Buscar

Propriedades fisico-quimicas[1]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UESC – DCAA – Fertilidade do Solo
Lista de exercício sobre propriedades físico-químicas
Professor José Olimpio
1. Complete o quadro abaixo:
	Solo
	pH
	C.O.
	P
	K
	Ca2+
	Mg2+
	Al3+
	H+Al
	Sb
	t
	T
	V
	m
	
	H2O
	dag/kg
	mg/dm3
	----------------- cmolc/dm3 -----------------
	---- % ----
	1
	5,0
	1,0
	2
	76
	0,7
	0,4
	0,9
	6,0
	___
	___
	___
	___
	___
	2
	5,2
	0,5
	5
	40
	0,2
	0,1
	0,3
	1,2
	___
	___
	___
	___
	___
pH: relação solo:solução de 1:2,5; CO (carbono orgânico): Walkley-Black; Al3+, Ca2+ e Mg2+: KCl 1 mol/L; P e K: Mehlich-1; H + Al: Ca(OAc)2 0,5 mol/L, pH 7,0.
Sb = soma de bases; t = CTC efetiva; T = CTC a pH 7; V = saturação de bases; m = saturação de alumínio.
Calcule a acidez não-trocável dos solos da questão anterior.
Defina superfície específica.
Quais os constituintes do solo são os responsáveis pela maior parte de sua superfície específica?
De modo geral, a superfície específica deve ser maior: em solos de regiões tropicais ou em solos de regiões temperadas? Em solos ricos ou em solos pobres em matéria orgânica? Justifique suas respostas.
Em que tipo de solo um aumento de uma unidade no pH deverá provocar um maior aumento de CTC. Solos muito intemperizados (por ex. Latossolos) ou solos mais jovens (por ex. Vertissolos e Planossolos)? Justifique.
As propriedades, CTC, retenção de água e superfície específica variam com o tipo de mineral predominante na fração argila do solo. O valor dessas propriedades deve ser maior em solos com predomínio de argilas do tipo 2:1 (Montmorilonita) ou em solos com predomínio de argila 1:1 (Caulinita)? Explique a razão disso, com base na estrutura dessas argilas.
Por que o Al trocável tende a permanecer no solo em detrimento das bases trocáveis (Ca2+, Mg2+ e K+), na medida em que o processo de lixiviação se acentua em solos de regiões tropicais?
Entre os macronutrientes (N, P, K, Ca, Mg e S), quais são adsorvidos a colóides eletronegativos e quais são adsorvidos a colóides eletropositivos do solo? Justifique.
Conceitue os três principais fatores relacionados com a disponibilidade de nutrientes no solo: Intensidade, Quantidade e Capacidade Tampão.
Um solo saturado com cátions polivalentes (Al3+, Fe3+, Ca2+, Mg2+) pode sofrer dispersão quando esses cátions são substituídos por outros de menor valência (Ca2+, Mg2+, K+, Na+) no complexo de troca, em razão de modificações nas características da dupla camada difusa (DCD). Assim, teoricamente, a calagem pode provocar dispersão em solos com alta saturação por Al. Justifique essa afirmativa com base na teoria da DCD.
Quais os principais mecanismos de transporte de nutrientes no solo?
Que nutrientes são transportados no solo, preferencialmente, pelo mecanismo de difusão, aqueles fortemente adsorvidos ou aqueles adsorvidos com menor energia à superfície das partículas coloidais do solo? Cite um exemplo clássico de macronutriente cujo contato para absorção pelas plantas depende quase que exclusivamente da difusão.

Outros materiais