Buscar

ACIDENTES COM QUEIMADURA NO LOCAL DE TRABALHO

Prévia do material em texto

2018
ACIDENTES COM QUEIMADURA NO LOCAL DE TRABALHO 
Grupo de trabalho: FISIOTERAPIA.
Palavras-chave: queimados, trabalho, segurança, equipamentos. 
Introdução: No Brasil, as queimaduras representam um agravo significativo à saúde pública. 
As queimaduras são lesões decorrentes de agentes (tais como a energia térmica, química ou elétrica) capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular.( CANGUILLHEM G.) Tais agravos podem ser classificados como queimaduras de primeiro grau, de segundo grau ou de terceiro grau. (RUMSEY N.)
Os acidentes de trabalho ainda são muito comuns em vários países, principalmente no Brasil. Muitos podem ser as causas por trás deles , quando não respeitadas todas as normas de segurança , tanto por empregados, quanto pela empresa, o acontecimento de um acidente de trabalho pode ser desastroso ou até mesmo fatal.( PATRIDGE J.)
As queimaduras estão entre os acidentes de trabalho mais comuns, estes tipos de acidentes podem ocorrer em diversos tipos de atividades, seja pelo contato com matérias corrosivo e químico, descargas elétricas ou mesmo pelo contato direto com o fogo ou objetos em alta temperatura. As sequelas de queimaduras podem ser muito seria em casos de invalidando o emprego.( ROSSI LA.)
Relevância: Este estudo se trata de avaliar o local de trabalho e os equipamentos de segurança que o operário deve utilizar no seu dia a dia de serviço 
Objetivo: Mostrar os benefícios do uso correto dos equipamentos de segurança para evitar queimaduras 
Matérias e Métodos: Foi realizado um estudo de revisão bibliográfica em bancos de dados como SCIELO, GOOGLE ACADEMICO e em Livros de patologia das Faculdades Integradas de Bauru, sobre o tema Queimaduras em local de Trabalho. 
Resultados e Discussões: A realidade é que a adoção das normas de segurança do trabalho é fator decisivo na prevenção de queimaduras e nisso inclui obrigatoriamente o uso de EPIs. Os equipamentos de segurança que podem ser utilizados são os seguintes; Luvas de proteção: proteção para as mãos e para os braços contra altas ou baixas temperaturas. Calçados de proteção: Protegem pés e pernas contra temperaturas extremas, além de prevenir acidentes como quedas.
Óculos de Proteção: Proteção direta para os olhos e para face contra possíveis escoriações ou contato com temperaturas extremas. Capacetes e toucas de proteção: Protegem a cabeça do trabalhador contra queimaduras diversas. Aventais: Proteção para o tronco do trabalhador contra queimaduras e escoriações e contato direto com agentes corrosivos. Mangotes de proteção: Protegem os braços contra o contato com temperaturas elevadas ou possíveis

Mais conteúdos dessa disciplina