Buscar

linha do tempoo 1

Prévia do material em texto

Linha do Tempo
Historia da Arte
Andresa da Glória Ferreira | Design de Interiores | 2018
Pré-história 10.000 a.C. 4000 a.C.
Pré-História é o período do passado da humanidade que vai do aparecimento do homem à invenção da escrita, é a mais antiga representação artística da história do homem.
Está compreendida entre o aparecimento dos primeiros hominídeos e mais ou menos 10000 a.C..
Se divide em:
Período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada (do surgimento da humanidade até 8000 a.C.). Principal característica da arte, temos o naturalismo, pinturas nas cavernas, ou pinturas rupestres de Os animais, e da natureza;
Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida (de 8000 a.C. até 5000 a.C.). Nesse período eles criavam armas e instrumentos com pedra polida, objetos com cerâmica, a fiação, o artesanato e a arquitetura começam a compor o cotidiano;
Idade dos Metais (5000 a.C. até o surgimento da escrita, por volta de 4000 a.C.). Geralmente, as esculturas em metais eram representadas por guerreiros, mulheres cheias de detalhes que mostravam roupas e armas utilizadas no período.
Consistiam principalmente em pinturas e desenhos gravados em paredes e tetos das cavernas.
Deusa da Pesca.
Pintura rupestre no Maciço Kimberley, Austrália.
Zoomorfo (Jacare), no
estado de Tocantins.
Arte Antiga 4.000 a.C. 476 d.C.
 Já haviam vestígios de civilizações bastante avançadas, mostrando estruturas de sociedades escravistas e de servidão coletiva.
O povo era marcado por uma realidade mística: a religiosidade dos egípcios, as buscas gregas pela perfeição, o retorno da natureza humana até a fundação do cristianismo e a religião oficial do Império Romano, por exemplo.
Esse período iniciou com a escrita avançada e se estendeu até a queda do Império Romano do Ocidente.
Arte Egípcia 
A arte egípcia foi marcada pela escrita avançada que consistia na criação de símbolos, os hieróglifos. Sendo politeístas e crendo na vida após a morte, sua arte era voltada para a criação de túmulos para faraós, estátuas de deuses, vasos antigos e uma arquitetura baseada em suas crenças.
Mikerinos Egípcia.
O deus Anubis cuida da múmia de Sennedjem / XIX dinastia.
Grande Esfinge de Gizé.
Arte Grega 
A arte grega representava o homem como centro da perfeição e das obras de arte. Eram realizadas pinturas, estátuas, edificações e outros monumentos que valorizavam o ser humano em todos os aspectos.
Partenon de Atenas.
Ânfora, Exéquias.
Afrodite de Cnido, Praxíteles.
Arte Muçulmana 
Estilo paleocristão, com características helenísticas, romanas e persas, a arte é conceitual e religiosa. Emprego de formas como os arabescos, resultado da combinação de traços ornamentais com caligrafia, que desempenham duas funções: lembrar o verbo divino e alegrar a vista.
Caixa de marfim.
Ascensão de Maomé.
Mesquita de Herat.
Chinesa e Japonesa 
A arte japonesa abrange uma enorme variedade de estilos e meio de expressão, incluindo antiquíssimas cerâmicas, esculturas de bronze, estampados em seda, papel e pergaminhos. Com tem influência com a religião e a natureza.
Ate chinesa procurou sempre, através das suas realizações harmonia com o universo, caracterizada pela serenidade e permanência das formas expressivas e pela rigidez de valores estéticos, a cultura
Recipiente pintado em esmalte e é 
do período do 
imperador Yongzheng.
Pintura retirada do álbum do imperador Yongzheng.
 Katsushika Hokusai.
Templo Nachisan Seiganto – ji.
Idade Média 476 a 1453 
No contexto histórico que começou na Europa, o Império Romano do Ocidente sofreu uma invasão bárbara, no século V, e houve uma decadência da cultura. Seus princípios eram diferentes dos pregados na arte greco-romana e essa arte se baseou no decorativismo, sem nenhuma preocupação com as figuras humanas. Até o governo de Carlos Magno a cultura greco-romana quase desapareceu.
A Igreja Católica influenciou bastante na arte medieval. Ensinamentos da Bíblia eram reproduzidos nas pinturas, nos vitrais das igrejas, em livros e esculturas. Eles eram criados para ensinar a população sobre religião, pois a maior parte das pessoas eram analfabetas, sendo a educação, um privilégio apenas da nobreza. Depois da morte de Carlos Magno, as atividades culturais deixaram de ser o centro do Império, sendo realizadas apenas nos monastérios.
Período Românico 
A arte românica era um estilo artístico criado dentro de oficinas e surgiu nos séculos XI e XII, na Europa. Deixou vestígios de sua arte, principalmente, na arquitetura, que era uma das mais valorizadas no período, com a criação de grandiosas basílicas românicas que muitas vezes eram chamadas de fortaleza de Deus e castelos.
Igreja Notre-Dame la Grande de Poitiers, França.
Altar da Igreja de Santa Maria de Aviá em Barcelona.
Tímpano da catedral de São Lázaro em Autun, França.
Período Gótico 
A arte gótica prevaleceu no século XVI quando os bárbaros invadiram o Império Romano. Era caracterizada pela criação das abóbadas de arcos cruzados, arcos quebrados, vitrais, dentre outros. Na pintura, o destaque maior eram a reprodução da realidade.
Catedral de Milão, Itália.
Políptico de Coroação da Virgem, de Gentile da Fabriano.
A Visitação e a Sinagoga. Catedral de Friburgo.
Período Bizantino 
Arte Bizantina expressa especialmente o caráter religioso. Além disso, o imperador era uma figura de referência sagrada uma vez que desempenhava o seu papel de governante em nome de Deus, tal como era propagado na época. Assim, muitas vezes se encontra mosaicos que retratavam o imperador e sua esposa entre Jesus e Maria. Os artistas da época não tinham liberdade para se expressar.
Basílica de São Vital.
Mosaico.
Renascimento século XV 
 O Renascimento é um período da história da arte que revolucionou várias áreas do conhecimento, trazendo novamente o retorno da arte greco-romana. A pintura renascentista foi uma das que se destacou, revelando grandes talentos e obras de artes impressionantes.
Catedral Santa Maria dei Fiori, Bruneleschi, Florença.
A Madona e o Menino, de Giotto di Bondone.
Pietà, de Michelangelo Buonarroti.
Barroco século XVIII
 O Barroco teve inicio na Itália e foi uma arte focada na valorização dos elementos das artes anteriores e também das emoções e sentimentos humanos. Foi neste período que aconteceu a Reforma Protestante e a Contrareforma que influenciou muito neste estilo.
Galeria dos espelhos, Versalhes, França.
O Êxtase de Santa Tereza, Gianlorenzo Bernini.
A Assunção da Virgem Maria, de Rubens.
Arte Moderna século XIX
O período inicia na Revolução Francesa (1789), fato esse que modificou toda a história política e social da França, com as diversas manifestações artísticas que surgiram, e vai até os dias atuais. Os principais acontecimentos que marcaram foram:
- Revolução Francesa;
- Primeira Guerra Mundial;
- Segunda Guerra Mundial;
- Guerra Fria.
A globalização já estava acontecendo e o iluminismo, uma corrente filosófica que acreditava na razão do homem e não na religiosidade se propagou. Foi também nesse período que ocorreram as Grandes Guerras e a revolta de artistas através da arte.
Impressionismo 
O Impressionismo foi um importante movimento que transformou a arte do século XX. Se baseava na observação minuciosa da luz sob os objetivos, suas variações e como elas poderiam aparecer na tela dos pintores impressionistas.
Ele mostrou os sentimentos humanos e suas preocupações no início do século XX. Deformação da realidade, pessimismo em relação ao mundo, fuga das regras tradicionais da arte, melancolia, linhas e cores. 
Expressionismo
Nenufares, de Claude Monet.
Mulheres no Jardim, de Claude Monet.
Metrópole, de George Grosz.
O Dia Seguinte, de Edvard Munch.
Cubismo 
Buscavam mostrar os objetos como se estivessem abertos, utilização de poucas cores, definição de um tema apresentado em todos os ângulos, perda da realidade, sendo impossível reconhecer as figuras.
O futurismo é um estilo influenciado pelo movimentoliterário Manifesto Furista, usavam cores, retas, curvas que dessem ideia de velocidade.
Futurismo
Grande Perfil, de Pablo Picasso.
Mulher Jovem, de Pablo Picasso.
Desenvolvimento de uma Garrafa no Espaço, de Umberto Boccioni.
Trem Vermelho Cruzando a Vila, de Gino Severini.
Surrealismo 
Eram representações ilógicas do subconsciente, como imagens vistas em sonhos ou alucinações. Às vezes, representavam aspectos da realidade em excesso, com elementos inexistentes.
Os artistas retratavam o dia a dia das grandes cidades norte-americanas, relacionando a arte com a vida comum. O tema dessa arte eram símbolos da grande massa consumidora e da era industrializada, ou seja, aquilo que fazia sucesso.
Pop Art
Autorretrato com Colar de Espinhos e Beija Flor, de Frida Kahlo.
Os Amantes, de René Magritte.
Autorretrato, de Andy Warhol.
Triple Elvis.
Dadaísmo 
Elementos fugiam do racional e eram combinados por acaso, os artistas negavam a sua cultura e representavam um protesto, com críticas e sátiras à desordem da Europa, utilizavam a colagem para retratar o estilo, princípio do automatismo psicológico, proposto por Freud, em que “os atos praticados pelos homens são automáticos e independentes de um encadeamento de razões lógicas.
Objeto Indestrutível, de Man Ray.
Com Ruído Oculto, de Marcel Duchamp.
A Mulher Monóculo, de Francis Picabia.
Arte Contemporânea século XX e XXI
É uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, mais precisamente após a Segunda Guerra Mundial, e se prolonga até aos dias atuais, período esse denominado de pós-modernismo, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras.
Ela se caracteriza principalmente pela liberdade de atuação do artista, que não tem mais compromissos com as escolas e as técnicas usadas dentro da arte. A arte de rua, influenciada pelo grafite e pelo movimento hip-hop, e o design geométrico também tem grande destaque na época, consolidando a ideia de arte contemporânea. Busca a originalidade e o que é mais inovador, utilização das modernas tecnologias.
Assemblage 
O termo origina-se do francês e significa montagem. o artista une objetos, por colagem ou encaixe, expressando o seu imaginário.
Nos EUA, durante o século XX, há o surgi um gênero de arte chamado Performance Art, resultante da síntese do teatro, cinema, dança, poesia, música e artes plásticas.
Performance
Assemblagens de Arthur Bispo do Rosario.
Performance do americano Than Hussein Clark na Art Basel, da Suíça, alia teatro, dança, som e poesia.
21
Arte Mídia
É mais que a mera utilização de câmeras, computadores e sintetizadores na produção de arte, ou a simples inserção da arte em circuitos de massa como a televisão e a internet.
O termo “land art”, se traduzido, corresponde a “arte da terra” tendo como principal característica a utilização de recursos provenientes da própria natureza para o desenvolvimento do produto artístico. Critica a indústria cultural, a industrialização e racionalidade formal.
Land Art
Obras de Diana Domingues.
Instalação 
É uma forma de arte que utiliza a ampliação de ambientes que são transformados em cenários. Pintura, escultura e outros materiais são usados conjuntamente para ativar o espaço arquitetônico. O espectador participa ativamente da obra e, portanto, não se comporta somente como apreciador.
Leviathan, Anish Kapoor, 2011, Grand Palais, Paris.
Guarda-Chuvas (The Umbrellas), Christo e Jeanne-Claude, 1991, Japão e Califórnia.

Continue navegando