Buscar

atenas e esparta forum

Prévia do material em texto

Resposta ao fórum aulas 4e5.
DESTACARAM COMPARANDO OS MODELOS ADOTADOS PELA POLÍTICA ENTRE ATENAS E ESPARTA?
 O Antagonismo Político entre A Democracia e a Oligarquia, são os modelos que se evidenciaram após a unificação das cidades-estados, na luta contra os persas, e da criação da liga pan-helênica no período clássico da Grécia Antiga como elementos que contribuíram com diversas mudanças no cenário sociopolítico das cidades estados que dominavam o território grego: Atenas e Esparta. Em Atenas foram: o fim do monopólio político dos aristocratas (Oligarquia), as lutas de classes pela divisão das terras, o direito de cidadania, a democracia, a tirania, a criação das leis. Do lado Espartano foram: a estabilidade política pela consolidação da Oligarquia, o direito da terra, o Laconismo, a Xenofobia, o Militarismo. 
EVIDENCIE AS MEDIDAS MAIS IMPORTANTES PARA A MUDANÇA NO MUNDO POLÍADE ANALISANDO AS GUERRAS MÉDICA E A DO POLEPONESO
Ao longo do período clássico entre os séculos IV e V a.C, o mundo Políade na Grécia antiga conviveu com as maiores transformações culturais neste período. Onde apresentaram seus maiores expoentes no campo da Filosofia, da História, e no teatro. No campo social por meio da unificação dos povos gregos num embate militar contra o domínio persa no entorno do Mar Egeu. Entretanto esta unificação foi o fator mais significante na tentativa hegemonia e consolidação do estado Grego, o que não ocorreu após as guerras médicas. O imperialismo tirano dos atenienses deu origem à guerra do Peloponeso colocando os lados opostos das duas liga a do Delos (Atenas) e a do Peloponeso (Esparta) num confronto que durou aproximadamente 27 anos de luta numa guerra civil, um conflito interno que enfraqueceu toda Grécia abrindo caminho para o ataque macedônio, e inaugurando assim o Período helenístico. 
As Guerras médicas, ou Medos-persas, favoreceram para que a cidade de Atenas conquistasse a hegemonia no mundo grego, adquirido prestígio ao formar e liderar alianças como: a liga de Delos e a liga Pan-helênica em meios as suas batalhas, sendo decisivo na vitória contra os persas, derrotando o império asiático. Estabeleceu a administração, utilizando os recursos da liga de Delos com as póleis aliadas, intensificando seu comércio consolidando-se como potencia marítima, reconstruindo a cidade com grandes obras públicas como o partenom na acrópole, incentivando a produção artística provocando uma revolução cultural entre as cidades estados aliadas e o Poder dominante de Atenas.
A guerra do Peloponeso evidenciou a falta de unidade entre as póleis ao dar origem à liga do Peloponeso pela união das póleis excluídas em combate com o imperialismo ateniense, promovendo a volta dos persas ao território grego pela aliança com Esparta. Os Leucedemônios em união com os persas estabeleceu a Hegemonia de Esparta, em contra partida desencadeou numa desestruturação e instabilidade no mundo Helênico.

Continue navegando