Buscar

TOXICOLOGIA DO TRABALHADOR ESTUDO DE CASO

Prévia do material em texto

UNIVERDADE E 
STÁCIO DE SÁ
PÓS EM ENFERMAGEM DO TRABALHO
ESTUDO DE CASO
TOXICOLOGIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR:
CIGARROS ELETRÔNICOS: MARKETING VS SAÚDE PÚBLICA
TUTOR: PROF.LUIZA VILLARINHO PEREIRA MENDES
Piracicaba
2019
REFERÊNCIA: QUELCH, John; RODRIGUEZ, Margaret. Cigarros Eletrônicos: Marketing Vs Saúde Pública. Havard Business School, 2014.
 1. Acontecimento sobre cigarros eletrônicos
 
 Conforme cita o autor no ano de 2013, estava surgindo um debate sobre saúde publica com relação a cigarros eletrônicos, “e-cigarretes”. Este cigarro estava sendo confeccionados como forma alternativa mais segura para cigarros e tabaco, os cigarros eletrônicos levam a nicotina á usuários através da vaporização de cartuchos químicos, ao invés de da combustão de tabaco. “Em 2012, vendas de varejo de cigarros eletrônicos foram de $1,7 bilhão no EUA e foi esperado que chegasse á $3 bilhões em 2013.”
 
As cigarrilhas eletrônicas são menos tóxicas que os cigarros de tabaco, além de não transmitir fumo passivo. Pesquisadores estavam preocupados com os ricos á saúde pública que o cigarro eletrônico poderia causar, apreensivos se poderia ser uma porta de entrada para os jovens fumarem cigarros de tabaco, devido ao vicio que a nicotina pode causar no indivíduo.
2. Como surgiram os cigarros eletrônicos 
De acordo com o leitor o surgimento de cigarrilhas eletrônicas foi aclamado como tecnologia que perturbadora que revolucionária o consumo de nicotina.
 
 O tabaco eletrônico possibilitava aos fumantes a experiência de tragar a fumaça sendo chamada como vaporizar. Segundo Goldman Sachs os cigarros eletrônicos foram considerados uma das “Oito principais tecnologias mais perturbadoras para se observar.” O que se esperava era que em 2020 os tabacos eletrônicos atingissem as vendas de $ 10 bilhões, 10% do volume de vendas e 15% de proveitos para todas as indústrias de cigarros.
 Parte da súplica de cigarros eletrônicos para fumante foi o valor barato relacionado aos cigarros de tabaco. Em 2013 as cigarrilhas eletrônicas estavam sendo vendidas em lojas de conveniências, farmácias, lojas de bebidas/especialidades e em quiosques de shopping.
3. Cigarrilhas de tabaco: Um mercado de declive.
 A comercialização de cigarros de tabaco sofreu uma queda nos EUA reduziu em 27% entre 2000 e 2011. Portanto aumentaram os valores de venda no varejo, o governo dos EUA aumentou o imposto taxado por maço, sendo esperado á caída nas vendas de 7% no período de cinco anos entre os anos 2011 3 2016.
 As propagandas estavam sendo proibidas pelos federais de publicar certos tipos de exposições sobre o cigarro, por causa das restrições de publicidades, sendo assim começaram á realizar ofertas de ponto de venda. As cigarrilhas de tabaco eram vendidas em todos os tipos de lugares, no entanto a compra online foi totalmente proibida.
Estudo publicado pelo comitê cientifica independente em drogas descobriu que o cigarro de tabaco causa mais danos que anfetaminas ou cannabis. O fumo tradicional contribui para o crescimento de doenças do coração, derrame, câncer e doenças do pulmão. Nos EUA mais de milhões de pessoas eram fumantes de cigarros. O fumo passivo nos EUA matou aproximadamente 400.000 pessoas
Uma pesquisa realizada pela faculdade de Catarina na Itália revelou que cigarrilhas eletrônicas poderiam ajudar no abandono para alguns fumantes. Assim diz o autor, que entre 2010 e 2012, pesquisadores rastrearam 300 fumantes que ganharam cigarros eletrônicos para ajudá-los a parar de fumar. Segundo o texto em média 8,7% dos participantes não fumavam mais cigarros tradicionais. Outro estudo descobriu que as cigarrilhas eletrônicas são mais eficazes do que adesivo para parar de fumar.
4. Considerações finais.
Para finalizar podemos refletir que os cigarros eletrônicos conforme o texto explica, foi um passo para a diminuição dos fumantes tradicionais, até mesmo seu abandono. O cigarro eletrônico foi nomeado como uma tecnologia perturbadora, porém se compreende que era menos prejudiciais a saúde. O desenvolvimento da criação dos cigarros eletrônicos foi uma maneira de diminuir o consumo dos cigarros tradicionais e do tabaco para a atenuação aos ricos á saúde.
Local: Biblioteca da disciplina.

Continue navegando