Buscar

História Antiga Ocidental teste 3

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0493 - HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA OCIDENTAL 
	
	 
	Ref.: 201709307665
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A concepção de Idade Média é carregada de estereótipos, de visões distorcidas. Durante muito tempo, foi analisada como Idade das Trevas. Acerca dessa concepção deturpada do período podemos afirmar que:
		
	
	Está relacionada a uma análise exagerada do mundo em que somente os feitos realizados pelos homens pós descobrimentos merecia algum mérito.
	
	Está associada a uma visão dicotômica de mundo, onde o que aconteceu antes do século XIX não deve ser levado em consideração
	
	Está impregnada de uma concepção religiosa de mundo. Como nesse contexto aconteceram muitos conflitos religiosos, é uma fase tenebrosa da história.
	 
	Está associada a tudo de negativo que aconteceu no período, ou seja, a Inquisição, as heresias e a perseguição aos cristãos pelos pagãos.
	 
	Está relacionada ao contexto Iluminista, onde os homens de então desejavam resgatar tudo de bom da Antiguidade e negar o que os antecedeu imediatamente.
	
	 
	Ref.: 201709147193
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Idade Média já foi vista e chamada de muitas formas, como, por exemplo, pelos homens do Iluminismo, que a tratavam como:
		
	
	Idade dos Bárbaros
	
	Idade da Razão
	 
	Idada das Trevas
	
	Idade do Ouro
	
	Idade da Igreja
	
	 
	Ref.: 201709288546
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O colonato foi uma modalidade de trabalho adotada em Roma a partir do século III. Em linhas gerais, podemos definir tal modelo como:
		
	
	forma de trabalho livre, bem remunerado, mas só possível aos libertos.
	
	forma de trabalho semelhante à escravidão. A única diferença era a possibilidade do trabalhador constituir família.
	 
	forma de trabalho onde o trabalhador recebia terras em troca da realização de atividades em dias específicos. 
	
	forma de trabalho adotada em substituição à servidão coletiva plebeia. 
	
	forma de trabalho compulsório onde o trabalhador ganha um salário mínimo pela produção.
	
	 
	Ref.: 201709665341
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Para definirmos nosso estudo em Idade Média, tomamos como referência os problemas vivenciados por Roma e a desagregação do seu Império. Podemos citar como fatores importantes para o processo de desagregação do Império:
		
	
	o significativo aumento do número de seguidores do Politeísmo. Como a Igreja reprimia seu avanço, a instabilidade política tornou-se insustentável.
	
	o crescente avanço dos exércitos bárbaros. Em grande número e sem armas, venceriam todas as batalhas contra os exércitos romanos.
	
	a constante troca de regime político em Roma. Só no século IV, Roma deixou de ser Império e voltou a ser República duas vezes.
	 
	o Império Romano passava por profundas transformações, os poderes locais resistiam às práticas de dominação romana e havia as disputas entre os centros de poder romanos
	
	a expansão dos domínios islâmicos no Ocidente contestando reiteradamente as fronteiras romanas.
	
	 
	Ref.: 201709665280
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O conceito de Idade Média foi estabelecido ao longo do século XVIII pelos iluministas. Sobre a concepção iluminista acerca do período é correto afirmar que:
		
	
	os iluministas se percebiam como continuadores da Idade Média, por isso a expressão idade do meio.
	 
	os iluministas eram muito críticos em relação ao período, pois julgavam que apenas atrocidades haviam ocorrido.
	
	os iluministas eram entusiastas do período e diziam que Idade Média significava meio, caminho a ser tomado para o esclarecimento.
	
	os iluministas eram admiradores do período e costumavam imitar várias práticas desta época.
	
	os iluministas eram imparciais: entendiam os problemas do período, mas exaltavam as realizações.
	
	 
	Ref.: 201709616220
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A partir da Revolução Francesa (1789), convencionou-se chamar esta temporalidade pelo título de "Contemporânea". Entretanto, em um futuro próximo, o homem pode convencer-se de que a terminologia mais adequada para referir-se a este período seja "Era da Informática" ou outro termo qualquer que destaque a influência desta tecnologia na sociedade. Esta variação no processo de nomeação dos períodos históricos demonstra que:
		
	
	o calendário sempre é pautado por marcos universais e não por critérios de uma cultura específica
	
	que a terminologia pode variar, mas a Revolução Francesa como marco deve estar inalterada
	 
	que só podemos pensar em uma terminologia para o tempo presente no futuro próximo da história
	
	que o termo ¿Era da Informática¿ pode não ser muito apropriado para esta designação histórica
	 
	que os marcos são inventados ou definidos arbitrariamente, mas são úteis para o ensino
	
	 
	Ref.: 201709057955
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"Como todos os homens de todos os períodos históricos, eles [os medievais] viam-se na época contemporânea. De fato, falarmos em Idade Antiga ou Média representa uma rotulação a posteriori, uma satisfação da necessidade de se dar nome aos momentos passados. No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito." 
(FRANCO JÚNIOR, Hilário. Feudalismo. São Paulo: Editora Moderna, 2001) 
Por que os renascentistas cunharam o preconceituoso termo "Idade Média" para denominar o período compreendido entre a Antigüidade e o século XVI?
		
	 
	Porque a quantidade de obras artísticas e literárias da Idade Média foi baixa em relação a Antigüidade Clássica e ao século XVI.
	 
	Porque compreendiam o período medieval como um intervalo entre dois picos de criação artístico-literária: a Antigüidade e o próprio século XVI.
	
	Porque os artistas renascentistas, desejando tornar suas obras mais atraentes aos mecenas, depreciavam os artistas tradicionais com os quais concorriam.
	
	Porque desprezavam o pensamento filosófico medieval, uma vez que este era incapaz de comprovar adequadamente a relação entre Criador e criatura.
	
	Porque não se dedicavam mais ao estudo dos autores medievais, o que os fez acreditarem que nada havia sido produzido antes do Renascimento.
	
	 
	Ref.: 201709280070
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O conceito Idade Média apresenta em sua própria designação uma noção pejorativa. Tal construção mantém relação direta com a ideologia daqueles que construíram esta classificação, o que está devidamente explicitado na opção:
		
	
	os iluministas classificaram a Idade Média como espaço de tempo onde o mundo moderno foi gestado.
	 
	os iluministas do século XVII objetivavam anunciar o "moderno" e resgatar o que havia de bom na Idade Média
	 
	os iluministas consideravam a Idade Média um intervalo entre a Antiguidade e a Idade Moderna que apresentavam.
	
	os iluministas pensaram o conceito de uma idade mediana, mas sem que isto representasse uma visão pejorativa sobre o período.
	
	os iluministas pensaram a Idade Média como um período de continuidade da evolução humana.

Continue navegando