Buscar

TCC DESENVOLVIMENTO CORRIGIDO (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NOS DIAS ATUAIS
SOARES,Regina Maira²
RU:1262562
PAULA, João Carlos de³
RESUMO
A importância da tecnologia educacional nos dias atuais: a escola está preparada para trabalhar com as tecnologias?De que forma a tecnologia auxilia no desenvolvimento da aprendizagem?Tenho como objetivo neste trabalho: discutir a maneira de implantação das tecnologias no ambiente escolar, como uma forma de ensino, visando mudanças na forma da aprendizagem; repensar a importância da preparação do professor para trabalhar com a tecnologia em sala de aula; identificar o estado atual de utilização das tecnologias de informações e de comunicação em sala de aula e apresentar a importância da tecnologia na sala de aula. Desta forma, devemos rever a forma do professor trabalhar com esta ferramenta para melhorar a qualidade do ensino. Há alguns anos atrás o único meio de comunicação e conhecimento eram apenas igrejas e escolas, hoje podemos perceber que muitas coisas mudaram em relação a isso, sendo que uma criança recém-nascida tem contato já nos primeiros dias de vida com este mundo tecnológico sendo que ao longo da infância, a criança além de ser educada pelos familiares é educada pela mídia. Nós, como educadores, precisamos orientar nossos alunos para que compreendam,critiquem e apreendam a utilizar a tecnologia da forma mais abrangente possível, facilitando a aprendizagem do mesmo. A elaboração deste trabalho tem como base uma pesquisa bibliográfica (livros) visando a importância do conhecimento digital na educação considerando também a contribuição de diversas fontes de pesquisa com a finalidade de perceber a importância de o professor estar preparado para este avanço tecnológico, e apto a auxiliar o aluno em sala de aula.
Palavras-chave:Tecnologias. Educação. Ambiente escolar.
1 INTRODUCÃO
Escolhi defender este tema, a importância da tecnologia na educação,por ver a necessidade do professor estar apto para manusear as ferramentas tecnológicas, fator de grande relevância no ensino pedagógico. Serão abordadas algumas questões, como: a escola está preparada para trabalhar com as tecnologias? De que forma a tecnologia auxilia no desenvolvimento da aprendizagem?
Desta forma, irei trabalhar alguns pontos muito importantes para o desenvolvimento deste trabalho, Questionando e discutindo a maneira de implantação das tecnologias no ambiente escolar, como uma forma de ensino, visando mudanças na forma da aprendizagem; repensar a importância da preparação do professor para trabalhar com a tecnologia em sala de aula; identificar o estado atual de utilização das tecnologias de informações e de comunicação em sala de aula; apresentar a importância da tecnologia na sala de aula, e deque forma o professor deve trabalhar com esta ferramenta para melhorar a qualidade do ensino.
Não se pode mais ignorar a influência que a tecnologia exerce no processo de aprendizagem dos alunos, sendo assim, precisamos incluí-la como ferramenta pedagógica, pois possui um potencial muito rico para a educação, e é importante avaliarmos que o acesso à tecnologia não é somente no contato com computadores e professores de informática na escola, porém vai muito, além disso.
 	 Percebe-se que nos dias atuais ainda encontramos muitos educadores leigos sobre o uso da tecnologia em sala de aula e esperam encontrar uma maneira para lidar com este desafio. Assim, surge uma questão: a forma que os professores identificam e buscam soluções para enfrentar a inserção do aluno ao mundo digital,pois é necessário que o professor crie um canal de comunicação entre si para que possam estar continuamente trocando informações e experiências,desta forma, o professor ameniza os receios do uso das tecnologias na educação.
Nós, futuros educadores, precisamos estar atentos para as inovações tecnológicas, sendo que só podemos ensinar a prática e a pesquisa de acordo com aquilo que aprendemos. Quando instruímos os nossos alunos sobre estas inovações, é necessário que tenhamos em nossas mãos ferramentas que possam ajudar na mediação e na prática dos alunos. (MORAN, 2000).
Em todos os lados estamos rodeados de ferramentas da tecnologia, nos proporcionando uma construção de conhecimento. Desta forma, entra a importância da educação estar envolvida na preparação deste individuo para este momento tecnológico, momento este de reflexão sobre o papel pedagógico em relação às tecnologias em nosso meio ,onde cada vez mais precocemente está sendo inserida exacerbadamente,e não podemos mais fechar os olhos para esta realidade atual.
2 A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NOS DIAS ATUAIS
2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CONCEITO HISTÓRICO
Ao pensar na educação deste o princípio da história, podemos analisar a mudança que houve, para facilitar as mudanças de metodologias que podemos adquirir. Basta usarmos a inteligência, pois os recursos para trabalharmos estão ao nosso alcance, onde devemos reconhecer que as mudanças educacionais depende de professores autêntico ,intelectuais, e curiosos para apreender o novo.
Faremos uma reflexão dos avanços: para a contagem, o homem já usou pedrinhas e os próprios dedos, fez riscos no chão, marcas em ossos, em pedaços de pau e em placas de barro e até nós em cordões. Uma das ferramentas criada pelo homem para facilitar a contagem foi o ábaco, que se destacou pela sua simplicidade e eficiência. E, com a chegada dos computadores em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, foi o primeiro passo para termos acesso a tecnologia.
Nessa época para programar um computador era preciso saber detalhes de sua construção, por isso quem trabalhava nessas máquinas eram as próprias pessoas que as construíram. Somente no final dessa década foi inventado e instalado um transistor, se tornando mais acessíveis podendo ser operados por profissionais em empresas, sendo assim a engenhosidade humana com o passar do tempo, foi que deu inicio as descobertas tecnológicas. 
Com o passar dos anos, os meios tecnológicos foram evoluindo e em 1990, a grande inovação foi a internet, promovendo grandes mudanças, interferindo nas estruturas dos diferentes sistemas e transformando as relações e as comunicações globais. 
Facilitando em todas as áreas, em especial a da educação sendo assim ,a tecnologia na educação venho para auxiliar o professor que quer fazer a diferença em sala de aula, tanto no aprendizado quanto ao conhecimento pessoal, intelectual e psicológico das crianças. O meio para ir à busca desta inovação tecnológica está ao nosso alcance, basta querer, investigar e colocar em prática com amor e dedicação reconhecendo que como professores somos o maior mediador deste processo tecnológico 
2.2 A TV COMO O PRIMEIRO PASSO PARA A TECNOLOGIA
Antes mesmo de a criança ser inserida no espaço escolar ,ela já tem acesso a tecnologia passando por processos importantes;por familiares e pela mídia eletrônica,no ambiente familiar a criança vai desenvolvendo suas conexões cerebrais,seus roteiros mentais e emocionais e também a linguagem.
A criança também é educada pela mídia inserida dentro da casa de cada família ,principalmente pela televisão, desta forma ela aprende a informar-se e a conhecer o outro,o mundo e a si mesma, a sentir, a fantasiar,a relaxar vendo e ouvindo, tocando as pessoas na tela,pessoas estas que lhe mostram como viver,ser feliz e infeliz,amar e odiar.
No ponto de vista que os primeiros contatos com a tecnologia esta nos primeiros dias de vida da criança ,os pais precisam estar atentos para saber quais os roteiros de imagens que esta criança esta visualizando,já que este é um momento onde ela esta desenvolvendo suas conexões.
 A televisão desenvolve formas sofisticadas multidimensionais de comunicação sensorial ,emocional e racional, facilitando a interação com o próximo.
“A TV fala primeiro do “sentimento”o que você sentiu,não o que você conheceu;as idéias estão embutidas na roupagem sensorial, intuitiva e afetiva.” (MORAN, 2009, p. 33).
Se a educação inicial é feita pelos pais e pela
mídia urgem ações de apoio aos pais para que incentivem a aprendizagem dos filhos desde o começo de suas vidas ,por meio de estímulos,das interações e do afeto.Desta forma quando a criança chega a escola,os processos de aprendizagem tecnológicos já estão desenvolvidos de forma significativa.
Este aparelho pode ser muito bem explorado pelo professor em sala de aula quando se é feito um bom planejamento com objetivos claros onde vai desenvolver na criança a linguagem audiovisual. 
2.3 A INCLUSÃO DA INFORMÁTICA NOS MEIOS DE ENSINO
No Brasil a informática chegou em 1924 quando a internacional Business Machines(IBN) foi autorizada a operar no país,a informática na educação no Brasil teve inicio em 1980 com a criação da secretaria especial de informática(SEI). Partindo de uma percepção da realidade tecnológica em que o Brasil começou a passar ,e o mesmo pretendendo ter uma representação na área da tecnologia computacional.Diante desta visão,o governo Brasileiro iniciou várias ações no sentido de instalar computadores na área educacional de 1° e 2° e segundo grau de rede pública,visando desta forma a melhoria de qualidade das escolas,desta forma proporcionando aos alunos o acesso ao conhecimento de uma tecnologia utilizada na sociedade moderna.
Chaves (1987), da utilização da informática na educação ressalta que devemos nos preocupar com a questão da informática na educação porque as evidências e disponíveis,embora não tão amplas e contundentes quanto se poderia desejar,demonstram que o contato regrado e orientado com o computador em uma situação de ensino/aprendizagem contribui positivamente para a aceleração do desenvolvimento cognitivo e intelectual,em especial no que diz respeito ao raciocínio lógico e formal,à capacidade de pensar com rigor e de modo sistemático. 
A informática com o objetivo educacional,mesmo que precoce auxiliando na formação profissional do individuo, deve se preocupar com os avanços tecnológicos do futuro e do mercado de trabalho,sabendo que é indispensável o manuseio de informática nos dias atuais. Para que a informática possa alcançar o objetivo ideal na educação,precisamos ter professores preparados para utilizar esta ferramenta como uma forma de ensino.
“Quando a finalidades última da utilização do computador em contextos educacionais é o de “apreender informática“,podemos afirmar que a própria tecnologia se transformou em um objeto de aprendizagem.” (SANCHO, p. 165, 1994).
O professor deve aprender saber manusear as ferramentas de informática assim, o aluno vai se sentir confortável diante desta nova ciência. 
2.4 A IMPORTÂNCIA DA INTERNET NA EDUCAÇÃO
A internet nasceu nos Estado Unidos da América ,em 1969 no momento em que se passava a guerra fria,durante algum tempo ficou restrita a ambientes acadêmicos e científicos,em 1995 foi liberada no Brasil para exploração comercial,assim estando disponível para todos os interessados.
Esta ferramenta tem sido muito usada na educação, ou seja, na sala de aula onde alunos mediados pelo professor utilizam para pesquisas e descobertas que vão além do espaço em que esta inserido.
 Esta mediação é muito importante para que o aluno não utilize esta ferramenta somente para copiar e colar em um trabalho ,mas sim fazer uma pesquisa e cabe ao professor inovar suas técnicas pedagógicas onde pode fazer com que o aluno troque descobertas feitas pela pesquisa, com os colegas e possam refletir a cerca do assunto.
Com a chegada da internet nos defrontamos com novas possibilidades,desafios e incertezas no processo de ensino aprendizagem.Não podemos esperar das redes eletrônicas a solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica,mas vão facilitar como nunca antes a pesquisa individual e grupal,o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos, de professores com alunos. (FERREIRA, 2011).
A internet pode facilitar a preparação de aula do professor ,assim preparando aulas mais atrativas para seus alunos renovando cada dia mais, trazendo para a sala de aula a realidade em que vivemos ,lembrando que o professor precisa antes do aluno saber manusear as ferramentas da internet para que possa passar para seus alunos,e não somente utilizar como copias para ensino.
O professor tem um grande “leque” de opções para melhorar suas metodologias de ensino sendo elas presencias e virtualmente, também tendo em mãos uma forma diferenciada de avaliação.
Sabendo que a educação é um meio de transformação da sociedade, ela precisa estar andando junto com os avanços tecnológicos para a formação deste individuo,pois passamos muito rapidamente do livro para a televisão e o vídeo e destes para o computador e a internet sendo assim precisamos apreender explorar cada meio.
2.4 A TV E VÍDEO NA SALA DE AULA
A televisão e o vídeo partem do concreto, do visível, do imediato do próximo, daquilo que toca sentidos, mexe com o corpo com a pele, nos toca e tocamos o outro e está ao nosso alcance através dos recortes visuais. Pode-se dizer que o vídeo está umbilicalmente ligado à televisão, e ao contexto de lazer e de entretenimento, isso passa a ser indispensável para a sala de aula.
Na sala de aula o vídeo deve ser usado adequadamente modificando a postura e expectativa do aluno que é um passa tempo ,porém o professor precisa estabelecer novas pontes de entendimento para o uso desta ferramenta,por isso precisa estar atento para o que vai repassar para o aluno observando o contexto das palavras e imagens.
A partir das séries iniciais o professor já pode desenvolver atividades que ajudam o aluno a compreender a linguagem das imagens em movimento; o vídeo aulas serve como suporte de aprendizagem ao aluno sendo uma forma de explicar mais dinamicamente, e com recursos audiovisuais, facilitando o aprendizado. Quando o professor passa um filme complementa, um conteúdo o qual estão estudando e isso torna as aulas mais interessantes, sendo que o professor precisa ter consciência do que passar para seu aluno assistindo e analisando antes o filme.
“Televisão e vídeo nos seduzem,informam,entretêm,projetam em outras realidades(no imaginário),em outros tempos e espaço.“(MORAN, 2000).
2.5 O MATERIAL IMPRESSO 
O material impresso é um velho amigo no processo de ensinar e apreender, onde passou de um mimeógrafo para modernas impressoras coloridas e preto e branco, este recurso tecnológico está a muito tempo presente nas salas de aula.
A partir de uma análise podemos verificar formas de utilização desta ferramenta, inserindo textos didáticos, atividades de alfabetização pesquisas entre outras.
2.6 O RETROPROJETOR
O retroprojetor é uma ferramenta pouco usada em sala de aula, porém faz parte da era tecnológica educacional, sendo um recurso visual que serve como apoio a comunicação de pensamentos, imagens e textos apresentando de uma forma clara e objetiva.
O professor precisa saber manusear esta ferramenta para poder atingir os objetivos pedagógicos com facilidade.
2.7 LINGUAGENS DAS MÍDIAS 
As mídias utilizam diversos conjuntos onde organiza sentidos que viabilizem a comunicação, podemos caracterizar a linguagem das mídias então como mídias auditivas, visual, audiovisual, e hiper textual.
 	Ao conhecer cada uma delas nos permite compreender aspectos que se relacionam ao modo de se expressar ,também explica suas implicações sociais,entre elas a identificação de valores culturais e sociais,onde muitas vezes estão ocultas na mensagem a ser passada e os propósitos que tem ao divulgar algo.
 	Um exemplo são as propagandas uma linguagem que esta constantemente em nosso dia a dia ,e muitas vezes determinam o comportamento das pessoas principalmente dos jovens e das crianças os quais estão mais expostos a essas influências,estas linguagens estão presentes em todas as mídias e por terem que executar sua missão em tão curto espaço de tempo traduzem de uma maneira rica em expressão e um poder de sedução.
 	 Pelo fato de serem de pouca duração, podem oferecer excelente material de trabalho para um professor
que está atento e usa sua criatividade, essas linguagens estão ai e nós futuros educadores estamos diante de um grande desafio, ou omitimos sua presença e continuamos com um ensino tradicional ou passamos a enxergar estas mídias e suas linguagens como uma oportunidade de aprendizagem, devemos conhecer a importância destas linguagens para poder aplicar como uma ferramenta de ensino para nossos alunos.
 	A linguagem visual: seja ela expressa através de textos ou imagens nos é apresentada diariamente, no caminho do trabalho ou da escola, no supermercado entre outras ocupações que nos colocam de frente com esta tecnologia da escrita e da imagem, as imagens em especial são muito atrativas por apresentarem cores, formas, expressões tudo isso captam a atenção das pessoas em especial das crianças.
O uso de imagens na sala de aula facilita ainda mais as aprendizagens do aluno onde considera a imagem uma ferramenta de ensino, trabalhando com ela o professor promove potencialidades educativas de outras linguagem, além da escrita.
 	 A linguagem auditiva: a linguagem auditiva como o nome já diz é caracterizado pelo uso de sons ,o radio é um exemplo desta linguagem,além de ser um aparelho de fácil acesso além de entretenimento estimula a imaginação das pessoas que estão ouvindo,as pessoas tendem a acrescentar as mensagens que ouvem suas emoções e assim identificam o conteúdo que esta sendo passado pelo locutor.Seja através de musicas histórias a linguagem auditiva estimula a criança a instigar sua imaginação ,suas sensações e criatividade.
 A linguagem audiovisual: já podemos imaginar o seu significado, pois seu nome já diz “áudio+visual” isso quer dizer visão e audição,o cinema e a televisão são exemplos desta linguagem,o que atrai e fascina a atenção das pessoas, a imagem e o som estimulam a imaginação e a afetividade e além de serem dinâmicos despertam emoções antes da razão.
O interesse provocado pela linguagem audiovisual é muito grande entre as crianças e jovens ,afinal qual criança que não fica horas em frente à televisão assistindo o seu desenho preferido.
“O movimento atrai a atenção da criança;ajuda a lembrar a ação dos fatos que se sucedem na história;pode auxiliar as crianças, na idade correta,aprender processos,além de contribuir para o ensino de habilidades físicas.”(MARKS, p.36, 1988).
A linguagem hiper textual nos permite a chegar a uma forma de leitura e de escrita,assim como as outras linguagens o hipertexto permite o acesso a imagens,textos e sons estimulando principalmente a visão.
Estas características de linguagens deve ser um ponto importante a ser discutido nas escolas sobre as potencialidades do uso das mídias em sala de aula afinal tudo aquilo que encanta as crianças deve ser usada como uma ferramenta de ensino para elas.
 É necessário que a escola aproveite estes recursos e assim possa identificar junto do aluno oportunidades de apreender mais, assim o professor pode estar enfocando o lúdico e incitando o imaginário do aluno.
2.8 QUAL É O PAPEL DO ALUNO EM RELAÇÃO AO USO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA
Certamente o aluno não será mais um mero espectador deste desenvolvimento e passara a ser um receptor passivo do conhecimento, assim precisa perceber a transformação para sua evolução futura no mercado de trabalho, e também em uma sociedade sendo que a mesma está todos os dias conduzidos pela mídia.
“As crianças já participam do mundo digital e precisam aprender que o fascínio das TIC só faz sentido quando estabelecemos novas relações com os meios tecnológicos.” (FERREIRA, 2012).
Desta forma devemos reconhecer que o aluno já vem com uma bagagem tecnológica de casa ,então cabe no ambiente escolar saber identificar a tecnologia como um instrumento que vai auxiliar sua aprendizagem.
2.10 O PROFESSOR PREPARADO PARA ESTA TECNOLOGIA 
O professor não deve apenas saber ligar e desligar um computador, mas sim precisa estar preparado e treinado para manusear todas estas ferramentas tecnológicas que estão ao seu alcance, auxiliando no preparo de suas aulas e na pratica de ensinar seu aluno de forma correta, pois bons professores são a peça chave para um bom processo na educação.
 	A todo o instante o professor precisa estar atento às mudanças e novas mídias para poder incluir, sempre com muito cuidado em seu planejamento escolar.
Quando o professor domina bem todos estes aparatos tecnológicos tende ao mesmo construir novas competências e tendo um planejamento diferenciado facilitando ainda mais a aprendizagem do aluno e tornando a aulas mais atrativas e não maçantes para o aluno. 
“Como professores precisamos compreender a nossa posição como “imigrantes digitais”aprendendo a aprender a cada instante,tentando motivar a aprendizagem dos “nativos digitais.” (FERREIRA, p. 46, 2012).
Não adiantaria salas tecnológicas instaladas dentro das escolas, e aparelhos de multimídias se o professor que é quem vai fazer a mediação, ou seja, passar a melhor forma de utilizar estes matérias não está preparado, para fazer um planejamento claro e os objetivos a serem alcançados.
 	Devemos reconhecer que, o professor sempre precisou estar atento para aprender algum tipo de tecnologia para poder organizar suas aulas, assim deixando cada vez mais atrativas para prender a atenção do aluno e desenvolver nele um ser critico e preparado para a sociedade, porém agora precisamos entender que hoje este aprendizado tem estado com mais velocidade e com muitas mais variedades de aparatos tecnológicos.
Desta forma o professor pode planejar suas aulas através de pesquisas, e levando o aluno a conhecer ambientes que estão longe do seu cotidiano e sim no mundo todo e em todas as áreas, é uma oportunidade para o professor desenvolver a criticidade do aluno para se situar diante do que se vê nas tecnologias como,computadores,internet e até mesmo a jogos online apreendendo a selecionar o que é verdadeiro e relevante para o seu conhecimento.
“Por mediação pedagógica,entendemos a atitude,o comportamento do professor que se coloca como um facilitador,um incentivador ou um motivador da aprendizagem que se apresenta com a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e sua aprendizagem-não uma ponte estática,mas uma ponte “rolante”que ativamente colabora para que o aprendiz alcance seus objetivos.” (MORAN, p.151, 2000).
Para que esta mediação possa acontecer o docente precisa estar atendo para aprender todos os dias diferentes acessos tecnológicos, para acompanhar esta era tecnológica.
“Os professores devem estar continuamente atualizados e desenvolver habilidades para usar as tecnologias e poder criar novas metodologias e opções de ensinar por meio delas.” (GIRAFFA, Cap.2).
Não podemos mais fingir que este mundo virtual não exista devemos estar atentos todos os dias para as mudanças e também para os perigos oferecidos pela tecnologia, tanto os professores, pais e alunos para que possamos usufruir deste meio de forma que tenhamos uma boa aprendizagem.
3 A ESCOLA ESTÁ PREPARADA PARA ESTA TECNOLOGIA?
Não podemos deixar de falar deste espaço, para podermos saber se a escola está preparada com um ambiente físico adequado para receber este avanço tecnológico na educação não somente em salas, mas também em equipamentos em bom estado para que possa ter um ensino com qualidade.
 	No entanto a escola também precisa estar preparada em fazer aquilo que a mídia nunca fará ,assim problematizando toda a informação e formação vinculada pela mídia,cabendo à escola desenvolver na criança atitudes criticas,ensinando as crianças a selecionar informações apropriadas,verificando e identificando de cada divulgação tecnológica.
A escola precisa estar atenta na preparação de professores para trabalhar com estes equipamentos tecnológicos, onde precisamos reconhecer que para isso precisa de um bom planejamento, pois um recurso tecnológico por mais, rico, envolvente e motivador jamais pode se dispensar um bom planejamento sabendo que os meios tecnológicos são meios que auxiliam para a construção
de conhecimentos.
 	 Precisa-se estar atenta para desenvolver estas habilidades tecnológicas em nossos alunos, preocupando-se com o que o mercado de trabalho está à procura, assim podendo desenvolver no aluno um potencial importante que vão ajudar em sua vida futura.
Existe uma diferença muito relevante entre uma escola particular e uma escola pública em relação ao ensino do uso tecnológico, pode se reconhecer que a escola particular investe mais nestes equipamentos e até mesmo, na preparação dos professores para melhor aprendizagem do aluno, tendo então professores formados na área para estar instruindo os demais professores e alunos, sabendo que esta nova geração anseia por um ambiente, ou seja, uma escola que possibilite novos meios de apreender, incluindo reflexões a cerca de suas habilidades ,já que esta geração pode ser considerada uma geração digital.
Sendo também que não é só dever da escola investimentos profissionalizante e sim também das políticas governamentais aonde devem investir em cursos e condições para que todos tenham acesso a este meio tecnológico.
“A escola representa na sociedade moderna o espaço de formação não apenas das gerações jovens, mas de todas as pessoas.Em um momento caracterizado por mudanças velozes,as pessoas procuram na educação escolar a garantia de formação que lhes possibilite o domínio de conhecimentos e melhor qualidade de vida.”(KENSKI, p.19, 2007).
É papel de a escola fazer com que o aluno tenha desejo de pesquisas dando a ele as ferramentas certas e todo o aparato tecnológico ,pois através disso o aluno será um aluno que possa se expressar verbalmente e até mesmo ter opiniões a cerca da sociedade,desenvolvendo neste aluno a competitividade e assim conquistando seu espaço na vida profissional.
“As escolas não conectadas são escolas incompletas (mesmo quando didaticamente avançadas).Os alunos sem acesso contínuo as redes digitais estão excluídos de uma parte importante da aprendizagem atual:do acesso a informação variada e disponível on-line,da pesquisa rápida em bases de dados,bibliotecas digitais, portais educacionais, da participação em comunidades de interesse,nos debates e publicações on-line enfim da variada oferta de serviços digitais. (MORAN, p. 9, 2000).
É importante lembrar que ,não precisamos deixar de lado todo o passado onde o professor trabalhava de uma forma mais didática em livros e no quadro negro,mas sim saber utilizar estes métodos e inovar eles com o uso das tecnologias,trazendo para o aluno um interesse maior de aprender,já que hoje esta cada vez mais difícil manter o aluno atento à escola e aquilo que ela possa passar,sendo assim temos em nossas mãos a fórmula mais eficaz já que esta geração tem grande interesse na tecnologia atual,sempre visando a importância de preservar o passado,olhar para o presente e preparar o aluno para o futuro.
4 METODOLOGIA
Para a realização do projeto TCC optei pela pesquisa bibliográfica ,encontrada em livros na estante virtual considerando que os materiais científicos fornecem mais subsídios para um embasamento teórico favorecendo a aquisição de conhecimentos mais abrangentes e possibilitando maior acesso à informação.
Optei na realização deste tema por sentir a necessidade em me aprofundar mais em conhecimento na área da tecnologia, sendo que a mesma tem sido muito utilizada nas escolas como uma ferramenta de ensino e aprendizagem, e tem estado em nosso dia a dia em todos os lados.
Sabendo que como futura professora preciso estar preparada para a evolução tecnológica dos dias atuais para poder acompanhar a era digital a qual pretendo dedicar minha profissão ,com isso devemos reconhecer que há uma grande necessidade de maior preparação para o professor e a escola aonde somos responsável por ser os mediadores deste processo de ensino.
Não basta termos todas as ferramentas tecnológicas se não soubemos como utilizar, e isso ira nos auxiliar para melhorar nosso planejamento escolar ,sendo professores mais autênticos e trabalhar de uma forma mais dinâmica, ou seja,usando métodos lúdicos,através do uso de tecnologias preparadas para uso didático.
Desta forma precisamos estar atentos na procura de capacitações aonde iremos nos capacitar para poder passar conhecimento ao nosso aluno,facilitando assim sua preparação para a vida social e ao que o mercado de trabalho está a procura,consciente de que nós professores e futuros professores somos responsável pela mediação desta preparação do aluno onde a maior parte de seu dia passa na escola,se preparando e desenvolvendo conhecimento,este que é uma troca com os demais colegas e professores.
Eu venho propor que todos os professores tenham uma preparação para este uso de todas as tecnologias, que estão a disposição em nossas escolas ,sendo que algumas escolas ainda não há muitas ferramentas tecnológicas disponíveis,mas com o passar do tempo verá a necessidade e a importância deste uso no meio educacional,assim não devemos deixar só no dever do técnico em tecnologia ou informática,esta preparação e sim todos nós já que estamos dispostos a este uso. 
REFERÊNCIAS
FERREIRA, Andréia Tereza Brito; ROSA, Ester Calland De Sousa. O fazer cotidiano na sala de aula. Autêntica, 2012.
GIRAFFA, Lucia Maria Martins.(Re)Invenção pedagógica?Reflexões acerca do uso de tecnologias digitais na educação. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
MESTRE SANCHO, Juan A.; SAN MARTÍN ALONSO, Ángel; BARTOLOMÉ PINA, Antonio R.; CASTAÑO, Carlos. Para uma tecnologia educacional. PORTO ALEGRE: Artmed, 1994. 327p.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16. ed. SÃO PAULO: Papirus, 2009. 173p.
VILLARDI, Raquel; OLIVEIRA, Eloiza Gomes de. Tecnologia na educação. RIO DE JANEIRO: Dunya, 2005. 127p.
CHAVES, E.O.C. Informática na Educação: uma reavaliação. Cadernos Cevec, São Paulo, nº3, 1987.
²Aluno do Centro Universitário Internacional UNINTER. Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso. Fase C - 2017. 
³ Professor Orientador no Centro Universitário Internacional UNINTER.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando