Buscar

anexo2 (1)

Prévia do material em texto

SENAC- RS
CURSO TÉCNICO SEGURANÇA TRABALHO
ANDERSON WELTER
MOD-A ATIVIDADE 2
Monitorar riscos ocupacionais
TAQUARA- RS
2019
Atividade 2 – SELEÇÃO DO EQUIPAMENTO DE MEDIÇÃO
	SELEÇÃO DO EQUIPAMENTO DE MEDIÇÃO
	RISCO FÍSICO
	RISCO QUÍMICO
	Cite os agentes de riscos no quadro abaixo
	Cite os equipamentos de medição ambiental para monitoramento do agente de risco no quadro abaixo
	Descreva no quadro abaixo o modo de utilização do equipamento de medição (etapas para medição)
Verificações antes do uso;
Preparo do equipamento;
Forma de utilização.
	Cite os agentes de riscos no quadro abaixo
	Cite os equipamentos de medição ambiental para monitoramento do agente de risco
	Descreva no quadro abaixo o modo de utilização do equipamento de medição (etapas para medição)
Verificações antes do uso;
Preparo do equipamento;
Forma de utilização.
	Ruído
	Dosímetro
	- Antes do uso:
Os equipamentos de medição devem estar calibrados e em perfeitas condições eletromecânicas. Antes de iniciar as medições deve-se: Verificar a
Integridade eletromecânica e coerência na resposta do instrumento; Verificar as condições de carga das baterias.
- Preparo do equipamento: Ajustar os parâmetros de medição, conforme o critério a ser utilizado; Efetuar a calibração de acordo com as instruções do fabricante.
- Formas de utilização: colocando o dosímetro de ruído no trabalhador, lembre-se de posicioná-lo obedecendo os padrões da NHO-01.
As medições devem ser feitas com o microfone posicionado dentro da zona auditiva do trabalhador, de forma a fornecer dados representativos da exposição ocupacional diária ao ruído a que é submetido o trabalhador no exercício de suas funções.
No caso de medidores de uso pessoal, o microfone deve ser posicionado sobre o ombro, preso na vestimenta dentro da zona auditiva do trabalhador.
	Gases e vapores
	Bomba Galvimétrica
	- Antes do uso:
As informações referentes a esta coleta estão baseadas na NHO-04.
- Preparo do equipamento:
Realizar o procedimento de calibração, limpeza externa do aparelho; Montar o sistema de calibração de acordo com o método de coleta; Ligar a bomba de amostragem por pelo menos 20 minutos antes de iniciar o processo de calibração, para estabilizar a tensão das baterias; Verificar se a voltagem do módulo de baterias está de acordo com as instruções do fabricante; Realizar medição de vazão.
- Formas de utilização:
Para a coleta individual, devemos prender a bomba ao cinto ou à cintura do trabalhador, passando a mangueira pelas costas e axilas e fixando-a no ombro, junto da zona respiratória. Quando a coleta for estática, devemos montar o tripé no local selecionado e então fixar a bomba nele.
	Calor
	Monitor de IBUTG
	- Antes do uso:
Verificar a integridade eletromecânica e a coerência no comportamento de resposta no instrumento; Verificar a suficiência de carga das baterias para o tempo de medição previsto; Efetuar a calibração de acordo com a calibração do fabricante; Verificar a necessidade de utilização de cabo de extensão para eliminar a influência de interferências inaceitáveis.
- Preparo do equipamento:
Proceder a umidificação prévias dos pavimentos; Evitar que seu posicionamento e conduta interfira na condição de exposição sob avaliação, para não falsear resultados 
obtidos; Adotar medidas para 
impedir que façam alterações no equipamento.
- Formas de utilização:
Para a contagem dos termômetros, devemos posicionar o tripé próximo à fonte principal de calor, com os termômetros na altura de maior intensidade de calor. Quando não for possível definir a altura de maior intensidade de calor, devemos deixar os termômetros na altura do tórax do trabalhador. Devemos posicionar as escalas de medição na direção inversa da fonte de calor, para que possamos verificar as medições, sem que ocorra bloqueio da fonte de calor. As leituras devem ser iniciadas após vinte e cinco minutos (25 minutos) de estabilização das colunas de mercúrio e precisam ser repetidas a cada minuto. Após esse tempo, iniciamos a coleta das informações de temperatura dos termômetros fazendo, no mínimo, três coletas de temperatura durante o período definido para medição.

Continue navegando