Buscar

A Segunda Lei da Termodinâmica trata da transferência de energia térmica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Segunda Lei da Termodinâmica trata da transferência de energia térmica. Isso quer dizer que ela indica as trocas de calor que têm tendência para igualar temperaturas diferente, o que acontece de forma espontânea. Está relacionada com o conceito de entropia. Ela completa a Primeira Lei da Termodinâmica, a qual se fundamenta no princípio da conservação de energia.
Seus princípios são: O calor é transferido de forma espontânea do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura. Todo processo tem perda porque seu rendimento sempre é inferior a 100%.
Ciclo de Carnot, é um ciclo teórico constituído por duas transformações isotérmicas nas temperaturas T1 e T2, respectivamente das fontes quente e fria, alternadas com duas transformações adiabáticas.
Princípio de Carnot, nenhuma máquina térmica real, operando entre 2 reservatórios térmicos T1 e T2, pode ser mais eficiente que a "máquina de Carnot" operando entre os mesmos reservatórios
Não é possível que um dispositivo térmico tenha um rendimento de 100%, ou seja, por menor que seja, sempre há uma quantidade de calor que não se transforma em trabalho efetivo

Outros materiais