Buscar

Unip universidade paulista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Unip universidade paulista.
Relatório de Atividades Complementares
	Nome: Nayara Vieira De Oliveira
	RA: 1728017
	E-mail: nayaraviei@live.com
	Data 20/10/2018
	Curso: gestão de Recursos humanos
	
Resumo
Filme Brasileiro: Sob pressão
Heróis de emergência.
Elenco: 
Julio Andrade com Dr. Evandro- cirurgião chefe
Ícaro Silva como Dr. Paulo
Marjorie Estiano como Dr.ª Carolina - medica cirurgiã
Stepan Nercessian com Dr. Samuel- Diretor do hospital
Andrea Beltrão como Ana Lucia – Diretora geral do hospital
Orã Figueiredo como Dr. Amir - Anestesista
 Tatsu carvalho como Dr. Rafael - cirurgião
Bruno Garciia como Dr. Décio- clinico geral
Pablo Sanabio como Dr. Charles- Residende do Hospital
Talita Castro como enfermeira Kelly- tec. de enfermagem
Heloysa Jorge como enfermeira Jaqueline-tec.de enfermagem
 Direção geral de Andrucha waddington e Produção de Fernando Zagallo e direção de Mini Kerti
Co-produção de Luiz de Noronha e Renato Fagundes
Roteiro de Claudio Torres 
A longa metragem foi inspirada no livro “sob Pressão”- A rotina de guerra de um medico Brasileiro, escrito por Márcio Maranhão.
O filme retrata a realidade do sistema único de saúde brasileiro, mostrando claramente o drama que as equipes medicas vivenciam nos dias atuais, onde o maior bem do cidadão que é a vida é tratado com descaso e total desrespeito pela administração publica; Diante de condições precárias dos hospitais com falta de estrutura humana e física, corredores cheios, pacientes vindo a óbito por falta de atendimento adequado, falta de leito, falta de medicação devida e profissionais qualificados e capacitados e equipamentos apropriados, As ambulâncias são vistas em estado precário e até sem combustível, isso faz com que a grande demanda de cidadãos que necessitam do serviço publico fiquem meses a espera de tratamento.
O filme é elencado com clima de muita tensão, fazendo com que o expectador tenha visão clara da realidade, os fatos reproduzidos retratam experiências muito envolventes num relato profundo e cruel, O Drama é a denuncia das precárias condições do sistema público de saúde do país; 
Dr. Evandro (Julio Andrade) vive o cirurgião chefe de um hospital publico do Rio de Janeiro, o médico dedica sua vida a salvar outras vidas, deprimido e viciado em remédios, ele vive o trauma de não ter conseguido salvar a vida de sua esposa vítima de um grave acidente; onde o mesmo teve que submete_la a uma cirurgia de emergência, o profissional por não poder contar com outro cirurgião e como aparelhos adequados sem opção e na tentativa de salvar a vida de sua esposa teve que realizar o procedimento cirúrgico, isso levantará a possibilidade de perder seu registro médico. Dr. Evandro (Julio Andrade) coloca todo amor e dedicação na profissão, usando de poucos recursos para salvar vidas, ele usa a criatividade e faz da sua equipe verdadeiros heróis no atendimento aos pacientes, com o passar dos anos o mesmo vive um romance com a Drª Carolina (Marjorie Estiano) que também carrega o trauma de ter sido abusada sexualmente pelo pai, a angustia da violência sofrida leva Drª Carolina (Marjorie Estiano) a autoflagelação, ela encontra apoio no seu parceiro e colega Dr. Evandro (Julio Andrade) com quem se casa e juntos se dedicam em salvar vidas. Além da incessante batalha em salvar vidas a equipe te que lidar com a caótica situação econômica do hospital. Dr. Evandro (Julio Andrade) há 14 anos vem rompendo barreiras e quebrando protocolos tentando realizar o impossível diante da situação caótica do hospital; além de ter que lidar e solucionar problemas como ameaças por parte de criminosos e situações que envolvem violência contra mulher e violência sexual, obesidade entre outras.
O que chama a atenção no drama é a forma como é mostrado o total descaso vivido pela sociedade e pelos profissionais.
Desvio de verbas, notas fiscais de aparelhagens e serviços prestados com valores exorbitantes, onde o repasse real é muito inferior ao necessário, ou seja, a saúde pública recebe percentuais bem inferiores do valor destinado; Deixando os hospitais sem recursos para atendimento, e resultando na morte de milhares de pessoas que esperam por atendimento.
A longa metragem mostra com clareza a realidade e o caos que é a saúde pública no Brasil, o descaso, a negligência e falta de respeito com o cidadão brasileiro; A saúde é um bem e necessita de cuidados e prioridades, a administração publica tem o dever de zelar pela saúde e bem estar dos cidadãos; pois esse é um dever do estado e um direito social.
O filme é uma forma de dizer para população Brasileira acorde para realidade desse país! A saúde e o bem estar do cidadão são direito constitucional garantido.
Atenção à saúde básica é outra medida adota pelo Ministério da Saúde. Porém, tal política senão tiver o apoio do Governo Federal, Estadual, Municipal, conjuntamente com equipes formadas por multiprofissionais como médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, agentes comunitários, entre outros, será uma ação desnecessária, em vão.
https://emanuellimabto.jusbrasil.com.br/artigos/241825250/a-triste-realidade-da-saude-publica
 Na ficção o hospital público Luiz Carlos Marcedo, “Marcedão do subúrbio do Rio de Janeiro” fica próximo a uma favela que vive em constante confronto e onde toda a comunidade próxima busca atendimento o Dr. Evandro e toda sua equipe médica atuam como equipe de guerra, prontos para vencer obstáculos, o filme abrange varia áreas, desde cotidiano profissional aos problemas dos pacientes, como pessoal, psicológico, financeiro, profissional, político, denuncia social, aventuras e romance.
A má administração do dinheiro público tem causado grandes transtornos ao bem estar e saúde da sociedade Brasileira.

Continue navegando