TCC DESENVOLVIMENTO CORRIGIDO (1)

Disciplina:Pedagogia24.604 materiais252.994 seguidores
Pré-visualização4 páginas
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NOS DIAS ATUAIS

SOARES,Regina Maira²
RU:1262562

PAULA, João Carlos de³

RESUMO

A importância da tecnologia educacional nos dias atuais: a escola está preparada para trabalhar com as tecnologias?De que forma a tecnologia auxilia no desenvolvimento da aprendizagem?Tenho como objetivo neste trabalho: discutir a maneira de implantação das tecnologias no ambiente escolar, como uma forma de ensino, visando mudanças na forma da aprendizagem; repensar a importância da preparação do professor para trabalhar com a tecnologia em sala de aula; identificar o estado atual de utilização das tecnologias de informações e de comunicação em sala de aula e apresentar a importância da tecnologia na sala de aula. Desta forma, devemos rever a forma do professor trabalhar com esta ferramenta para melhorar a qualidade do ensino. Há alguns anos atrás o único meio de comunicação e conhecimento eram apenas igrejas e escolas, hoje podemos perceber que muitas coisas mudaram em relação a isso, sendo que uma criança recém-nascida tem contato já nos primeiros dias de vida com este mundo tecnológico sendo que ao longo da infância, a criança além de ser educada pelos familiares é educada pela mídia. Nós, como educadores, precisamos orientar nossos alunos para que compreendam,critiquem e apreendam a utilizar a tecnologia da forma mais abrangente possível, facilitando a aprendizagem do mesmo. A elaboração deste trabalho tem como base uma pesquisa bibliográfica (livros) visando a importância do conhecimento digital na educação considerando também a contribuição de diversas fontes de pesquisa com a finalidade de perceber a importância de o professor estar preparado para este avanço tecnológico, e apto a auxiliar o aluno em sala de aula.

Palavras-chave:Tecnologias. Educação. Ambiente escolar.

1 INTRODUCÃO

Escolhi defender este tema, a importância da tecnologia na educação,por ver a necessidade do professor estar apto para manusear as ferramentas tecnológicas, fator de grande relevância no ensino pedagógico. Serão abordadas algumas questões, como: a escola está preparada para trabalhar com as tecnologias? De que forma a tecnologia auxilia no desenvolvimento da aprendizagem?
Desta forma, irei trabalhar alguns pontos muito importantes para o desenvolvimento deste trabalho, Questionando e discutindo a maneira de implantação das tecnologias no ambiente escolar, como uma forma de ensino, visando mudanças na forma da aprendizagem; repensar a importância da preparação do professor para trabalhar com a tecnologia em sala de aula; identificar o estado atual de utilização das tecnologias de informações e de comunicação em sala de aula; apresentar a importância da tecnologia na sala de aula, e deque forma o professor deve trabalhar com esta ferramenta para melhorar a qualidade do ensino.
Não se pode mais ignorar a influência que a tecnologia exerce no processo de aprendizagem dos alunos, sendo assim, precisamos incluí-la como ferramenta pedagógica, pois possui um potencial muito rico para a educação, e é importante avaliarmos que o acesso à tecnologia não é somente no contato com computadores e professores de informática na escola, porém vai muito, além disso.
 	 Percebe-se que nos dias atuais ainda encontramos muitos educadores leigos sobre o uso da tecnologia em sala de aula e esperam encontrar uma maneira para lidar com este desafio. Assim, surge uma questão: a forma que os professores identificam e buscam soluções para enfrentar a inserção do aluno ao mundo digital,pois é necessário que o professor crie um canal de comunicação entre si para que possam estar continuamente trocando informações e experiências,desta forma, o professor ameniza os receios do uso das tecnologias na educação.
Nós, futuros educadores, precisamos estar atentos para as inovações tecnológicas, sendo que só podemos ensinar a prática e a pesquisa de acordo com aquilo que aprendemos. Quando instruímos os nossos alunos sobre estas inovações, é necessário que tenhamos em nossas mãos ferramentas que possam ajudar na mediação e na prática dos alunos. (MORAN, 2000).
Em todos os lados estamos rodeados de ferramentas da tecnologia, nos proporcionando uma construção de conhecimento. Desta forma, entra a importância da educação estar envolvida na preparação deste individuo para este momento tecnológico, momento este de reflexão sobre o papel pedagógico em relação às tecnologias em nosso meio ,onde cada vez mais precocemente está sendo inserida exacerbadamente,e não podemos mais fechar os olhos para esta realidade atual.
2 A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NOS DIAS ATUAIS
2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CONCEITO HISTÓRICO
Ao pensar na educação deste o princípio da história, podemos analisar a mudança que houve, para facilitar as mudanças de metodologias que podemos adquirir. Basta usarmos a inteligência, pois os recursos para trabalharmos estão ao nosso alcance, onde devemos reconhecer que as mudanças educacionais depende de professores autêntico ,intelectuais, e curiosos para apreender o novo.
Faremos uma reflexão dos avanços: para a contagem, o homem já usou pedrinhas e os próprios dedos, fez riscos no chão, marcas em ossos, em pedaços de pau e em placas de barro e até nós em cordões. Uma das ferramentas criada pelo homem para facilitar a contagem foi o ábaco, que se destacou pela sua simplicidade e eficiência. E, com a chegada dos computadores em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, foi o primeiro passo para termos acesso a tecnologia.
Nessa época para programar um computador era preciso saber detalhes de sua construção, por isso quem trabalhava nessas máquinas eram as próprias pessoas que as construíram. Somente no final dessa década foi inventado e instalado um transistor, se tornando mais acessíveis podendo ser operados por profissionais em empresas, sendo assim a engenhosidade humana com o passar do tempo, foi que deu inicio as descobertas tecnológicas.
Com o passar dos anos, os meios tecnológicos foram evoluindo e em 1990, a grande inovação foi a internet, promovendo grandes mudanças, interferindo nas estruturas dos diferentes sistemas e transformando as relações e as comunicações globais.
Facilitando em todas as áreas, em especial a da educação sendo assim ,a tecnologia na educação venho para auxiliar o professor que quer fazer a diferença em sala de aula, tanto no aprendizado quanto ao conhecimento pessoal, intelectual e psicológico das crianças. O meio para ir à busca desta inovação tecnológica está ao nosso alcance, basta querer, investigar e colocar em prática com amor e dedicação reconhecendo que como professores somos o maior mediador deste processo tecnológico

2.2 A TV COMO O PRIMEIRO PASSO PARA A TECNOLOGIA

Antes mesmo de a criança ser inserida no espaço escolar ,ela já tem acesso a tecnologia passando por processos importantes;por familiares e pela mídia eletrônica,no ambiente familiar a criança vai desenvolvendo suas conexões cerebrais,seus roteiros mentais e emocionais e também a linguagem.
A criança também é educada pela mídia inserida dentro da casa de cada família ,principalmente pela televisão, desta forma ela aprende a informar-se e a conhecer o outro,o mundo e a si mesma, a sentir, a fantasiar,a relaxar vendo e ouvindo, tocando as pessoas na tela,pessoas estas que lhe mostram como viver,ser feliz e infeliz,amar e odiar.
No ponto de vista que os primeiros contatos com a tecnologia esta nos primeiros dias de vida da criança ,os pais precisam estar atentos para saber quais os roteiros de imagens que esta criança esta visualizando,já que este é um momento onde ela esta desenvolvendo suas conexões.
 A televisão desenvolve formas sofisticadas multidimensionais de comunicação sensorial ,emocional e racional, facilitando a interação com o próximo.

“A TV fala primeiro do “sentimento”o que você sentiu,não o que você conheceu;as idéias estão embutidas na roupagem sensorial, intuitiva e afetiva.” (MORAN, 2009, p. 33).

Se a educação inicial é feita pelos pais e pela