Buscar

Resumo Vidros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DE VIDRO
Composição:
- O vidro é um sólido amorfo ou um líquido super resfriado (Nem líquido, nem sólido)
- É feito a partir da: sílica, carbonato de sódio e calor. No entanto sem a adição de cálcio este seria solúvel na água, o cálcio torna-o duro e insolúvel.
Diferenças entre o vidro, float e cristal:
- O vidro e o cristal tem praticamente a mesma composição química e resistência mecânica, a diferença entre os dois encontra-se na aparência e nas propriedades ópticas. O cristal não possui ondulações superficiais, tem menor percentagem de defeitos e não produz distorção de imagens. Já o vidro possui ondulações que são visíveis e produz distorção de imagens.
Vidro na Arquitetura – Tipos:
- Comuns ou estirados;
- Float: Qualidade superior, com menor percentagem de defeitos, sem distorções de imagens.
- Vidros Incolores 
- Coloridos: Cores: Bronze, Verde e Cinza
- Vidros Impressos ou Fantasia: Apresentam padrões ou desnhos na sua superfície. Pode-se aplicar um filme metálico no vidro para lhe dar um aspecto espelhado
- Vidro de Segurança: Possuem resistência mecânica e característica de segurança superiores aos vidros comuns. A norma da NB-226 (NBR 7199) estabelece a obrigatoriedade do uso do vidro de segurança em : Balaustradas, parapeitos e sacadas, vidraças não verticais sobre passagem, claraboias e telhados, vitrines, vidraças voltadaas para o exterior sem proteção adequada até 10 cm do piso para pavimentos térreos e 90 cm para os demais pavimentos. Fora da norma é utilizado também portas de vidro, laterais de vidro que possam ser confudidas com portas, janelas baixa, sacadas, envidraçamento nos banheiros e piscina.
- Vidro Temperado
- Vidro Cerâmico: Este supera as normas quanto à resistência térmica. É ultrafino com um coeficiente de dilatação extremamente baixo.
- Vidro Laminado: Consiste em duas ou mais lâminas fortimente interligadas sob calor e pressão por uma ou mais camadas de Polivinil Butiral (Resina) para que em caso de quebra os fragmentos fiquem presos no Butiral minimizando os risco de laceração.
- Vidro Aramado: Resistente ao fogo sendo consideraddo um material anti chama. É utilizado em portas corta fogo, janelas, dutos de ventilação e passagem para saídas de incêndio.
- Fibras de Vidro: Usado para isolamento térmicos e acústico, são produzidas a partir de vidros de baixa alcalinidade. As utilizadas em eletricidade são produzidas a partir de vidros que não contem óxidos metálicos alcalinos
Espelhos:
- Espelho de vidro revestido de estanho e prata.

Outros materiais