Buscar

RECURSOS RENOVAVEIS E NÃO RENOVAVEIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2 PaisagemTudo aquilo que sua visão consegue enxergar é uma paisagem, tudo aquilo que sua audição escuta é uma paisagem. Portanto, tudo que o ser humano consegue sentir é uma paisagem.
3 A presença humana é pequena
PAISAGEM NATURAL: aquela que o homem ainda não modificou, composta por objetos naturais como rios, árvores e montanhas.A presença humana é pequena
4 Casas, prédios, áreas de lazer, ruas e avenidas
Paisagem Cultural: aquela que o homem já modificou, composta por objetos sociais como construções, cidades etc.Casas, prédios, áreas de lazer, ruas e avenidasconstrução
5 A paisagem pode ser modificada por duas forças basicamente: a força da natureza ou do homem. A força da natureza leva muito tempo para modificar a paisagem, já a do homem leva pouco tempo. 
6 Um pouco de História!!!!!!O homem, ao longo de sua história, foi se adaptando ao ambiente em que vivia, conforme suas necessidades. Como precisava de água, morava perto dos rios para poder trabalhar com a agricultura, as plantações e manter condições de sobrevivência.
7 Dessa forma, as cidades foram sendo formadas, pois as aglomerações de homens em determinadas regiões fizeram com que as instalações das pessoas melhorassem, através da construção de casas, igrejas, escolas, etc. Assim como vimos na história da fundação de Teresina.Para que isso fosse possível, o homem teve que modificar o ambiente natural. Através das construções, foram se formando as diferentes regiões, os países, os estados e os municípios, e sempre prejudicando e destruindo a paisagem natural, por mais que o homem tentasse preservá-la.
O ESPAÇO GEOGRÁFICO COMPREENDE TODOS OS ELEMENTOS NATURAIS EM CONJUNTO COM ALGUNS ELEMENTOS CONSTRUÍDOS PELO HOMEM.O HOMEM É O PRINCIPAL MODIFICADOR DA PAISAGEM TERRESTRE.É IMPORTANTE SABER QUE A INTERVENÇÃO DO HOMEM SEMPRE CAUSA PROBLEMAS NA NATUREZA.ESPAÇO GEOGRÁFICO
3 ESPAÇO GEOGRÁFICO 
4 PAISAGEM NATURALPAISAGEM GEOGRÁFICASÃO TODAS AS PAISAGENS OBSERVADAS PELO HOMEM QUE SÃO FORMADAS POR ELEMENTOS NATURAIS.SÃO TODAS AS PAISAGENS CONSTRUÍDAS E TRANSFORMADAS PELOS HOMENS.CONCEITOS DE PAISAGEM: SÃO TODOS OS ELEMENTOS NATURAIS E CULTURAIS OBSERVADOS PELO HOMEM.
5 PAISAGEM E REALIDADEAS PAISAGENS CONSTRUIDAS PELOS HOMENS REVELAM A SUA CULTURA, A SUA HISTÓRIA NO DECORRER DOS TEMPOS, OU SEJA, O HOMEM IMPRIME NA PAISAGEM SEUS ELEMNTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS.
6 TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM E DANOS AO MEIO AMBIENTE
MOTIVOS DAS INTERVENÇÕES: SOBREVIVÊNCIA E ACUMULAÇÃO DE RIQUEZAS.DESMATAMENTO DE FLORESTAS TROPICAIS COMO NO BRASIL, BOLÍVIA, COLÔMBIA E INDONÉSIA REDUZEM A UMIDADE DO AR, CONSEQUENTEMENTE A REDUÇÃO DE NUVENS E CHUVAS.O DESMATAMENTO PROPORCIONA A EXPOSIÇÃO DO SOLO AOS AGENTES EROSIVOS DA NATUREZA COMO ÁGUA, VENTO E RAIOS SOLARES.O DESMATAMENTO TAMBÉM OCASIONA A MIGRAÇÃO DE ANIMAIS DEVIDO A REDUÇÃO DE ALIMENTOS.TRANSFORMAÇÕES NA PAISAGEM E DANOS AO MEIO AMBIENTE
7 PROBLEMAS RELACIONADOS AO DESMATAMENTO
COM O SOLO EXPOSTO, OS SEDIMENTOS LEVADOS PELA EROSÃO SÃO DEPOSITADOS NOS LEITOS DOS RIOS CAUSANDO INUNDAÇÕES.
8 MATA ATLÂNTICAA MATA ATLÂNTICA ABORDAVA UM ESPAÇO QUE IA DO RIO GRANDE DO NORTE ATÉ SANTA CATARINA NO SUL DO BRASIL. ESSA VEGETAÇÃO POSSUI ESPÉCIES ENDÉMICAS, REGULA MANANCIAIS HÍDRICOS ETC. EXTRAÇÃO DE MADEIRA, ESPAÇOS PARA PLANTAÇÕES, PASTAGENS E ÁREAS URBANAS SÃO PROBLEMAS ASSOCIADOS À MATA ATLÂNTICA.
9 MAIS PROBLEMAS RELACIONADOS A INTERVENÇÃO HUMANA.
O USO DE AGROTÓXICOS PENETRAM NOS SOLOS, CONTAMINAM OS LENÇÓIS FREÁTICOS E AS PESSOAS QUE ENTRAM EM CONTATO COM O VENENO.A MINERAÇÃO TAMBÉM CONTAMINA RIOS, SOLOS E PESSOAS DEVIDO AO USO DO MERCÚRIO.AS USINA HIDRELÉTRICAS IMPEDEM O FLUXO DO RIO ACUMULANDO ÁGUA NA BARRAGEM, OCASIONANDO INUNDAÇÕES.MAIS PROBLEMAS RELACIONADOS A INTERVENÇÃO HUMANA.
10 ÁREAS DE PROTEÇÃONA TENTATIVA DE IMPEDIR OU DIMINUIR OS DANOS CAUSADOS PELA INTERVENÇÃO HUMANA NA VEGETAÇÃO, FORAM CRIADAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO COMO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E UNIDADES DE PROTEÇÃO INTEGRAL.
11 O TRABALHO HUMANO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO.
EXISTEM MUITAS PROFISSÕES QUE COLABORAM PARA A INTERVENÇÃO HUMANA. PESSOAS QUE TRABALHAM NO CAMPO E NAS GRANDES CIDADES URBANIZADAS. AMBOS PRECISAM UM DO OUTRO PARA SUA SOBREVIVÊNCIA. MUITAS PESSOAS VIVEM EM BOAS CONDIÇÕES DE VIDA E OUTRAS PASSAM POR EXTREMAS NECESSIDADES. EXISTEM MUITAS DIFERENÇAS SOCIAIS.O TRABALHO HUMANO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO.
Recursos naturais renováveis e recursos naturais não-renováveis
            Há dois tipos de recursos naturais: os recursos naturais renováveis e os recursos naturais não-renováveis.
              Os recursos naturais renováveis têm o seu ciclo de existência renovado naturalmente depois de serem utilizados pelos seres humanos. Podemos citar o ar, a água, a energia solar e a vegetação das florestas como exemplos de recursos naturais renováveis.  
      Os recursos naturais não-renováveis não têm o seu ciclo de existência renovado naturalmente depois de serem utilizados pelos seres humanos. Se eles não forem usados da maneira adequada, poderão desaparecer no futuro. Podemos citar o carvão mineral, o alumínio, o petróleo e o gás natural como exemplos de recursos naturais não-renováveis.

Continue navegando