Buscar

QUÍMICA Funções Inorgânicas

Prévia do material em texto

Química Geral
Professora: Karoline Torres 
Aluno(a): __________________________________________________________
FUNÇÕES INORGÂNICAS - ÁCIDOS
Segundo Arrhenius, é toda substância que, em solução aquosa, se ioniza e produz como cátions somente íons H+ (ou H3O+).
HIDRÁCIDOS – Não possuem oxigênio em sua constituição. A nomenclatura é feita da seguinte forma: Ácido [nome do elemento] + ídrico. São voláteis, e em geral fracos. Exceções: HCl > HBr > HI > HF.
OXIÁCIDOS – Possuem oxigênio na sua constituição. São ácidos fixos, exceto HNO2 e HNO3. Força dos oxiácidos: (nº de oxigênio) – (nº de "H" ionizável) = x, se x = 2 ou 3 o ácido é FORTE, se x = 1 ácido MODERADO, se x = 0 é um ácido FRACO. A nomenclatura é feita de acordo com o NOX do elemento central, da seguinte forma: +1 = Ácido hipo[elemento]oso, +2 ou +3 = Ácido [elemento]oso, +4, +5 ou +6 = Ácido [elemento]ico, +7 = Ácido per[elemento]ico.
Propriedades: Possuem sabor azedo, mantêm incolor uma solução de fenolftaleína, colorem de vermelho uma solução de alaranjado de metila, tornam amarelo o azul de bromotimol, tornam vermelho o indicador universal, ao reagirem com bases, sempre se formam sal e água (REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO).
Ácidos mais comuns:
HCl - Comercializado impuro com o nome de ácido muriático, é usado na limpeza de superfícies metálicas antes da soldagem dos respectivos metais. 
H2SO4 – É utilizado na fabricação de fertilizantes, nas baterias de automóveis, e em processos da indústria petroquímica, fabricação de papel, corantes, etc. As chuvas ácidas em ambientes poluídos com SO2 contêm H2SO4 e causam grande impacto ambiental.
HNO3 - Fabricação de explosivos, como nitroglicerina e TNT. Componente das chuvas ácidas em ambientes poluídos com óxidos do nitrogênio.
H3PO4 - Os seus sais (fosfatos) têm grande aplicação como fertilizantes na agricultura, além de ser usado como aditivo em alguns refrigerantes.
CH3-COOH - É o ácido de vinagre, produto indispensável na cozinha.
HF - É usado para gravar sobre vidro.
H2CO3 - É o ácido das águas minerais gaseificadas e dos refrigerantes. 
BASES
Segundo Arrhenius, é toda substância que em solução aquosa libera o ânion (OH-), hidroxila. A nomenclatura é feita da seguinte forma: Hidróxido de [elemento]. São substâncias em geral insolúveis, exceto as bases de metais alcalinos (solúveis), NH4OH (solúvel), Ca(OH)2, Ba(OH)2 e Sr(OH)2 (parcialmente solúveis). A força de uma base está relacionada com sua solubilidade, bases solúveis são fortes. 
Propriedades: Colorem de violeta uma solução de fenolftaleína, mantém alaranjada uma solução de alaranjado de metila, mantém azul o azul de bromotimol, tornam azul o papel de indicador universal.
Bases Mais Comuns: 
Hidróxido de cálcio – Cal hidratada.
Hidróxido de magnésio – Leite de magnésia.
Hidróxido de potássio – Corrosivo e altamente reativo com ácidos.
Hidróxido de sódio – Soda cáustica, amplamente utilizada na fabricação de papel, tecidos, detergentes e alimentos. 
ÓXIDOS
Compostos binários que tem o oxigênio como elemento mais eletronegativo. A nomenclatura se dá da seguinte forma: Óxido de [elemento], para elementos com NOX fixo; e Óxido de [elemento] + “ico” ou “oso” para elementos com NOX variável (ico para o maior NOX, e oso para o menor).
ÓXIDOS BÁSICOS – Óxidos de metais alcalinos, alcalinos terrosos, ou de metais com nox baixo. Reagem com água formando bases, e com ácidos neutralizando-os.
Exemplos: FeO + H2O  Fe(OH)2
Na2O + 2HNO3  2NaNO3 + H2O
Cu2O + 2HCl  2CuCl + H2O
ÓXIDOS ÁCIDOS – Óxidos de ametais. Reagem com água formando ácidos, e com bases formando sal e água (reação de neutralização).
Exemplos: SO2 + H2O  H2SO3
P2O5 + 3H2O 2H3PO4
N2O3 + Ba(OH)2  Ba(NO2)2 + H2O
ÓXIDOS ANFÓTEROS - São óxidos de metais de transição e semi-metais (Pb, Zn, As, Sb e Sn), que apresentam número de oxidação igual a +3 ou +4, capazes de reagir tanto com ácidos quanto com bases, fornecendo sal e água.
Exemplos: ZnO + H2SO4  ZnSO4 + H2O
ZnO + 2KOH  K2ZnO2 + H2O
Al2O3 + 6HCl  2AlCl3 + 3H2O
Al2O3 + 2NaOH  2NaAlO2 + H2O
ÓXIDOS NEUTROS – São óxidos que não apresentam características ácidas nem básicas. Não reagem com água, nem com ácidos, nem com bases, o que não significa que sejam inertes. Formados por não-metais ligados ao oxigênio, geralmente apresentam-se no estado físico gasoso. Exemplos: CO, NO, N2O, H2O.
ÓXIDOS MISTOS - São aqueles que originam dois sais ao serem aquecidos. Quando se reage um óxido duplo com um ácido, o produto formado é composto de dois sais de mesmo cátion, mas com nox diferentes, e mais água. Exemplo: Fe3O4 +8 HCl 2FeCl3 + FeCl2 + 4H2O
PERÓXIDOS - São os óxidos formados por cátions das famílias dos metais alcalinos e alcalinos terrosos e pelo oxigênio com nox -1. Um exemplo é o peróxido de hidrogênio (H2O2), componente da água oxigenada. Sua aplicação se dá em cortes e feridas que correm o risco de infecção bacteriana.
SAIS
Composto resultante da neutralização de um ácido por uma base, com eliminação de água. É formado por um cátion proveniente de uma base e um ânion proveniente de um ácido. A nomenclatura dos sais é feita da seguinte forma: [nome do ânion] + de + [nome do cátion].
Como já foi dito o sal é o produto da reação de neutralização de um ácido e uma base. Se esta reação acontece consumindo todos os reagentes, o sal formado é chamado de sal normal, caso haja neutralização parcial do ácido o sal formado terá H ionizável e será chamado de hidrogenossal, e caso haja neutralização parcial da base o sal formado apresentará o ânion OH- ao lado do ânion do ácido, e será chamado de hidróxi sal. 
Sais mais comuns:
NaCl- Presente na alimentação, usado na obtenção de misturas refrigerantes (a mistura gelo + NaCl(s) pode atingir -22°C), e na medicina sob forma de soro fisiológico (solução aquosa contendo 0,92% de NaCl).
NaNO3 – Utilizado como fertilizante, e na fabricação da pólvora.
Na2CO3 – Utilizado na fabricação de vidro (Barrilha + calcário + areia) e de sabões.
NaHCO3 – Utilizado na fabricação de antiácido estomacal, fermento químico, e extintores de incêndio.
CaCO3 - É encontrado na natureza constituindo o calcário e o mármore, é utilizado na fabricação de CO2 e CaO.

Continue navegando