Buscar

Microalgas resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As microalgas são seres microscópicos que vivem em águas doce e salgada. Em ambientes favoráveis ou específicos esses seres podem se multiplicar rapidamente, em que um dos casos é conhecido como maré vermelha, fenômeno que ocorre com a floração desses microrganismos alterando a coloração da água.
Esses microrganismos têm grande importância ao ecossistema, pois podem servir de alimentação a outros animais, fazendo dele a base do nível trófico da cadeia alimentar marinha. As microalgas realizam fotossíntese transformando matéria inorgânica em orgânica, fazendo a retirada de CO2 do meio aquático e liberando oxigênio. Além dessa importância para o ecossistema elas também são importantes para a economia, através da produção de medicamentos, fertilizantes para o solo e biorredimeação. 
Apesar de seus pontos positivos as microalgas podem ser prejudiciais em grandes quantidades. Existem cerca de 300 espécies que realizam floração podem descolorir a água e parte delas podem ser nocivas aos animais marinhos e seres humanos. Quando essas microalgas estão em grandes quantidades a decomposição podem diminuir a concentração de O2 na água, outro efeito é um dano nos organismos aquáticos, nos peixes essas toxinas podem causar sufocamento nas brânquias ou dano mecânico e outras substâncias tóxicas podem se acumular nos tecidos e nos organismos dos consumidores de níveis tróficos aumentando e em consequência chegar até os seres humanos, no consumo de frutos do mar contaminados que podem causar problemas gastrointestinais, hepáticos e neurológicos. Em consequência as microalgas mais nocivas acabam impactando na atividade econômica, na aquicultura, pesca e consumo.

Outros materiais