Buscar

TGE Aula X (15-04-2015)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elementos Constitutivos do Estado
População
Território
Governo
População: Base humana formadora do Estado. Indivíduos integrados na forma de unidade política, convivendo socialmente. É o núcleo formador do Estado.
Território: Âmbito geográfico onde ocorre a validade da ordem jurídica. Onde as leis são validas. O Estado moderno é rigorosamente territorial. Fazem parte do território o solo contínuo e limitado (por fronteiras); o solo insular das ilhas; rios, lagos e mares interiores; rios e lagos divisórios atribuídos pelo direito internacional (tratados, etc); o mar territorial; o subsolo; espaço aero; navios mercantes em alto mar; navios de guerra; embaixadas e legações estrangeiras.
Governo: Delegação de soberania nacional, atributo indispensável da personalidade do Estado. Exercício de poder soberano do Estado.
População é o elemento humano, indiferente de homem ou mulher, menor ou maior de idade. Todos os seres humanos que convivem socialmente.
Povo: A ideia de POVO (e não de população) é uma ideia que acompanha os antepassados, separados em nobreza, clero e povo. A revolução francesa foi revolução justamente por ser O POVO que precisava de seus direitos. Foi uma grande revolução em busca desses direitos ao povo.

Outros materiais