Buscar

A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO

Prévia do material em texto

IGREJA EVANGÉLICA MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO
“ R e c o n c i l i a n d o V i d a s “
Rua Benjamim Constant, 139 - Sitio Novo - Olinda - PE - Brasil - Fone: 34268195
A DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO.
Introdução: Ensinar ao povo de Deus, sobre a doutrina da predestinação, lhes mostrando que essa doutrina, precisa ser pregada , pois ela não é uma heresia, como muitos por falta de conhecimento, afirmam. Mas sim um decreto divino, e que como tal precisa ser conhecida do povo de Deus. 
A doutrina da Predestinação, ao longo dos séculos sempre foi motivo de discordância, entre o povo de Deus, e principalmente, dos eruditos, dos estudiosos, dos teólogos. Quando via de regra surge um pregador falando a igreja sobre a predestinação, logo muitos se insurgem contra ele, lhe chamando de herege, falso profeta. Agora a pergunta é, porque a doutrina da predestinação irrita tanto o povo evangélico, qual será o motivo de tanta rejeição a essa doutrina?
Esse estudo visa entre outras coisas, dá esse esclarecimento aos leitores, pois será possível através dele identificar a doutrina da predestinação nas sagradas escrituras.
Efésios 1:4 - ( 4) Assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensiveis perante ele; e em amor
Versiculo (5) - nos predestinou para ele, para adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade....
Efésios 1:11 - nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade. 
Romanos 8:29-30
29 -Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.30 -E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
É possível observar a partir desses textos, acima que a predestinação é um decreto de Deus. Ele quiz predestinar desde antes da fundação do mundo, algumas pessoas para salvação. Não existe aquela coisa do homem através do seu livre-arbítrio aceitar a Jesus, escolher a Cristo, isto não tem nenhum respaldo bíblico. A verdade insofismável da bíblia é que Deus, em sua santa soberania predestinou aqueles que ele mesmo conheceu de antemão. Aqui não existe nenhuma participação humana, é Deus, quem determina, ele quiz assim. 
Lendo o livro do profeta Isaias, encontramos a seguinte afirmação:
Isaias 46:10 - que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; 
Jó 42:2 - “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustado.”
Salmo 135:6 - “Tudo quanto aprouve ao Senhor, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos”.
Salmo 115:3 - No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada.
Daniel 4:35 - Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra: não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?
Isaias 43:13 - Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?
O que venha acontecer no tempo, é o resultado da vontade soberana de Deus, que foi manifesta desde à eternidade. Deus está no mais perfeito controle absoluto de todas as coisas, nada foge ao seu controle, nenhum predestinado, pode se perder, nenhum eleito pode ficar de fora do plano de salvação que o Senhor já determinou antes que houvesse dia. Tudo está debaixo do seu controle. Ele é soberano, ele faz toda a sua vontade.
Atos 13:48 - Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna.
Atos 16:14 - Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia..
No primeiro exemplo bíblico, vemos claramente, que só creram na palavra aqueles que já haviam sido destinados para a vida eterna, ou seja os predestinados para salvação. No segundo exemplo, que é o de Lídia, a biblia diz que Deus, lhe abriu o coração, para que ela desse crédito ao que Paulo dizia. Lídia não decidiu crer, foi Deus quem operou no coração dela para que ela desse crédito ao evangelho que Paulo pregava. Observe que em nenhuma passagem biblica, nós encontramos Jesus, ou algum dos apóstolos, fazendo apelo para que alguém viesse a levantar as mãos e aceitar a Jesus. 
Agora veja o que diz:
Filipenses 2:13 - porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”.
Deus de forma soberana opera o querer e o realizar no coração daqueles que ele mesmo predestinou para salvação, a fim de que eles creiam na palavra de Deus. Lídia creu porque era uma predestinada para salvação, por isso é que Deus lhe abriu o coração.
João 10:27- 28
27- As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28- Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Quem é ovelha, quem é predestinado para salvação, segue a Jesus, ele é atraído pela pregação do evangelho, a ovelha ouve a voz do bom pastor e não consegue resistir, assim como foi com o apóstolo, que ouviu a voz de Jesus no caminho de Damasco, e naquele momento se rendeu, o mesmo aconteceu com Zaqueu; Jesus disse Zaqueu desse depressa, e ele obedeceu. E quem não é ovelha o que acontece? Veja a resposta no versiculo “26"
João 10:26 - Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas.
João 8:47 - Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.
2 Timóteo 2:19 - Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. 
Jeremias 10:23 - Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.
Provérbios 16:1 - O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.
Provérbios 16:9 - O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.
Aqui está o exemplo da Soberania de Deus, sobre o homem. A vontade soberana de Deus, sempre irá prevalecer sobre a vontade do homem.
Lembrando as palavras de Jó que disse; 
Jó 42:2 - Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustado.
Aquilo que o todo Poderoso determinou, ninguém pode frustar, nem o diabo pode frustar os planos de Deus, a predestinação e a eleição dos santos é um Decreto Divino. Predestinação é um ato de amor do Criador para com a sua criatura. O que me chama a atenção, não é o fato de existir pessoas predestinadas para a salvação, mas sim, o fato de que alguém ainda seja salvo. Porque a biblia diz que todos pecaram(Rm 3.23). Deus quiz usar de misericórdia com alguns que cairam. O apóstolo paulo fala muito bem sobre isto aos Romanos:
Romanos 9:14 -18
14- Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum!
15 - Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia e compadecer-me-ei de quem me aprouver ter compaixão.
16- Assim, pois , não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.
17 - Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo de levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.
18 - Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe praz.
É possivel observar nesse texto acima que Deus, endureceu o coração de faraó, prova cabivel da sua soberania, ou seja a vontade de Deus prevalece sobre a vontade humana. Portanto Deus não é injusto quando predestinou alguns para serem salvos, ele sendo soberano quiz usar de misericórdia para com alguns, e com outros não. Quando alguém nesse mundo morre sem darouvidos ao evangelho, é porque não estava predestinada para salvação. O seu nome não estava escrito no Livro da Vida do Cordeiro.
Deus jamais é pego de surpresa em coisa alguma, nada foge ao seu controle, todos os planos que ele determinou estão se cumprindo, são planos perfeitos. A salvação dos predestinados já havia sido determinada por Deus, desde os tempos eternos.
II Tessalonicenses 2:13 - “Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espirito e fé na verdade” 
 
2 Timóteo 1:9 - que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos,
 
Tito 3:4-7
4- Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos,
5 - não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espirito Santo,
6 - que ele derramou sobre nós rícamente por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador,
7 - a fim de que, justifícados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.
Não é nenhuma novidade para Deus, quando alguém se converte a JESUS. O Senhor já havia escolhido alguns, não todos para alcançarem a salvação antes dos tempos eternos. São os predestinados, são os Eleitos de Deus, esses ouvirão a voz do pastor e seguirão. 
Agora o sábio Salomão em Provérbios 16:4 - Diz que o Senhor fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade.
Mas uma vez é possível enxergar através das paginas da biblia sagrada a Santa Soberania de Deus, ele está no controle, até mesmo, as malignidades do diabo, estão debaixo do controle absoluto de Deus, ele só vai aonde Deus permite. A bíblia nos diz que tudo que Deus fez tem um propósito, ou seja nada nesse mundo acontece por obra do acaso, e até a existência das pessoas más, perversas, nesse mundo tem um propósito.
Por exemplo: Hávia um propósito para Deus ter levantado à Faraó? 
Judas estava lá justamente com o propósito de trair a Jesus.
Cão um dos filhos de Noé, sobreviveu ao dilúvio com permissão de Deus.
Existia propósito de Deus, para o nascimento de Esaú.
Caim o primeiro filho de Adão e Eva, Hitler, Sadam Hussen etc.
A biblia nos fornece evidências claras que esses homens acima nunca foram predestinados para salvação, mas todos estavam ali para cumprirem desígnios estabelecidos por Deus. Vejamos o exemplo de Judas, um dos doze. Vejamos as palavras de Jesus com relação a pessoa de Judas:
João 6:70 - Replicou-lhes Jesus: Não vos escolhi eu em número de doze? Contudo, um de vós é diabo.
João 6:71 - Referia-se ele a Judas, filho de Simão Iscariotes; porque era quem estava para traí-lo, sendo um dos doze.
Lucas 22:3 - Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze.
João 12:4-6 - 4- Mas Judas Iscariotes, um dos seus discipulos,o que estava para traí-lo, disse: 5- Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? 6 - Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e , tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava.
Judas nunca foi predestinado para salvação, judas era um filho do diabo, um dos anjos caídos de satanás, era um joio plantado no meio do trigo. A bíblia diz que Judas era traidor, ladrão, ele nunca teve direito a salvação, então qual era o propósito de Judas estar ali no meio dos doze? Trair a Jesus, essa era a sua missão, Jesus já sabia quem o iria trair, tudo aquilo aconteceu com permissão de Deus, para que os seus desígnios, sobre o Senhor Jesus viessem se cumprir. Vejamos um exemplo registrado no livro de Lucas:
Lucas 22:31-32 - 31- Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! 32 - Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça: tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.
Observe que Jesus rogou por Pedro, já no caso de Judas, ele não rogou, satanás entrou em Judas, mas em Pedro Jesus, interviu. E porque? Simples! um era predestinado para salvação, e o outro não. Judas era semente da perdição. Confira isto no livro de João.
João 17:12 - Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me destes, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
Jesus estava falando dos apóstolos, e dizendo que o único apóstolo que havia se perdido, era justamente Judas porque era filho da perdição. Pedro não se perdeu porque era filho da salvação, ai está a explicação bíblica. E tudo isto para que se cumprisse a Escritura, então já estava escrito que Judas iria trair a Jesus, pois ele havia sido posto pelo diabo ali, com permissão de Deus, é claro justamente para trair ao Messias. Veja o que disse o Apóstolo Pedro, no livro de Atos:
Atos 2:23 - sendo este entregue pelo determinado designio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;
João 19:10-11 - 10- Então, Pilatos o advertiu: Não me responde? Não sabes que tenho autoridade para te soltar e autoridade para te crucificar? 11- Respondeu Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fosse dada; por isso, quem me entregou a ti maior pecado tem.
A bíblia nos mostra um Deus soberano, um Deus que não depende do homem para coisa alguma, um Deus predestinador, que detém o mais perfeito controle absoluto de todas as coisas, foi ele quem permitiu que Judas estivesse ali, o próprio Jesus chamou Judas na escolha dos doze, porque ele sabia que o propósito de Judas era aquele, ele sabia porque ele mesmo o havia destinado para perdição, nenhum filho de Deus poderia fazer o papel de traidor.
Marcos 3:13 - Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele.
Observe a expressão “chamou os que ele mesmo quis” , foi Jesus que escolheu os doze, e Judas estava lá para cumprir desígnios de um Deus soberano.
Paulo quando escreve aos Romanos 9:20 - diz! Quem és tu, ó homem para discutires com Deus?
Infelizmente hoje em dia os evangélicos estão querendo discutir com Deus, questionar Deus, querem colocar Deus no canto da parede. Se irritam quando ouvem falar que Deus predestinou uns para salvação, e outros foram destinados para perdição. Se ouvem falar de eleição, logo ficam irados com Deus.
A predestinação é um ato de amor, de um Deus de Amor, sou grato a ele por que ele me escolheu, e me salvou. Infelizmente uma grande maioria dos pastores combatem a doutrina da predestinação, quando deveriam está pregando nos púlpitos ela. Eles engavetaram essa doutrina, não pregam nas igrejas. E ainda dizem ao povo não creiam nessa tal de predestinação. Veja o que paulo escreve aos tessalonicenses;
II Tessalonicenses 2.11-12
11- É por esse motivo , pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito a mentira,12- a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.
O próprio Deus manda a operação do erro para que aqueles que não serão salvos, creiam na mentira do diabo, sejam julgados e não alcancem salvação.
Medite no exemplo de Esaú e Jacó. Leia Romanos 9:6-13
Creia nessas verdades que acabastes de ler, pois elas são a prova cabal de um Deus soberano que tudo faz conforme o conselho da sua vontade, não chame a predestinação de heresia, isto ofende a Deus, antes creia na predestinação, pois tu também és um predestinado para salvação.
Pastor Antônio José.
Igreja Evangélica Ministério da Reconciliação.
Fone: (081)3426-8195
E_mail: 	pastorantoniojose@bol.com.br
	pastor_antoniojose@yahoo.com.br
	fjcneto@bol.com.br
Site da Igreja: www.igeva.com.br/reconciliacao em breve: www.iemr.org.br

Continue navegando