Buscar

Perfuração e instalação de poços artesianos

Prévia do material em texto

Perfuração e instalação de poços artesianos
Não há garantias da vazão de água, mas cuidados na especificação e execução do serviço podem reduzir os riscos da obra
Poços artesianos são obras de engenharia fundadas em estudos geológicos para a captação de águas subterrâneas através da perfuração de grandes rochas que, quando cristalinas, concentram reservas em suas fendas. Os tipos de poços variam conforme a tecnologia empregada, os métodos de proteção ao meio ambiente e de segurança, e o sistema de operação.
	
	Perfuração de poço com profundidade de 850 m, com vazão de água de 150 m3/h e pressão jorrante de 30 m
Num poço artesiano convencional, a água permanece dentro do poço e tem de ser bombeada para a superfície. Já no chamado poço surgente, a água jorra naturalmente, por diferença de pressão com a superfície. De acordo com o método de perfuração empregado, as categorias de poços se distinguem entre aqueles em solos e sedimentos, perfurados pelo sistema rotativo (um fluido estabilizador evita desmoronamento e erosão das paredes do poço, que recebe tubos lisos e filtros); e os poços em rochas duras (granitos, gnaisses, basaltos etc.), feitos pelo sistema rotopercussivo (o fluido é uma mistura de ar comprimido com água e detergente neutro), que dispensa tubulações de revestimento. Há ainda poços mistos, agregando os dois métodos.
Especificação do serviço
O serviço de perfuração e instalação de poços artesianos envolve uma série de tarefas, a começar pelo estudo de avaliação hidrogeológica, feito por geólogo credenciado ao Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) que identifica as probabilidades de haver recursos hídricos no local avaliado. Se a disponibilidade hídrica se mostrar provável, é elaborado então um projeto construtivo da perfuração. 
Em mãos desses dois documentos, inicia-se o processo de obtenção de licença de perfuração. "Do ponto de vista legal, antes de iniciar a obra é preciso fazer solicitação de outorga prévia ao órgão estadual gestor de recursos hídricos. Esse serviço também pode ser prestado por bons fornecedores", diz Everton Luiz da Costa Souza, presidente da Abas (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas). Mas a licença de execução não confere a seu titular o direito de uso dos recursos hídricos. Depois de perfurado o poço e medida a vazão real da água, solicita-se a outorga do direito de uso da água.
Cotações de preços e fornecedores
Para Carlos Alberto Villar, gerente de negócios da Serpal Engenharia e Construtora, a grande dificuldade desse tipo de serviço é o risco da empreitada, que fica por conta de quem contrata: "Você não sabe tudo o que vai ter que pagar, até que a água seja encontrada - se é que será encontrada".
Em geral, as empresas cobram por metro linear escavado, além de um fixo por toda a mobilização de equipamentos. Além da profundidade perfurada, o preço do serviço é determinado pelo diâmetro do poço (medido em polegadas) e pelo seu material de revestimento - se PVC, ferro galvanizado ou aço inox. "Para profundidades maiores que 120 m, o serviço fica com execução complicada; pode acontecer de gastar R$ 30 mil numa perfuração e não encontrar nada."
Segurança no contrato
Se ninguém garante a vazão da água advinda do poço artesiano a ser perfurado, é melhor que cada contratante esteja juridicamente protegido. O contrato deve prever possíveis custos adicionais e condições a serem negociadas entre as partes, caso os objetivos não sejam atingidos. "O contrato discrimina inclusive quem fica responsável pela instalação de recalques e hidrômetros, ou as possíveis formas de pagamento", alerta Souza. Importante constar ainda interferências imprevistas, como rochas que dificultem a perfuração (cláusulas estipulam quem a demolirá). "Outra ocorrência comum são os terrenos arenosos ou argilosos e encharcados, que exigem encamisamento do buraco com anéis metálicos para que a terra não ceda", conta Villar, da Serpal.
Cuidados no canteiro
"O serviço hoje pode ser feito em 12 horas, dependendo da urgência e da necessidade de vazão do cliente e da profundidade do aquífero", afirma Souza. Ao contratante cabe observar se o fornecedor cumpre normas técnicas, se traz geólogo credenciado para acompanhamento dos processos, e ainda exigir o perfeito estado de conservação de todos os equipamentos. Do ponto de vista técnico, decisões erradas no posicionamento de filtros ou na escolha do revestimento para áreas de risco de contaminação da água, como próximo a cemitérios, podem comprometer a qualidade final do serviço. "Toda a checagem deve ser feita entre o contratante e o técnico credenciado do fornecedor." Também pode ser economicamente viável contratar por fora um segundo geólogo para a fiscalização, se a obra e a construtora forem de grande porte.
Normas Técnicas
> NBR 12212/NB 588 - "Projeto para Captação de Água Subterrânea".
> NBR 12244/NB 1290 - "Construção de Poço para Captação de Água Subterrânea".
Checklist
> Para perfuração, faça solicitação de outorga prévia ao órgão estadual gestor de recursos hídricos. Assim que a vazão de água for identificada, será preciso obter outorga para uso.
> Exija que a empresa contratada e seu geólogo ou técnico responsável sejam credenciados pelo Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
> Verifique se o serviço oferecido atende às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para projeto e construção de poços de água para abastecimento.
> Atenção para as cláusulas do contrato, que devem contemplar possíveis imprevistos e seus custos adicionais de execução, além de cláusulas contratuais de garantia do serviço para assistência técnica.
ENTREVISTA > Everton Luiz Da Costa Souza
Serviço regular
Quem faz o levantamento geofísico do local a ser perfurado?
Alguns fornecedores possuem pessoal para realização de estudos geofísicos no local e levantamento das probabilidades da existência de água. Esse serviço, no entanto, também pode ser feito por um terceiro, pesquisador e geólogo de grandes universidades. Ele poderá elaborar o projeto a ser entregue para a empresa contratada, que o apresentará aos órgãos gestores de recursos hídricos para a solicitação da outorga prévia. No entanto, o que mais acontece é que as melhores empresas do mercado, por possuírem técnicos próprios e credenciados, fazem elas mesmas o projeto e a documentação inicial necessária para a autorização dos serviços de perfuração e instalação de poços.
Como deve ser feita a manutenção de um poço artesiano?
Depende do tipo de água encontrada. Se ela for incrustante, poderá fechar os filtros, que ficarão incrustados de sais minerais - e isso reduz a vazão. No caso de águas corrosivas, quem usar revestimentos de ferro galvanizado terá que fazer manutenção constantemente. O melhor, nesse caso, é o PVC ou o aço inox. Uma vez por ano é feita a desinfecção com água sanitária ou outro bactericida. Isso é necessário porque boa parte do tempo o nível da água fica exposto ao desenvolvimento de colônias de musgos e bactérias. Mas o processo é tão simples quanto limpar uma caixa d'água. 
É comum que alguns empreiteiros perfurem poços irregulares para diminuir seus gastos com água durante a fase de obra. Quais são os riscos para práticas como essa?
Essa prática é comum para poços escavados, que são de pequena vazão de água e não são confiáveis do ponto de vista do abastecimento, podendo ser utilizados apenas por curto período de tempo. Isso não acontece com poços artesianos tubulares, bem mais profundos. Quem perfura poços tubulares irregularmente poderá ser notificado e autuado pelo órgão estadual gestor de recursos hídricos, ou até mesmo multado. Aquele que fez a perfuração irregular terá também sua vazão de água comprometida se, nas redondezas, um novo poço tubular, regular, for perfurado - e além de não obter o abastecimento que necessita, não poderá regularizar depois o poço já instalado irregularmente. 
Há áreas proibidas para a perfuração?
Sim, e as razões são as mais diversas, emcada caso. Ribeirão Preto, por exemplo, não pode mais perfurar, por conta da superexploração do aquífero. Há ainda outras situações em que condições geotécnicas são limitantes.

Continue navegando