Buscar

Materiais Cerâmicos

Prévia do material em texto

Materiais Cerâmicos
Definição: Materiais de construção obtidos pela secagem e cozimento de materiais argilosos.
Argilas: compostos principalmente de silicatos de alumínio hidratados, que possuem a propriedade de formarem com a água uma pasta plástica moldável, conservando a forma moldada, endurecendo com a perda de água e solidificando-se definitivamente com o calor.
Propriedades das Argilas: Plasticidade - se deforma quando submetido à uma força, e conserva a deformação quando esta é retirada.
			 Retração: varia de volume com a variação de umidade.
Efeitos da Temperatura: A temperatura faz a argila sofrer dois efeitos: Primeiro a secagem ou saída de água: Até 150 °C: saem as águas de amassamento. Entre 150 °C e 600 °C: sai a água zeolítica. Segundo lugar ocorrem as reações químicas: Entre 600 °C e 950 °C: ocorre a desidratação química. Mais de 950° C: ocorre a vitrificação e cristalização.
Fabricação da Cerâmica: Exploração da jazida: Viabilidade técnica/econômica/ambiental; 
 Tratamento da matéria-prima: Purificação e trituração; 
 Regularização da matéria-prima: Homogeneização e umidificação;
 Moldagem: Pasta seca: h% de 4 a 10%, prensagem, Pasta consistente: h% de 20 a 35%, Pasta fluida: h% de 35 a 50%, barbotina.
 Secagem: Retirada da umidade; Controlada, para evitar retração excessiva e descontínua;
 Queima: Mudança na estrutura; Vitrificação.
Prensagem e extrusão.
Cerâmica Vermelha: a argila é o principal constituinte. Têm cor avermelhada, decorrente da presença do óxido de ferro. Pertencem a esta categoria os tijolos, maciços ou furados e as telhas.
		 Tijolos maciços: Devem apresentar: ausência de eflorescências, queima uniforme, formato paralelepipédico, podem apresentar rebaixos de fabricação em uma das faces de maior área. Resistência à Compressão: de 1,5 a 20 Mpa, mais comuns: 1,5, 2,5 e 4,0 Mpa.
		 Tijolos furados: vantagens: menor peso por unidade de volume, aspecto mais uniforme, arestas e cantos mais fortes, menor propagação de umidade, melhor isolante térmico e acústico.
Características Visuais: Não devem apresentar defeitos sistemáticos tais como trincas, quebras, superfícies irregulares, deformações e desuniformidade de cor.
5 ensaios fundamentais: [Planeza de faces, Desvio de esquadro (3mm)], Resistência a compressão, Absorção agua (8% a 25%) e Dimensão característica.
Materiais de Revestimento: revestimento de paredes, piso e bancadas tais como: azulejos, placas ou ladrilhos para piso e pastilhas.
Materiais argilosos selecionados com menor teor de Fe e queima mais demorada garantindo que a absorção seja menor aumentando assim a resistência de ruptura da peça.
Ensaio de carga de ruptura: 
			 
EXPANSÃO POR UMIDADE: mede a qualidade da queima. Placas com EPU > 0,6 mm/m (estufam na presença de umidade) é considerada como mal queimada. 
ABRASÃO SUPERFICIAL: mede o desgaste do esmalte da peça. 1(risca fácil e custa a limpar) – 5 (quase não risca e de fácil limpeza).
ABRASÃO PROFUNDA: mede o desgaste da peça não esmaltada. 
RESISTÊNCIA AS MANCHAS: mede a facilidade de limpeza. 1(impossível limpar) – 5(limpa com água sem dificuldade).
RESISTÊNCIA AO ESCORREGAMENTO: relaciona o coeficiente de atrito com o uso. Ca < 0,4 lugares secos e normais (casas). Ca > 0,4 lugares especiais (cozinhas, banheiros). Ca >0,7 para piscinas, áreas externa com declive ou aclive e passeios públicos.
RESISTÊNCIA AO ATAQUE QUÍMICO:
RESISTÊNCIA AO CHOQUE TÉRMICO: Capacidade da placa cerâmica de resistir a variações de temperatura sem danos a sua estrutura. Situações críticas: gelo e desgelo (câmaras frigoríferas), aquecido e resfriado (churrasqueiras).
DEFEITOS VISUAIS DE SUPERFÍCIE
PATOLOGIAS: Destacamento - pode ocorrer devido a falhas no assentamento, ausência de garras de fixação (tardoz liso), expansão por umidade, ausência de juntas de expansão.
Escurecimento
 Eflorescência.
Olhar em geral todos os slides mas atentando para esses requisitos.

Continue navegando