Buscar

analise das demonstrações contábeis prova final discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Todas as receitas e todas as despesas estão compreendidas na DRE, e sua apresentação é feita de forma ordenada segundo sua natureza, fornecendo informações relevantes sobre a empresa. Nesse contexto, para a apuração do Lucro Bruto, como é constituído as contas na DRE? Disserte sobre a estrutura, a ordem e as contas que fazem parte da DRE até chegarmos ao Lucro Bruto.
	Resposta Esperada:
O Lucro Bruto é definido a partir da elaboração da Demonstração dos Resultados do Exercício - DRE: 
a) Vendas brutas - deduções das vendas canceladas, os abatimentos e os impostos.
b) Resulta a receita líquida das vendas e serviços. 
c) O custo das mercadorias e dos serviços vendidos são deduzidos da receita líquida. 
d) O resultado apresentado é o Lucro Bruto. É a parte inicial do DRE.
	2.
	A Demonstração de Fluxo de Caixa evidencia as modificações ocorridas no saldo de disponibilidades (caixa e equivalentes de caixa) da companhia em determinado período,  por meio de fluxos de recebimentos e pagamentos. Nesse contexto, a Demonstração de Fluxo de Caixa pode ser elaborada de duas formas: Forma Direta e Forma Indireta. Explique como funciona a Forma INDIRETA.
	Resposta Esperada:
- Forma Indireta, com base no Lucro/Prejuízo do Exercício. Esta forma caracteriza-se por apresentar o fluxo de caixa líquido oriundo da:
a) Movimentação líquida das contas que influenciam na determinação dos fluxos de caixa das atividades operacionais, tais como estoques, contas a receber e contas a pagar;
b) Movimentação líquida das contas que influenciam na determinação dos fluxos de caixa das atividades de investimentos e de financiamentos, a partir das disponibilidades geradas pelas atividades operacionais, ajustadas pelas movimentações dos itens que não geram caixa, tais como: depreciação, amortização, baixas de itens do ativo permanente etc.

Outros materiais