Buscar

Resumo do Naturalismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NATURALISMO
O Naturalismo no Brasil teve início no final do século XIX. Entre suas principais características estão o objetivismo e a impessoalidade. Movimento literário que teve início na Europa com a publicação do livro Germinal, de Émile Zola, o Naturalismochegou ao Brasil no final do século XIX.
Naturalismo é um movimento artístico e literário conhecido por ser a radicalização do Realismo, baseando-se na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.
O NATURALISMO NA LITERATURA
Naturalismo é um movimento artístico-cultural que atingiu às artes plásticas,literatura e teatro em meados do século XIX. O Naturalismo é considerado uma ramificação radical do Realismo, pois também tem o objetivo de retratar a realidade assim como ela é.
O QUE FOI O REALISMO E NATURALISMO
O Realismo retrata o homem interagindo com seu meio social, enquanto o Naturalismo mostra o homem como produto de forças “naturais”, desenvolve temas voltados para a análise do com portamento patológico do homem, de suas taras sexuais, de seu lado animalesco. 
DIFERENÇA ENTRE O REALISMO E NATURALISMO
O Realismo e o Naturalismo apresentam semelhanças e diferenças entre si. O Realismo retrata o homem interagindo com seu meio social, enquanto o Naturalismo mostra o homem como produto de forças “naturais”, desenvolve temas voltados para a análise do comportamento patológico do homem, de suas taras sexuais, de seu lado animalesco.
Os naturalistas acreditavam que o indivíduo é mero produto da hereditariedade e seu comportamento é fruto do meio em que vive e sobre o qual age.
A perspectiva evolucionista de Charles Darwin inspirava os naturalistas, esses acreditavam ser a seleção natural que impulsionava a transformação das espécies.
Assim, predomina nesse tipo de romance o instinto, o fisiológico e o natural, retratando a agressividade, a violência, o erotismo como elementos que compõem a personalidade humana.
Ao lado de Darwin, Hippolyte Taine e Auguste Comte influenciaram de modo definitivo a estética naturalista.
Os autores naturalistas criavam narradores oniscientes, impassíveis para dar apoio à teoria na qual acreditavam. Exploravam temas como o homossexualismo, o incesto, o desequilíbrio que leva à loucura, criando personagens que eram dominados por seus instintos e desejos, pois viam no comportamento do ser humano traços de sua natureza animal.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
No Brasil, a prosa naturalista foi influenciada por Eça de Queirós com as obras O crime do padre Amaro e O primo Basílio, publicadas na década de 1870. Aluísio de Azevedo com a obra O mulato, publicada em 1881, marcou o início do Naturalismo brasileiro, a obra O cortiço, também de sua autoria, marcou essa tendência.
Em O cortiço a face completa do Naturalismo pode ser vista, nessa obra o indivíduo é envolvido pelo meio, o cenário é promíscuo e insalubre e retrata o cruzamento das raças, a explosão da sexualidade, a violência e a exploração do homem.
Além de Aluízio de Azevedo e Eça de Queirós, existem outros escritores que se destacaram como Júlio Ribeiro com o romance A carne (1888); Adolfo Caminha com A normalista (1893) e O bom-crioulo; Raul Pompéia com O Ateneu (1888).
Características do Naturalismo. 
- A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências. Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc.
- O mundo podia ser explicado através das forças da natureza.
 
- O ser humano era condicionado às suas características biológicas (hereditariedade) e ao meio social em que vive.
- Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin.
 - A realidade era mostrada através de uma forma científica (influência do Positivismo).
OBS.:
O Evolucionismo defende a teoria de que o processo de evolução das espécies se dá de forma lenta e gradativa no qual, os seres vivos sofrem alterações de acordo com os aspectos do ambiente em que vivem.
	Evolucionismo e Criacionismo
	Para os defensores do Criacionismo os seres vivos eram criados por uma obra de um ser superior, enquanto que no Evolucionismo a afirmativa é da variedade de seres existentes é obra da evolução/modificações lentas e progressivas adquiridas através das mutações das espécies causando sua evolução.
PRINCIPAIS AUTORES BRASILEIROS
- Aluísio de Azevedo - romancista, contista, caricaturista, cronista e jornalista brasileiro. Considerado o pioneiro do naturalismo no Brasil. Principais obras: O Mulato e O Cortiço. 
- Adolfo Caminha - escritor cearense, considerado um dos principais autores da literatura naturalista brasileira. Principal obra: Bom Crioulo. 
- Inglês de Souza - escritor, jornalista e professor paraense. Principais obras: Contos Amazônicos e O Missionário. 
- Raul Pompéia - escritor carioca. Principal obra: O Ateneu. 
- Adherbal de Carvalho - romancista, crítico literário e professor brasileiro. Principal obra: A Noiva.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando