Buscar

Roteiro de Estudos Prova Gastrofisiologia

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE ESTUDO PARA A PROVA
Autor: Marcus Sasaki
A) Sistema Gastrointestinal 
 
1- QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DO APARELHO DIGESTÓRIO? 
	Realizar a quebra e digestão dos alimentos em partículas absorvíveis pelo trato intestinal, levando os nutrientes(substancias orgânicas e inorgânicas, vitaminas e água) à corrente sanguínea e eliminando a parte não aproveitada. 
2- QUAIS SÃO AS DIFERENTES CAMADAS QUE CONSTITUEM O TRATO GASTROINTESTINAL? 
	-camada Mucosa
		-muscular da mucosa: não tem função peristáltica (motilidade), tem 			função de absorção (diminui/ aumenta área de absorção)
	-camada submucosa
	-camada muscular lisa
		-circular
		-longitudinal
	-camada serosa
3- ONDE ENTÃO LOCALIZADOS OS PLEXOS MIOENTÉRICO E SUBMUCOSO? QUAIS AS SUAS FUNÇÕES? 
	O sistema nervoso entérico, sistema nervoso intrínseco, se estende desde o inicio do esôfago até o ânus. É composto por 2 plexos:
	- plexo Mioentérico ou plexo de Auerbach: mais externo, se localiza entre as camadas musculares longitudinal e circular. Controla, principalmente, os movimentos gastrintestinais (intensidade e ritmo das contrações). 
	Uma síntese de seu funcionamento: o bolo alimentar pressiona a parede interna ao lúmen ativando mecanorreceptores; a este estímulo o plexo mioentérico contrai a musculatura imediatamente anterior e inibe a musculatura imediatamente posterior à região estimulada, gerando um peristaltismo que empurra o bolo alimentar. 
	-plexo submucoso ou plexo de Meissner: mais interno, se localiza na Submucosa. Controla, sobretudo, a secreção gastrintestinal e o fluxo sanguíneo local. 	
4- COMO O SISTEMA AUTONÔMICO REGULA AS FUNÇÕES DO TRATO GASTROINTESTINAL? 
	O sistema nervoso extrínseco ou autonômico inibe ou estimula ainda mais as funções gastrintestinais, regulando-os. 
	-inervação Parassimpática(estimula esvaziamento gástrico): Os neurônios pós ganglionares se localizam nos plexos mioenterico e submucoso, de modo que a estimulação parassimpática provoca aumento geral da atividade de todo o sistema nervoso entérico; intensificando a atividade da maioria das funções gástricas. Concentram maior inervação nas extremidade ( próximo à cavidade oral e ânus).
	A inervação parassimpática do intestino é divido em:
	-craniana: nervo vago – extensa inervação que atinge esôfago, estomago e pâncreas. 	Atinge em menor escala o intestino até a primeira metade do intestino grosso 
	-sacra: origina na região sacral da medula, passa pelos nervos pélvicos para atingir a 	parte distal do intestino grosso. Está relacionado principalmente na execução do 	reflexo da defecação. 
	-inervação Simpática(inibe): origina da medula na altura de T5 a L2 e atinge os gânglios celíacos e gânglios mesentéricos. Inerva toda extensão do sistema gastrintestinal, onde as terminações nervosas liberam principalmente a norepinefrina. Em geral, a estimulação do SN simpático inibe atividade do trato gastrintestinal. 
5- QUAIS SÃO AS CÉLULAS QUE SECRETAM OS HORMÔNIOS SECRETINA, COLECISTOCININA E GASTRINA? 
	-Células S: encontram-se na mucosa do duodeno, liberam secretina ao estimulo do pH ácido vindo do quimo na porção do terço superior do duodeno (inibe esvaziamento gástrico e estimula a liberação de liquido pancreático.)
	-celulas I: encontram-se na mucosa do duodeno e jejuno, libera Colescitoquinina (ou colecistocinina ou CCK) - estímulo pela presença da gordura no duodeno terço superior. (inibe esvaziametno gástrico e estimula liberação da bile- contração da vesícula biliar e relaxamento do esfíncter de Oddi)
	-celula K –libera GIP(Gastric inhibitory polypeptide)- detecta gordura e osmolaridade, (inibe esvaziamento gástrico) – funções ainda discutidas
	-celula G- libera gastrina- estimulado pela presença de proteína ou conteúdo da digestão da proteína (AA) –estimula liberação de suco gástrico - o efeito sobre o esvaziamento gástrico é duvidoso: dizem que inibem e outros que estimulam (portanto não será cobrado na prova).
6- QUAIS SÃO OS ESTÍMULOS RESPONSÁVEIS PELA SECREÇÃO DOS HORMÔNIOS SECRETINA, COLECISTOCININA E GASTRINA? QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DESTES HORMÔNIOS? 
	(resposta na questão 5)
7- O QUE É MOTILIDADE? QUAIS SÃO OS PADRÕES DE MOTILIDADE ENCONTRADOS NO TRATO DIGESTÓRIO? 
	Motilidade: movimentos que proporcionam a mistura, trituração e propulsão cefalocaudal do bolo alimentar, desde a ingestão pela boca até a excreção pelo ânus.
	Os padrões são:
	- Mastigação 
	- Deglutição 
	- Motilidade gástrica 
	- Motilidade do intestino delgado 
	- Motilidade do intestino grosso 
	- Defecação
8- QUAL A FUNÇÃO DAS CÉLULAS INTERSTICIAIS DE CAJAL? 
	As células interticiais de Cajal atuam como um marca-passo que determina o ritmo elétrico basal (ondas lentas espontâneas) que gera as contrações dos músculos lisos (peristaltismo e segmentação).
9- QUAIS SÃO OS MÚSCULOS ENVOLVIDOS NA MASTIGAÇÃO? QUAL A AÇÃO PROMOVIDA PELA CONTRAÇÃO DESTES MÚSCULOS? 
	-M. Tempoal, M. Masseter, M. Pterigóideo Medial: elevação da mandíbula
	-M. Pterigóideo lateral: queda da mandíbula
	Estes músculos, em conjunto, promovem a mastigação, ou seja, a compressão e trituração dos alimentos na boca. 	
10- QUAIS SÃO AS FASES DA DEGLUTIÇÃO? O QUE OCORRE DURANTE ESTAS FASES? 
	-1. Fase Oral: voluntário, músculos da língua empurram o alimento para a faringe. 
	-2. Fase Faríngea: Involuntário, passagem do alimento pela faringe, ou seja, elevação do palato mole e fechamento do istmo faríngeo, com a conseqüente elevação e protrusão da laringe e fechamento da epiglote e a posterior propulsão do alimento para o esôfago com a abertura do esfíncter esofágico superior. 
	-3. Fase Esofágica: Involuntário, passagem do alimento da faringe até o estômago. Onda peristáltica primaria: continuação da contração ocorrida na faringe, contudo essa onda não é suficiente para propulsionar todo o alimento, deflagrando as ondas secundarias para empurrar os restos dos alimentos. Esta fase termina com o relaxamento do esfíncter esofágico inferior e a passagem do alimento para a cavidade gástrica. 
11- QUAL A DIFERENÇA ENTRE A ONDA PERISTÁLTICA PRIMÁRIA E A SECUNDÁRIA? 
	-Onda peristáltica primária: é a continuação da onda peristáltica que começa na faringe e se propaga para o esôfago durante a fase faríngea da deglutição. Termina no fim do esôfago para o estomago. 
	-Onda peristáltica secundária: os restos alimentares que não são propulsionados pela onda primária estimulam o plexo mioentérico, pela distensão do esôfago, que gera movimentos localizados nos estímulos que levam o resto de alimento para o estomago. Este reflexo pode ser de origem intramurais( plexo mioenterico) ou centrais ( fibras vagais aferentes, fibras eferentes vagais e glossofaríngeas)
12- QUAIS AS FUNÇÕES DO ESFÍNCTER ESOFÁGICO INFERIOR? 
	O esfíncter esofágico inferior, que se encontra inferiormente ao hiato esofágico posterior ao diafragma, se mantém contraído até que haja o estimulo da onda peristaltica da deglutição; desta forma impede o refluxo significativo do conteúdo gástrico para o esôfago. 
	A não abertura do esfíncter esofágico inferior causa acalasia. 
	A passagem do esfíncter esofágico inferior através do hiato esofágico, fazendo com que parte do estomago se encontre na porção superior do hiato, causa a patologia conhecida como Hérnia de Hiato, que causa refluxo esofágico severo e ulcerações na parece esofágica e necessita de intervenção cirurgica. 
13- QUAIS SÃO OS PADRÕES DE MOTILIDADE ENCONTRADOS NO ESTÔMAGO? 
	Padrões de motilidade do estomago:
	1. Relaxamento Receptivo: Fase de armazenamento do alimento – reflexo vagovagal
	2. Ondas Peristálticas: mistura e quebra do quimo – sentido antro-piloro
	3. Esvaziamento Gástrico: passagem do quimo para o duodeno- contrações antrais intensas com conseqüente relaxamento do piloro – regulação nervosa e neuronal.
14- QUAIS SÃO OS FATORES QUE REGULAM O ESVAZIAMENTO GÁSTRICO? 
	Inibidores: SN Simpático ; Secretina ; colecistocinina ; GIP
	Estimuladores: SN parassimpático ; Volume alimentar15- QUAIS SÃO OS PADRÕES DE MOTILIDADE ENCONTRADOS NO INTESTINO DELGADO? 
	-1. Segmentações : contração muscular circular que mistura o quimo com as secreções e proporciona tempo para absorção – alimento vai e volta: contrações não contínuas, difusas e ambos os sentidos;
	-2. Peristalses curtas: promove a propulsão do quimo no sentido caudal e estimula a abertura do esfíncter ileocecal no final do Íleo. 
Inibidores 
 1. Secretina(maior tempo para neutralização do pH); 
 2. Glucagon. (hipoglicêmico- para absorção de glicose- mantém o quimo mais tempo para absorção) 
 Estimuladores 
 1. Reflexo gastroentérico; 
 2. Colecistocinina (estimula peristalse de segmentação); 
 3. Gastrina ( pode estimular ou inibir dependendo da concentração- duvidoso); 
 4. Parassimpático; 
 5. Insulina. (hiperglicemia estimula a motilidade para não ocorrer mais absorção de glicose)
16- QUAIS SÃO OS PADRÕES DE MOTILIDADE ENCONTRADOS NO INTESTINO GROSSO? 
	1- Relaxamento receptivos ( no ceco): acomodação. 
	2- peristaltismo inverso ou haustrações: mistura, otimização da absorção de água e íons;
	3-peristaltismo em massa- Movimento de grande extensões, reflexos gastrocólicos e duodenocolicos – 1 a 3 vezes ao dia
	- controle: sistema nervoso entérico e sistema nervoso autônomo. 
17- QUAIS SÃO OS EVENTOS QUE OCORREM DURANTE O REFLEXO DE DEFECAÇÃO?
	-1. Reflexos de defecação intrínsecos: -plexo mioentérico- estímulos nos mecanorreceptores, pela distensão na parede retal, estimulam o plexo mioentérico a causar contrações peristálticas no colon descendente, sigmóide e reto, que empurram as fezes e causam o relaxamento do esfíncter interno e conseqüente processo de defecação. Este reflexo não é relativamente fraco o suficiente para necessitar de reforço do SN parassimpático para realizar todo processo, 
	-2. Reflexos de defecação parassimpático: 
		- estimulo parassimpático: Relaxamento do esfíncter Interno e contração muscular retal
		- inibição N. Pudendo/ Levantador do ânus: relaxamento do esfíncter externo
	-3. Outros Efeitos
	-fechamento da Glote’;
	-Inspiração profunda
	-contração da musculatura Abdominal.

Continue navegando

Outros materiais