Logo Passei Direto
Buscar
Material

Prévia do material em texto

Sistema Reprodutor Masculino
Genitália externa: pênis e bolsa escrotal;
Órgãos reprodutores internos: testículos, epidídimos, ductos (deferente, ejaculador e uretra) e as glândulas acessórias (vesículas seminais, próstata e glândulas bulbouretrais);
Anatomia
O sistema reprodutor masculino é composto por órgãos encontrados no exterior e no interior, eles passam por um lento amadurecimento concluindo-se na puberdade,ou seja, quando as células sexuais ficam disponíveis para originar outro ser. Sendo esse sistema composto pelos os testículos, bolsa escrotal , pênis , um sistema de ductos e glândulas anexas.
2
Testículos
 Forma Oval;
 Testículo Órgão formador de espermatozóides;
 Tubos seminíferos;
 Testosterona.
Os testículos são órgão encontrados no corpo masculino, eles apresentam importante funções reprodutivas . Os testículos são responsáveis pela produção de espermatozóides e do hormônio testosterona. Com um formato oval , que estão situados na bolsa escrotal. A estrutura de cada testículo encontram-se tubos finos e enovelados chamados tudo seminíferos. O aparelho genital masculino é formado basicamente ,pelos testículos , que dão as glândulas sexuais e por rede de tubos, chamados de vias espermáticas . Com aproximadamente 5 centímetros de comprimento, os testículos são formações ovóides que se alinham no Interior de uma bolsa ou escroto, são portanto, as únicas glândulas endócrinas localizadas fora do corpo.Os testículos iniciam suas atividades por volta dos dez ou onze anos , produzindo o hormônio estorerona , responsável pelo o desenvolvimento das características masculinas corporais. No fim da puberdade , os testículos começam a desempenhar nova função a produção dos espermatozóides.
3
Epidídimos
 4 a 6 m de comprimento;
 Responsável pela coleta e armazenamento dos espermatozóide.
O epidídimo estende-se longitudinalmente na borda posterior do testículo, é responsável pela coleta e armazenamento de espermatozóides produzidos nos testículos. É dividido em três partes; cabeça, corpo e cauda, a cabeça é composta da junção dos ductos deferentes torna-se espiralada igualmente ao corpo, a calda onde se armazena os espermatozóides por um breve período de tempo, perde as convoluções e continua com o ducto deferente.
4
Canal Deferente
O canal deferente é um longo e fino tubo par de paredes espessas, que é facilmente identificado no tato. Ele conduz os espermatozóides a partir do epidídimo onde são armazenados depois de serem produzidos nos testículos.
5
Vesícula Seminal
Líquido seminal;
Compõe 60% do sêmen.
As vesículas seminais são duas bolsas membranosas lobuladas, colocadas entre o fundo da bexiga e o reto. Elas produzem um líquido viscoso alcalino, esse líquido seminal que vai se misturar a secreção prostática e aos espermatozóides vindos do canal deferente, para formar o sêmen.
6
Próstata
Liquido prostático;
Compõe o sêmen.
A Próstata está localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, estando à frente do reto, que é a porção final do intestino, e, por isso, é possível sentir a próstata através do exame de toque retal. Próstata é uma glândula exócrina do sistema genital masculino sua função é produzir uma secreção que sirva de proteção para os espermatozóides. Durante a ejaculação, a próstata se contrai e libera o líquido prostático que é quem mantém o PH do sêmen maior que 7,  ele ajuda a neutralizar a acidez vaginal prolongando o tempo de vida e mobilidade dos espermatozóides, esse líquido corresponde a cerca de 30% do volume do esperma ejaculado e é ele quem dá ao esperma a sua aparência leitosa. A próstata precisa de hormônios masculinos, denominados andrógenos, que conferem as características sexuais masculinas, o principal hormônio é a testosterona . 
7
Uretra
Sistema urinário humano;
 Sistema reprodutor;
São produzidos em média cem milhões de espermatozóides por dia;
 Possui mais de 20cm.
A uretra é um canal que, nos homens, serve ao sistema urinário e ao sistema reprodutor. Começa na bexiga, atravessa a próstata e o pênis até a ponta da glande, onde há uma abertura pela qual são eliminados o esperma e a urina. São produzidos em média cem milhões de espermatozóides por dia, e cada ejaculação elimina em média entre 200 a 500 milhões de espermatozóides. Os espermatozóides que não são eliminados são destruídos e substituídos por novos.
8
Pênis
Que possui dois tipos de tecidos: 
cavernoso 
esponjoso.
A ereção
O pênis é um órgão cilíndrico externo, que possui dois tipos de tecidos: cavernoso e esponjoso.O tecido esponjoso envolve a uretra e a protege, enquanto o tecido cavernoso se enche de sangue, fazendo com que o pênis fique maior e duro, pronto para o ato sexual, geralmente levando à ejaculação.
9
Doenças do Sistema Reprodutor Masculino
Uma das doenças do Sistema Reprodutor Masculino é o Câncer de Próstata que é muito comum nos homens especialmente após os 50 anos, geralmente este câncer cresce muito lentamente e grande parte das vezes não produz sintomas na fase inicial, porém, pode manifesta-ser através de sinais como dificuldade em urinar ou urina escura, por exemplo, que é comum a outros problemas como hiperplasia benigna da próstata. Em uma fase mais avançada aparece sintomas como dificuldade em urinar, dor ou ardor, vontade frequente de urinar, sensação que a bexiga ainda está cheia após urinar, urina escura e dor ao ejacular. é aconselhado que os homens após os 50 anos de idades façam regularmente exames que permitam avaliar alterações na próstata, como o toque retal ou o exame de PSA. Tem estágios de A a D e o tratamento pode ser feito com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, dependendo do estágio da doença, que quando é descoberta ainda na fase inicial, tem maiores chances de cura. Tem uns fatores que podem aumentar o risco da doença que são a alimentação rica em gorduras, disfunção hormonal e o ambiente poluído e uso de fertilizantes estão sob suspeita.
Dentre os tumores malignos do homem, 5% ocorrem nos testículos. O câncer de testículo atinge principalmente homens entre 15 e 50 anos de idade, sendo considerado raro. Sua incidência é de três a cinco casos para cada grupo de 100 mil indivíduos. O mais comum é o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha. O tratamento inicial é sempre cirúrgico e ocorre através de um pequeno corte no abdome, quando se expõe o testículo e a biópsia é realizada. 
10

Mais conteúdos dessa disciplina