Buscar

Economia Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Economia Internacional
Ela envolve várias nuances de intercâmbio ou meio de transações ou relações econômicas entre países, entre nações e de uma maneira geral esta ideia de relações na essência nos somos residentes ao longo das fronteiras do Brasil e quando nos fazemos algum topo de relação co outros países, pessoas físicas ou jurídicas, são consideradas não residentes. 
Nós somos residentes ao longo das fronteiras do Brasil. 
Se uma multinacional tem uma subsidiária com suas atividades aqui dentro do Brasil ela é considerada residente. Ela tem todo um processo de geração de riquezas aqui dentro do país. 
A essência do estudo de economia internacional é as transações entre residentes e não residentes. 
Essas transações não se configuram em analisar na forma de um comércio internacional, comércio exterior. 
O comercio internacional é um dos itens que nós estudamos dentro da economia internacional. As transações econômicas não são somente comercio. Temos transações financeiras, elementos que são configurados como importações e exportações. Temos investimentos diretos em países. Investimento direto é uma criação de riqueza, o país gera trabalho, gera riqueza, gera transformação na sua economia.
Hoje no centro de tudo isso a gente observa o seguinte: temos duas configurações básicas mundiais e tendo uma delas querendo padronizar as relações, criar condições padrões para todos e quaisquer locais que se tenha produção tecnologia que é a globalização e a regionalização, a formação de blocos econômicos, que diz um não a globalização.
Na frança eles não são a favor da globalização, eles pensam em mundialização que ultrapassa a questão do dólar americano. 
A globalização faz com que as características das nações fiquem de lado. Quando você tem a formação da moeda única e a união europeia é como dizer um não a globalização americana. Foi um processo de regionalização dentro da Europa.
O que é o comércio internacional ou comercio exterior?
Porque ele existe: Desde que o mundo é mundo. As grandes navegações, relações entre metrópole e colônia, o desenvolvimento de todo poder no reinado de Roma é toda uma questão de comércio internacional. 
A ideia de comercio é para comercializar e se o faço é pq eu tenho um beneficio. Este beneficio pode ser monetário, produtivo ou em termos de vantagens. O comercio se dá por diversas formas e por varias causas. 
Quando se analisa um comercio entre países desenvolvidos e em desenvolvimento é pq há um ganho para estes países. 
Dotação de fatores: sou dotado de um determinado fator de produção. Um fator de produção são os principais elementos utilizados para se produzir alguma coisa, para se criar alguma coisa. O trabalho é um fator de produção, um capital humano (sua capacidade física sua capacidade intelectual sua formação e estudo) e não apenas a mão de obra. Outro fator de produção é a questão da tecnologia, outro a quantidade de máquinas e outro são os recursos naturais. 
Exemplo: Venezuela. Sozinha é a maior produtora de petróleo do mundo. Não é a Arábia saudita. Só que ela não consome nada para consumo próprio. Ela exporta o petróleo porém ela é obrigada a importar as máquinas os equipamentos. Então neste caso qual é a vantagem competitiva da Venezuela? É exportar petróleo. E qual é a vantagem de um outro país exportar para ela? Vender suas máquinas para a extração do petróleo.
Tudo que trará de benefícios para um pais mas que é caro ele irá importar e tudo que ele tiver de recursos e puder produzir ele irá exportar.
----------ditado em sala ---------
O crescimento dos países é medido pelo PIB. Quando a gente analisa o crescimento destes países em tempos históricos a gente se depara com momentos em que a economia cresce bastante e gera picos de atividades e econômicas e dentro destas atividades econômicas geram mais comercio internacional nestes países, pois na medida em que eles crescem eles estão produzindo mais que irão atender tanto ao mercado interno quanto ao externo exportando excedente de produção. O crescimento econômico pode elevar o nível de comercio internacional e o comercio internacional pode vir a reboque do crescimento da economia internacional. Quando temos um crescimento econômico este comércio internacional também tende a crescer. Quando se tem crescimento econômico o nível da renda de um país ele cresce. Crescimento econômico gera mais renda, salário, rendimentos e assim a tendência é que as importações cresçam. 
Os excedentes geram exportações e com o aumento da renda vem o desejo de diversificar e com isso vêm as importações. Com maior renda, queremos mais. 
Quando a economia americana importa produtos chineses é pq ela quer diversificar. 
Se não tenho crescimento econômico, se tenho uma desaceleração econômica, consequentemente faz com que a renda da economia caia e assim o fluxo de transações no mercado interno também irá cair e como vou compensar a queda renda com a queda das transações do mercado interno? Com o aumento das exportações. 
Desaceleração econômica significa que o PIB está caindo ou crescendo em taxas cada vez menores. 
A crise de 2008 que se propagou pelo EUA e Europa o que estes países mais industrializados fizeram – primeiro - parte das suas empresas aumentaram seus investimentos em países emergentes e aumentaram suas exportação de maquinas e equipamentos para países emergentes, que tem uma tecnologia muito maior do que a dos países emergentes. Uma desaceleração econômica pode gerar um aumento das exportações. O aumento das exportações pode reverter as condições da desaceleração pq se eu exportar eu estou trazendo renda. O que estou perdendo no mercado interno eu posso ganhar com o mercado externo e por conseguinte gerar a médio prazo gerar crescimento. 
Em um primeiro momento o comércio internacional vai a reboque do crescimento econômico e no segundo momento é o crescimento econômico que fica a reboque do comercio internacional. O crescimento do comercio internacional é muito maior que o PIB e a produção de determinados países pq é muito maior do que as flutuações que ocorrem nestes países. Posso ter uma recessão em um país e ter um aumento do comercio internacional e assim suprir a queda de renda dentro do mercado interno. 
-------ditado-----
Brasil exporta commodites e não é somente países que exportam tecnologias que podem reverter e sim o uso do comercio para equilibrar. Quando tenho uma desaceleração eu não consigo vender adequadamente e como se desfaz de estoque? Exportando. Não foi somente o aumento das exportações tem também os investimentos diretos para os outros países. Principalmente America latina. Aqui no Brasil se recebeu muito investimento direto pois países emergentes estão em fase de crescimento mas o nível de tecnologia e capital de países subdesenvolvidos são menos dotados do que os países desenvolvidos. Tanto que o Brasil teve a balança comercial positiva.
Commodites – como eu não consigo exportar bens de melhor tecnologia com capacidade inovação, pois ela é pequena e assim ficamos dependentes de outros países. Quando eu produzo milho soja e trigo aquela quantidade que produzo tem máquinas e coo a gente vai suprir a falta deste capital é exportando mais commodites e a concorrência é grande e a tecnologia é baixa e para suprir esta diferença eu produzo e exporto mais commodities e é assim que eu faço a primarização da economia que lembra as antigas plantations portuguesas. 
Commodities são produtos "in natura", cultivados ou de extração mineral, que podem ser estocados por certo tempo sem perda sensível de sua qualidade, como suco de laranja congelado, soja, trigo, bauxita, prata ou ouro.
----------------------ditado--------------
Duas principais Teorias: Teoria das vantagens absolutas (Adam Smith) e a outra teoria é a das vantagens comparativas (David Ricardo).
Teoria das vantagens absolutas – suponha que você tenha somente a produção de dois produtos, ai tem a produção de uma unidade de alimento e uma de manufatura. Qual é o tempo gastojá que na análise que estamos fazendo que o fator de produção analisado é o trabalho. Como contabilizo a força de trabalho? Através das horas empregadas. Eu não tenho a tecnologia constante e o que me interessa é saber o quanto eu preciso do fator trabalho para produzir uma unidade de alimento e uma unidade de alimento. Em termos de vantagens absolutas é mais vantajoso o Brasil se produzir alimento e EUA importar. 
---------------------Tabela no caderno -------------
Vai ficar ais barato ele importar do que ele produzir. Pq o custo pela utilização do fato trabalho será menor do que o custo nos EUA.
No caso do Brasil o custo da manufatura no caso do Brasil são duas horas enquanto nos EUA é igual a uma hora e neste caso quem tem a vantagem absoluta não é o Brasil e sim EUA então é mais vantagem importar.
Se o custo é mais barato é pq existe maior aumento de produtividade. 
------------------Esta no caderno-----------------------------

Outros materiais