A GESTAO EDUCACIONAL

Disciplina:Geografia10.018 materiais43.858 seguidores
Pré-visualização4 páginas
A GESTÃO EDUCACIONAL

SILVEIRA, Sandra ¹
RU 2177715
SOBRENOME, Nome do professor orientado ².

RESUMO

 O tema do presente trabalho trata-se do esclarecimento da gestão educacional no ambiente estudantil. A gestão educacional é realizada por partes, começando pelo setor administrativo da escola, professores e supervisores, o Conselho Escolar é um órgão de definição, responsável pela tomada de decisão no ambiente escolar. O PPP (Projeto Político Pedagógico) é quem faz as escolhas das mudanças a serem tomadas, como serão feitas e de qual forma serão concluídas. O gestor escolar é o responsável por toda a escola, desenvolvimento de educadores, organização de sala de aulas, ações, entre outros. A gestão educacional exige além da teoria adquirida pelo profissional a vivência escolar, a mesma é feita com delicadeza, onde não poderam ser afetadas o bom andamento da escola, elaborando melhorias, harmonização e um processo de formação continuam para seus educandos. A gestão requer conhecimento, habilidade, prática e sabedoria.
Palavras-chave: gestão participativa, ambiente escolar, educadores.

¹ Aluna do curso de Segunda Licenciatura em Geografia do Centro Universitário Internacional UNINTER. Relatório apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso. 1ºS - 2019.
² Professor orientador no Centro Universitário Internacional UNINTER.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, pelo o apoio espiritual para manter minha fé em elaborar este trabalho.
Agradeço minha familia, pelo apoio de todas as noites mal dormidas para a relização deste artigo.
Agradeço por último, todo o corpo docente da minha instituição de ensino por tirar minhas dúvidas e me auxiliar para elaboração do mesmo.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO.................................................................................................... 1
RESUMO.................................................................................................................. 1
AGRADECIMENTOS............................................................................................... 2
1. INTRODUÇÃO........................................................................................................ 4
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................................... 5
 2.2 A GESTÃO EM DIVERSAS ÁREAS .................................................................5
 2.3 A GESTÃO EDUCACIONAL NA DEMOCRACIA................................................7
 2.4	PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NA GESTÃO.......8
3. METODOLOGIA................................................................................................... 10
4.CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................14
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................... 15

INTRODUÇÃO
 A pesquisa realizada sobre o tema presente enfatiza a vivencia da gestão escolar nas escolas e creches, onde parte novas ideias de corporação e progressão entres gestores e supervisores da mesma em conjunto com os demais integrantes do quadro da instituição de ensino. É perceptivel que atualmente as escolas sofrem por desigualdade social, mesmo sendo de escola publicas onde a classe social é generalizada, alguns dos problemas enfrentados também são as tensões diarias e as incertezas. Desses determinados problemas parte a obrigação da escola de retificar as organizações para solucionar suas dificuldades e continuar com os seus objetivos de ensinar, democratizar e racionalizar. Depois de solucionados esses problemas, a escola passou a progredir de forma segmentada e hierarquizada, onde os integrantes da instiuição aprimorassem os novos métodos de trabalho em equipe e tiveram que aplicar toda a teoria elaborada na sistematização do problema, em prática.
 Após observar os problemas encontrados na escola, veio à precisão de pesquisar resoluções para algumas problemáticas: De qual forma é desenvolvida a gestão educacional para resolver os problemas diários da escola? Mediante esse problema encontrado, a pesquisa teve como objetivo de investigar a gestão educacional e suas implicações para o desenvolvimento do trabalho escolar.
 Portanto, concluo que o presente trabalho tem como objetivo contribuir de forma acadêmica e social ao tema, pois a gestão educacional é a fonte de todos os retrocessos dos resultados educacionais. Ela tem como objetivo especifico acompanhar e cada vez solucionar problemas possiveis, e atualizar todas as suas fontes educacionais, a gestão educacional acompanha o cidadão em toda sua vida estudantil, desde o primeiro até o ultimo ano letivo de sua vida.
 Esse trabalho é voltado para a fundamentação de uma pesquisa observacional, com objetivos distintos de esclarecimento teóricos mais abrangentes sobre o tema presente.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
 Luck (1997) considera que a gestão educacional funciona como fato que vem ocorrendo no contexto das organizações e do sistema de ensino, como parte de um esforço fundamental para a mobilização, organização e articulação do desempenho humano e promoção da interação coletiva. Bem como Catani e Gutierrez (2003), os quais afirmam que a participação democrática se baseia no exercício do diálogo entre as partes por conseguinte Libâneo (2001), conclui que atualmente, o modelo democráticoparticipativo tem sido influenciado por uma corrente teórica que compreende a organização escolar como cultura e identidade organizacional.
Foi realizado um levantamento bibliográfico observacional, com o objetivo de proporcionar a fundamentação teórica para desenvolver um estudo mais abrangente sobre gestão escolar. Nos quais incidirá as implicações da gestão educacional na falta de oportunidade de formação e capacitação dos gestores educacionais; no relacionamento interpessoal com os colaboradores de escola e no desenvolvimento de habilidades e competências. São objetos deste artigo o conceito de gestão educacional, como novo paradigma da organização do trabalho escolar; os instrumentos de ação gestora para a organização do trabalho escolar e a gestão democrática.
A GESTÃO EM DIFERENTES ÁREAS
 1. Gestão Pedagógica - Estabelece objetivos para o ensino, gerais e específicos. Define as linhas de atuação, em função dos objetivos e do perfil da comunidade e dos alunos. Propõe metas a serem atingidas. Elabora os conteúdos curriculares. Acompanha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas, dos objetivos e o cumprimento de metas. Avalia o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo. Suas especificidades estão enunciadas no Regimento Escolar e no Projeto Pedagógico (também denominado Proposta Pedagógica) da escola. Parte do Plano Escolar (ou Plano Político Pedagógico de Gestão Escolar) também inclui elementos da gestão pedagógica: objetivos gerais e específicos, metas, plano de curso, plano de aula,avaliação e treinamento da equipe escolar. O Diretor é auxiliado nessa tarefa pelo Coordenador Pedagógico (quando existe).

 2. Gestão Administrativa - Cuida da parte física (o prédio e os equipamentos materiais que a escola possui) e da parte institucional (a legislação escolar, direitos e deveres, atividades de secretaria). Suas especificidades estão enunciadas no Plano Escolar (também denominado Plano Político Pedagógico de Gestão Escolar, ou Projeto Pedagógico) e no Regimento Escolar.
 3. Gestão de Recursos Humanos - Sem dúvida, lidar com pessoas, mantê-las trabalhando satisfeitas, rendendo o máximo em suas atividades, contornar problemas e questões de relacionamento humano faz da gestão de recursos humanos o fiel da balança - em termos de fracasso ou sucesso - de toda formulação educacional a que se pretenda dar consecução na escola. Direitos, deveres, atribuições - de professores, corpo técnico, pessoal administrativo, alunos, pais e comunidades