Buscar

FILOSOFIA Aula 02 (16-03-2015)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é Ler?
Ler não se baseia somente na interpretação de textos, mas também na leitura do nosso dia-a-dia, nosso modo de viver. Analisar o que acontece ao nosso redor também passa a ser uma leitura. Toda vez que identificamos significado em algum acontecimento, alguma atitude, escrita ou comportamento, estamos praticando a leitura.
Tecnicamente divide-se em leituras Críticas e por Prazer. A leitura crítica, que intensifica a capacidade de racionar do leitor, também é a leitura que desenvolve a imaginação do mesmo quanto ao campo que está analisando mentalmente. Ele dá suas próprias opiniões em pensamento, visando uma compreensão mais profunda do que está lendo.
Já a Leitura por Prazer é uma leitura mais subjetiva, que nos empolga, emociona e alimenta nossas fantasias. Leituras amarosas, dramáticas e aventuras tornam-se mais emocionantes nesse tipo de leitura, onde encontramos angustias, alegrias e em alguns casos sofremos junto com o narrador ou autor da obra. É uma leitura que nos conecta com o livro, totalmente diferente da leitura Crítica, que nos faz pensar a respeito, analisar e criar situações.
Qual tipo de Leitura é mais Adequado a Filosofia?
	Uma leitura Crítica é mais adequada para quem busca um real entendimento do que se trata a Filosofia, porém, será inevitável que para a Filosofia ser compreendida sejam necessárias leituras com prazer sobre o tema. Você ler e compreender pensamentos, opiniões e análises de grandes autores de todos os tempos, fará com que você tenha uma reação mais crítica não só sobre a Filosofia, mas sobre sua vida de modo geral.

Continue navegando

Outros materiais