo no Brasil. Assinale a única afirmativa que está correta, e que faça referência a tal tipo de responsabilidade.
		
	
	Para que se configure a responsabilidade não é necessário haver violação de um dever legal ou contratual não atendido ou não cumprido.
	
	A responsabilidade civil objetiva não acolhe teorias mais modernas do Direito, as quais concorrem para a manutenção de bens públicos.
	
	A responsabilidade civil objetiva não encontra resguardo legal no princípio da preponderância do interesse público sobre o privado.
	
	A responsabilidade civil objetiva deriva da disposição legal específica e depende da comprovação de culpa do agente.
	 
	A responsabilidade objetiva independe de comprovação de culpa do agente.

Continue navegando