Buscar

Questões selecionados do Qconcurso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ano: 2017   Banca: IDIB   Órgão: CRO-BA    Prova: Técnico Administrativo
O Direito Administrativo tem como fontes norteadoras quatro principais objetos, são eles:
I. A doutrina.
II. A jurisprudência.
III. A lei.
IV. Os poderes constituídos.
Ano: 2017   Banca: IBADE   Órgão: PC-AC  Prova: Delegado de Polícia Civil
Quanto aos temas órgão público, Estado, Governo e Administração Pública, assinale a alternativa correta. 
a) O denominado "Estado em Rede" tem como uma de suas características marcantes a viabilização da participação do cidadão na atuação administrativa do Estado. Neste contexto, as audiências públicas e as consultas públicas podem ser apontadas como exemplos deste modelo. CORRETO
 
b) A noção de órgão público é aplicada apenas ao Poder Executivo, inexistindo órgãos públicos no Poder Judiciário e no Poder Legislativo.
c) Fala-se em Administração Pública Introversa para frisar a relação existente entre Administração Pública e administrados. (Na verdade, o conceito de Administração Pública introversa está ligado às relações internas da Administração, vale dizer, relações mantidas entre os diferentes entes federativos, entre tais entes e os órgãos da Administração Direta, bem como entre os próprios órgãos públicos.)
d) Governo é pessoa jurídica de direito público que possui aptidão para titularizar direitos e contrair obrigações. (Governo não é pessoa jurídica. O Estado é que é. A noção de governo deve ser associada, conceitualmente, à fixação de políticas públicas pelas altas autoridades que compõem a estrutura governamental do País. Vale dizer: a cúpula diretiva do Estado brasileiro. São, essencialmente, os membros dos Poderes Executivo e Legislativo. O governo desempenha, portanto, a função política do Estado.)
e) A Administração Pública Gerencial, também denominada de racional, tem como uma de suas características marcantes o acentuado controle sobre processos, tendo o concurso público, a licitação, a desapropriação e o processo administrativo disciplinar como alguns de seus institutos ícones. (Todas as características referidas nesta opção não se aplicam ao modelo de Administração gerencial, mas sim à Administração burocrática, esta sim, fundada na ideia de controle rígido de ritos e processos.
Já o modelo de Administração gerencial caracteriza-se pelo foco nos resultados e tem como elemento essencial o princípio da eficiência. Podemos citar outros institutos trazidos por este novo sistema, quais sejam, o contrato de gestão, a descentralização administrativa, as parcerias da Administração Pública, o princípio da economicidade, dentre outros.
♣ Os servidores públicos civis podem, como regra, ser responsabilizados, de modo concomitante, nas esferas civil, criminal e administrativa.

Continue navegando