Buscar

Educação infantil 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Mauricio de Nassau
Curso: Pedagogia - EAD
Disciplina: Educação Infantil
Professor: Charles Martins
Tutor: Andreon Silva
Aluna: Antonia Cristina de Castro Silva
Atividade contextualizada
 Quando meus irmãos eram pequenos, isso há mais de quarenta anos atrás, não existia creches, não onde morávamos. Minha mãe tinha que trabalhar e eu ficava com meus irmãos! Não se falava em creches, as mulheres deixavam seus filhos em casa com seus irmãos mais velhos ou os deixava nas casas das vizinhas, principalmente quando os pais iam demorar o dia todo fora de casa.
As mães quase não saiam, e aquelas que tinham que trabalhar deixava seus filhos ou os levavam.
 E hoje tudo mudou, e mudou pra melhor! Temos em cada bairro, distrito ou Zona Rural uma creche, para poder deixar suas crianças e trabalhar.
 A creche nos dias atuais desenvolve um papel fundamental da vida de muitas famílias brasileiras, pessoas que muitas vezes não tem um parente e nem aderente para deixar seu filho ou filhos. 
 As famílias que deixam suas crianças na creche, são pessoas humildes, pais e mães que saem para trabalhar e passam o dia todo fora de casa, assalariados que não dispõe de recursos para pagar alguém para ficar com seus filhos ou ainda não tem como pagar um colégio integral. 
 Considero a creche um lugar de aprendizado, de cuidado e por isso precisa ter boas acomodações e ser um ambiente agradável para proporcionar bem-estar a crianças.
 As condições ambientais da creche têm um impacto poderoso na criação das crianças, isso implica na forma de como elas vão se socializando e adquirindo conhecimento. Pôquer em cada fase do relacionamento entre crianças, educadores e família repercute na sociedade. 
 As crianças que hoje frequentam uma creche, são as crianças que os pais trabalham fora, são crianças de periferias e bairros pobres, crianças pequenas que ainda não frequentam a escola, crianças cuja os pais não podem pagar alguém para ficar com seus filhos. Mas será que só as crianças de periferias ficam em creches? Não! Hoje existem creches particulares que recebem crianças, porque seus pais também trabalham fora e se é de deixar com uma empregada, deixam em creches que na minha opinião é melhor! Pois a criança estará aprendendo melhor com seus coleguinhas, estará aprendendo a se socializar com os outros e tantas outras coisas mais.
 Acho que não há diferença nem uma das crianças de hoje para as de antigamente, são crianças bem espertas, seguras de que seu pais voltaram para pegá-las depois de seus expedientes. 
Fonte de pesquisa:
https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2008/11/20/psicologo-ressalta-importancia-das-creches-no-desenvolvimento-das-criancas
http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2009/11/creches-ajudam-no-desenvolvimento-fisico-e-psicologico-da-crianca

Outros materiais