Buscar

Tipos de Fundações

Prévia do material em texto

EXECUÇÃO DE
Fundações
PÂMELA MARCON DE SOUZA
INTRODUÇÃO
Tipos de fundação
Fundações são os elementos responsáveis por transmitir as cargas da estrutura para o solo.
Fundação superficial
Também chamada de fundação rasa ou direta, transmite a carga do edifício ao terreno através das pressões distribuídas sob a base da fundação. 
Bloco
É o elemento de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.
Sapata
É um elemento de fundação de concreto armado, de altura menor que o bloco, utilizando armadura para resistir a esforços de tração.
Viga de fundação
É um elemento que recebe pilares alinhados, geralmente de concreto armado; pode ter seção transversal tipo bloco, sem armadura transversal, sendo chamada de baldrame.
Radier
Elemento de fundação que recebe todos os pilares da obra.
Fundação profunda
São aquelas em que a carga é transmitida ao terreno através de sua base (resistência de ponta) e/ou superfície lateral (resistência de atrito).
Estaca
Elemento de fundação executado com auxílio de ferramentas ou equipamentos, execução esta que pode ser por cravação a percussão, prensagem, vibração ou por escavação.
Estacas pré-moldadas
Caracterizam-se por serem cravadas no terreno, podendo-se utilizar os seguintes métodos:
Percussão;
Prenagem;
Vibração.
Estacas de concreto
As estacas de concreto são comercializadas com diferentes formatos geométricos.
Estacas metálicas
De acordo com a NBR 6122/2010, as estacas metálicas podem ser por perfis laminados ou soldados, tubos de chapas dobradas (seção circular, quadrada ou retangular), tubo sem costura e trilhos.
Estacas de madeira
As estacas de madeira são geralmente constituídas de troncos de árvore cravadas por um bate-estacas.
Estacas tipo Franki
Estaca de concreto armado moldada in loco que emprega um tubo de revestimento com ponta fechada, de modo que não há limitação de profundidade devido à presença de água do subsolo.
Estacas escavadas
As estacas escavadas são aquelas em que ocorre a retirada de material em sua perfuração no solo. 
Podem ser estacas do tipo Strauss, hélice contínua e estacas raiz.
Estacas tipo Strauss
Elemento de fundação escavado mecanicamente, com o emprego de uma camisa metálica recuperável, que define o diâmetro das estacas.
Estaca hélice contínua
As estacas hélice contínua são executadas por meio do uso de uma haste tubular que possui uma hélice que é introduzida no terreno pela aplicação de um torque.
Estaca Raiz
As estacas raiz são escavadas com equipamento de rotação com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido.
Tubulões
Os tubulões são elementos de fundação profunda que tem formato cilíndrico em que há a necessidade de descida de operário para a execução de sua base.
Tubulão a céu aberto
Tubulão a céu aberto é um elemento estrutural de fundação constituído concretando-se um poço aberto no terreno, geralmente dotado de uma base alargada.
Tubulão a ar comprimido
Utilizado em terrenos que apresentam dificuldade de empregar escavação mecânica ou cravação de estacas, como em áreas com alta densidade de matacões, lençóis d´água elevados ou cotas insuficiente entre o terreno e o apoio da fundação.
PARÂMETROS PARA A ESCOLHA DA FUNDAÇÃO
25
DÚVIDAS

Continue navegando