Buscar

Materia de prova RI

Prévia do material em texto

Politica Comercial
OBS: Faz parte da macro economia
Negociações Comerciais – As negociações comerciais constituem-se em fóruns de discussão que visam produzir acordos em áreas como regras de comércio, acesso a mercados, salvaguardas, serviços, subsídios à exportação, apoio interno e outras. 
As negociações comerciais podem gerar acordos nas esferas bilateral, regional, plurilateral ou multilateral, podendo ainda ser estabelecidas sob a égide de uma organização internacional, como ocorre nas rodadas de negociação da Organização Mundial do Comércio (OMC). 
OMC-  é uma organização internacional criada para coordenar e administrar questões referentes ao comércio internacional. É a organização central do sistema multilateral de comércio, tendo como princípios norteadores a não-discriminação por meio da utilização de regras como a da nação-mais-favorecida, a do tratamento nacional e da transparência, assim como a busca do livre-comércio. 
SICOMEX – Sistema integrado de comercio exterior- Orgão regulador
Exportação Temporária- (Insento de tarifa)- é o regime aduaneiro que permite a saída de mercadorias do País, com suspensão do pagamento do imposto de exportação, condicionada ao seu retorno em prazo determinado, no mesmo estado em que foram exportadas. (Locação ou empréstimo)
Admissão temporária (insento de tarifa)- é o regime aduaneiro que permite a entrada no País de certas mercadorias, com uma finalidade e por um período de tempo determinados, com a suspensão total ou parcial do pagamento de tributos aduaneiros incidentes na sua importação, com o compromisso de serem reexportadas. EX: Maquinas emprestadas que vem de outro pais, após o termino da utilização volta para o pais de origem. 
FOB-  o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria. Livre na fronteira sem o valor do frete e sem seguro.
CIF- Neste tipo de frete, o fornecedor é responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria.
	Tarifa de exportação
O preço do produto deve ser superior ao custo de produção , somados os tributos , mais 15% de margem de lucro para que não haja maquiagem ( declaração de um valor de exportação muito baixo).
Descaminho- é a importação ou exportação de mercadoria permitida em lei, porém com fraude no pagamento de impostos e taxas devidos, em relação à operação efetuada.
Contrabando- Comércio proibido, atividade ilícita, exportação ou importação irregular de produtos.
Tipos de Tarifas
OBS: 30% a 150% -----pode variar
Tarifa ad Valorem- É a tributação que se faz de acordo com o valor da mercadoria importada, e não por seu volume, peso, espécie ou quantidade ( alíquota é fixa e o imposto varia)
Tarifa Especifica- O valor é cobrado por cada unidade importada (o imposto é fixo); o que conta é a quantidade e não o preço do produto.
Tarifa composta (Mista)- é uma tarifa que incorpora simultaneamente elementos de uma tarifa específica e de uma tarifa ad valorem.
Tarifa Externa comum (TEC)- É uma tarifa comum cobrada por um grupo de países sócios que exigem o mesmo imposto a entrada de mercadorias. O valor da alíquota é padronizado.
Barreiras não tarifárias 
Quotas – Quantidades determinadas de importação de produtos.
Sanitárias – inibição da importação de produtos visando o bem estar (saúde) da população.
Fitossanitária- é uma barreira não-tarifária que objetiva proteger as plantas e as frutas de doenças e pestes (ex. a proteção das plantações de maçãs e mangas contra pestes e doenças). 
Licenças- É uma autorização prévia concedida pelas autoridades aduaneiras para a admissão dos bens ou serviços a serem importados para o país.
Salvaguardas- são medidas adotadas pelos governos, elevação de tarifas, restrições quantitativas às importações (quotas), com o objetivo de dar uma proteção temporária à indústria contra surtos de importações que estiverem causando ou ameaçando causar um grave prejuízo a essa indústria.
Dumping- É a venda em um mercado estrangeiro de um produto a preço "abaixo de seu 
valor normal", visando dominar o mercado
Dumping persistente- ocorre quando o produto de algum pais é vendido por preços diferentes em diferentes mercados.
Dumping predatório- quando algum segmento identifica concorrentes no mercado e abaixa o preço de alguma mercadoria para eliminar a concorrência. ( é temporariamente).
Dumping esporádico-ocorre quando algum segmento precisa liquidar seu estoque e vendem mais barato.
Balanço de Pagamentos
É o registro contábil de todas as transações (comerciais ou financeiras) de um país com o resto do mundo.
1)Balança Comercial- É a parte do balanço de pagamentos que registra a diferença entre exportações e importações de mercadorias de um país, caso as exportação for maior que as importação será superávit, caso contrario será déficit.
2)Serviços e rendas – Serviço da divida – gastos ou recebimentos com turismo, despesas do governo nas embaixadas, bolsas de estudo, custos com fretes e seguros das importações.
3)Transferências unilaterais- transferências de moedas de divisa entre países, remessa de dinheiro, doação ou envio de dinheiro para a família. Ex: descendente de japonês que vão para o Japão trabalhar e manda dinheiro para a família no Brasil. 
1+2+3=4 Saldo em transações correntes (resumi)
Se o saldo for positivo, a poupança externa é negativa, há ativo externo liquido.
Se o saldo for negativo, a poupança externa é positiva, há passivo externo liquido.
5) Conta capital e financeira- Dinheiro ou transações financeiras. Receber ou fornecer empréstimo ; Investimento especulativo prazo) portifólio – curto prazo – juros.
Investimento de longo prazo- capital fixo- investimento bom
Externalidade
È quando uma empresa se instala em uma determinada área, pois se trouxer benefícios aos moradores torna se uma externalidade positiva , se trouxer malefícios externalidade negativa.
Erros e omissões- É a entrada e saída do dinheiro sem lançamento( não formal)
7) Saldo do balanço de pagamento- 4+5+6
8) Movimento de capitais compensatórios- aumento do IR
1- Queimar reservas cambiais
2-recorrer ao FMI
3-Lançar como atrasados

Continue navegando