Buscar

Questões Kurose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Considere uma conexão TCP entre o hospedeiro A e o hospedeiro B. Suponha que os segmentos TCP que trafegam do hospedeiro A para o hospedeiro B tenham número de porta da origem x e número de porta do destino y. Quais são os números de porta da origem e do destino para os segmentos que trafegam do hospedeiro B para o hospedeiro A?
R: Porta origem y e porta destino x
2. Descreva por que um desenvolvedor de aplicação pode escolher rodar uma aplicação sobre UDP em vez de sobre TCP.
R: A escolha está baseada características do UDP: 
- Não há estabelecimento de conexão: No TCP existe o three way handshake para que a transferência de dados tenha seu início e esta etapa produz atraso. 
- Não há estado de conexão: O TCP mantém o estado de conexão. Esse estado inclui buffers de envio e recepção, parâmetros de controle de congestionamento e parâmetros numéricos de sequência e de reconhecimento, desta forma esta manutenção do estado tem custos de processamento e espaço alocado.
- Pequeno overhead no cabeçalho do pacote: O segmento TCP tem 20 bytes, enquanto o do UDP tem somente 8 bytes.
- Taxa de envio não regulada: No TCP existem os mecanismos de controle de congestionamento e de fluxo que regulam a taxa de envio de segmentos, sem a interferência da aplicação transmissora. Este controle na taxa de envio de segmentos pode ser crítico para aplicações que requisitam uma taxa de transmissão mínima e que são tolerantes a perda de pacotes até um certo nível.
3. Por que o tráfego de voz e de vídeo é frequentemente enviado por meio do UDP e não do TCP na Internet de hoje?
R: Porque o envio através do UDP é mais rápido que o TCP.
4. É possível que uma aplicação desfrute de transferência confiável de dados mesmo quando roda sobre UDP? Caso a resposta seja afirmativa, como isso acontece
R: Sim, desde que a transferência de dados confiável seja implementada na própria aplicação, caso contrário não seria possível, pois o UDP não implementa a transferência de dados confiável.
5. Suponha que um processo no hospedeiro C possua um socket UDP com número de porta 6789 e que o hospedeiro A e o hospedeiro B, individualmente, enviem um segmento UDP ao hospedeiro C com número de porta de destino 6789. Os dois segmentos serão encaminhados para o mesmo socket no hospedeiro C? Se sim, como o processo no hospedeiro C saberá que os dois segmentos vieram de dois hospedeiros diferentes?
R: Sim, no caso do protocolo UDP, os dois segmentos serão direcionados para o mesmo socket e mesmo processo no sistema final C. O processo diferencia a origem dos segmentos pelo endereço IP de origem.
6. Suponha que um servidor da Web seja executado no computador C na porta 80. Esse servidor utiliza conexões contínuas e, no momento, está recebendo solicitações de dois computadores diferentes, A e B. Todas as solicitações estão sendo enviadas por meio do mesmo socket no computador C? Se estão passando por diferentes sockets, dois deles possuem porta 80? Discuta e explique.
R: Os servidores web de alto desempenho atuais utilizam somente um processo, mas criam uma nova thread (subprocesso leve) com um novo socket de conexão para cada nova conexão cliente. Para um servidor desses, a qualquer dado instante podem ter muitos sockets de conexão (com identificadores diferentes) ligados ao mesmo processo.
7. Suponha que um processo que executa no hospedeiro C tem um socket com número de porta 6789. Suponha que dois hospedeiros A e B, enviem segmentos UDP para a porta de destino 6789 do hospedeiro C. Ambos os segmentos serão direcionados para o mesmo socket no hospedeiro C? Se sua resposta é sim, como o processo que executa no hospedeiro C, sabe que esses dois segmentos têm origem em dois hospedeiros diferentes?
R: Sim, no caso do protocolo UDP, os dois segmentos serão direcionados para o mesmo socket e mesmo processo no sistema final C. O processo diferencia a origem dos segmentos pelo endereço IP de origem.
8. Imagine que o hospedeiro A envie ao hospedeiro B, por uma conexão TCP, um segmento contendo 16 bytes de dados e com número de sequência 60. Nesse mesmo segmento, qual o número contido no campo de confirmação?
R: 
9. Suponha que o hospedeiro A envie dois segmentos TCP um atrás do outro ao hospedeiro B sobre uma conexão TCP. O primeiro segmento tem número de sequência 90 e o segundo, número de sequência 110.Quantos dados tem o primeiro segmento?
R: O primeiro segmento tem 20 bytes.

Outros materiais