Buscar

Questionário 1 Teoria Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIA POLÍTICA 
Questionário 1
A democracia semidireta tem características semelhantes à democracia que vivemos no Brasil na atualidade. Nela, o povo se manifesta pelo voto direto para todos os cargos do Legislativo e do Executivo, e também por instrumentos criados pela lei para opinar em situações específicas. Um dos instrumentos criados pela lei é o referendum. Das alternativas abaixo, qual corresponde ao outro relevante instrumento da democracia semidireta?
A. PLEBISCITO.
Comentário: outro relevante instrumento da democracia semidireta é o plebiscito. O plebiscito é um instituto que tem suas raízes na Roma Antiga e já tem sido bastante utilizado modernamente, às vezes para obter previamente a opinião do povo sobre uma futura iniciativa legislativa em cogitação. Outras vezes, o plebiscito tem sido utilizado para que se conheça a opinião do povo sobre algum ponto fundamental que se pretende alterar na política de governo. 
A separação dos Poderes proposta por Montesquieu é bastante conhecida de todos nós até porque, com algumas modificações determinadas pelo tempo, permanece semelhante até hoje em muitos países do mundo.
Quais são os poderes propostos por Montesquieu?
A - LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO 
Comentário: Montesquieu propõe que exista um Poder Legislativo para elaborar leis para toda a sociedade e para serem cumpridas em especial pelos governantes. Um Poder Executivo para representar o Estado e fazer cumprir as leis em benefício de todos, e, finalmente, o Poder Judiciário que dá ao governante o poder de punir os crimes ou julgar os conflitos de ordem civil.
Como é denominada a forma de governo em que o indivíduo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até a sua abdicação?
B. MONARQUIA.
Comentário: a monarquia é uma forma de governo em que o indivíduo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até a sua abdicação. A pessoa que encabeça uma monarquia é chamada de monarca. Na monarquia, o governo é comandado por uma pessoa, que é colocada à parte de todos os outros membros do Estado. Existem monarquias em que o monarca detém poderes políticos ilimitados, porém existem outras que são constitucionais.
Complete a lacuna com uma das alternativas abaixo:
A economia política é a ciência que trata do processo de produção, o qual forma a base material da sociedade, com o objetivo de analisar as condições nas quais é possível a geração de um excedente sobre o custo de produção. Nesse contexto, os ______________________________ são eminentemente problemas sociais, portanto, objeto da economia política.
C. PROBLEMAS ECONÔMICOS.
Comentário: economia política é a ciência que trata do processo de produção, o qual forma a base material da sociedade, com o objetivo de analisar as condições nas quais é possível a geração de um excedente sobre o custo de produção, o qual possibilita a construção de uma superestrutura institucional, composta por instituições políticas, legais e sociais. Nesse contexto, os problemas econômicos são eminentemente problemas sociais, portanto, objeto da economia política.
Das alternativas abaixo, qual corresponde à palavra que denomina o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos?
B. CIÊNCIAS POLÍTICAS.
Comentário: Ciência Política é o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos.  Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis.
Para Rousseau, o Estado é resultado de uma associação de membros que conservam sua participação ativa e que obedecem somente as leis que a própria sociedade criou. O governo é subordinado ao povo e o poder será exercido pelos membros da sociedade. A participação política do povo deve ser direta.
As ideias de Rousseau forma fundamentais para qual Revolução:
C. REVOLUÇÃO FRANCESA.
Comentário: as ideias de Rousseau foram fundamentais para a Revolução Francesa e continuam sendo utilizadas por adeptos da democracia participativa e do republicanismo comunitário. Durante a Revolução Francesa, em 1794, seu corpo foi levado para o Panteão de Paris onde foi enterrado ao lado de seu desafeto Voltaire.
Qual foi a Revolução que permitiu a expansão dos negócios e passou a exigir um governo mais forte que apoiasse os mercadores, os banqueiros e os industriais em suas atividades?
E. REVOLUÇÃO COMERCIAL
Comentário: é possível afirmar que a Revolução Comercial permitiu a expansão dos negócios de uma forma tão expressiva, que em consequência, passou a exigir um governo forte que apoiasse os mercadores, os banqueiros e os industriais em suas atividades. Só um governo forte teria condições de garantir a segurança dos comerciantes contra ataques piratas e de bandidos, que se avolumaram com o aumento das riquezas em circulação.  Em outras palavras, um governo forte poderia tornar mais seguras as relações comerciais e, por isso, foi uma ideia apoiada pelo poder econômico da época.
Qual foi o pensador político que teve como marco fundamental a separação entre a virtude política e a virtude moral?
B. MAQUIAVEL.
Comentário: o pensamento político de Maquiavel teve como marco fundamental a separação entre a virtude política e a virtude moral. Ele é o principal responsável pela ruptura com as ideias da ação política orientada pelo sentido divino e, consequentemente, por trazer a política para o campo exclusivo da ação humana. Essa ruptura com o poder oriundo da igreja custou caro para Maquiavel, porque foi da Igreja o uso do termo maquiavélico associado a tudo que é ruim ou perverso.
Qual pensador político classificou o exercício do poder conforme a quantidade de pessoas que o exercerão: se uma só pessoa, se alguns ou se a maioria?
C. ARISTÓTELES.
Comentário: Para Aristóteles:
Exercício do poder por uma só pessoa no interesse de todos = Monarquia.
Exercício do poder por alguns no interesse de todos = Aristocracia.
Exercício do poder pela maioria no interesse de todos = República.
Exercício do poder por uma só pessoa no interesse próprio = Tirania.
Exercício do poder por alguns no interesse próprio = Oligarquia.
Exercício do poder pela maioria no interesse próprio = Democracia.
Qual é a forma de governo típica da coletividade, em que o poder e o exercício da soberania são atribuídos não mais a uma pessoa física, mas ao povo?
D. REPÚBLICA.
Comentário: a palavra república tem origem no latim e significa aquilo que pertence ao povo. Em sentido lato significa exatamente coisa (res) publica. O sentido mais completo, portanto, é tudo o que é próprio da sociedade, que interessa a ela, ou ainda, interesse público. A palavra está presente no nome do Brasil que se chama República Federativa do Brasil. Portanto, compreender o conceito e o sentido de República é fundamental.
TELEAULA 1
Como se chama o conjunto de direitos do indivíduo no plano político, que permite votar e assumir cargo eletivo, assim, interferindo no processo governamental?
C. CIDADANIA.
Das alternativas abaixo, qual corresponde ao regime político em que existe a livre participação dos governados nas decisões fundamentais dos governantes?
D. DEMOCRÁTICO.
Para qual pensador político, a natureza humana seria essencialmente má e os seres humanos deveriam obter os máximos de ganhos a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso?
E. MAQUIAVEL.
Qual é a palavra que denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados e a aplicação desta arte aos negócios internos da nação ou aos negócios externos?
A. POLÍTICA.
Teoria Política	Fevereiro 2019	@temflor

Continue navegando

Outros materiais