Buscar

caso concreto direito civil2

Prévia do material em texto

Matheus é dono de um renomado restaurante no Bairro do Leblon, na Cidade do Rio de janeiro. A especialidade do estabelecimento e a produção de pratos confeccionados com batatas como ingrediente principal de seus pratos. Para a manutenção dessa qualidade, precisa reabastecer a cada oito dias sua dispensa. 
Luccas é proprietário de um grande hortifrúti na mesma região do restaurante de Matheus e dele recebe um email propondo acordo que por determinado preço, Luccas forneça a cada oito dias, duas arrobas de batatas. Luccas responde dando o aceite e na primeira data aprazada para a entrega, faz a entrega da seguinte maneira: uma arroba de batata doce e outa arroba de batata inglesa.
 a) Você consegue visualizar obrigações entre Luccas e Matheus? 
 b) Matheus pode reclamar da entrega mista feita por Luccas? 
Questão objetiva. 
João contrata Pedro para realizar durante o feriado próximo de 7 de Setembro pintura de seu apartamento. Pedro aceita e João diz que pagará 5 mil reais pelo trabalho.
Estamos falando de obrigações por ambas as partes 
Existe nesse caso, obrigação de fazer. 
Nesse caso, não podemos falar de obrigações.
IV. 	Obrigações podem ser bilaterais ou plurilaterais. 
a) As assertivas I, II e IV estão corretas.
 b) As assertivas II, III e IV estão corretas. 
c) As assertivas I e III estão corretas. 
d) As assertivas II e III estão corretas.
Leandro é proprietário de um imóvel na Barra da Tijuca embora resida em outro, também de sua propriedade em Vargem Grande. Para não deixar o imóvel desocupado e passível de sofrer ocupação por sem tetos, decide alugar o bem.
O advogado que elabora a seu rogo o contrato de locação do imóvel, estabelece ao locatário a obrigação de pagar pelos 36 meses do contrato o IPTU relativo ao bem. 
Felipe, locatário anui com o contrato na íntegra. 
a) Qual a obrigação contida na cláusula do pagamento do IPTU pelo locatário? 
b) Após assinatura do contrato, Felipe se arrepende e se recusa a apagar o IPTU. Procede a alegação do locatário? 
Questão objetiva. A obrigação propter rem:. 
a) Acompanha a coisa 
b) Acompanha a pessoa. 
c) É hibrida 
d) Acompanha pessoa ou bem, dependendo da circunstância
Sophia é proprietária de uma franquia de lanches que funciona dentro do Campus da Universidade Estácio de Sá. Oferece num painel em sua lanchonete; meia dúzia de modalidades de sanduiches, pao de queijo e salgados além de cafés, sucos naturais variados e refrigerantes. Bianca é aluna nova do Campus e pessoa adepta á dieta de restrição alimentar para manter a forma física. 
Bianca, ao chegar cedo na faculdade indaga de Sophia se ela poderia lhe fornecer um sanduiche feito em pão integral e um suco de abacaxi. Sophia anui e produz o lanche. 
Após consumir, Bianca paga o preço convencionado e recebe a nota fiscal. 
a) Identifique, na lei e jurisprudência, obrigações contidas na situação supracitada? 
b) O que aconteceria se Sophia alegasse que essa semana somente teria bebidas como produtos para consumo? Caberia alguma reclamação de Bianca 
Questão objetiva. 
Marcio assume voluntariamente com Ana, mediante pagamento certo, prévio e semanal o compromisso de manter aparado o jardim e fazer o tratamento da água da piscina da residência da mesma. Nessa situação estamos falando de:
 a) Obrigação de dar
b) Obrigação de restituir
 c) Obrigação de meio 
d) Obrigação de fazer
Antônia é uma mulher de 40 anos, 1.85 de altura e 60 quilos. Algumas pessoas de sua convivência e parentela comentam que desde a adolescência Antônia guarda forte semelhança física e fisionômica com a apresentadora Xuxa Meneguel. 
Fielmente alicerçada nessa crença Antônia procura um cirurgião plástico conceituado que lhe afirma em consulta, pode realizar procedimento cirúrgico plástico no corpo e face que lhe deixariam idêntica à apresentadora, possibilitando que Antônia inclusive tire proveito econômico da circunstância, posto poder atuar como cover ou duble da própria Xuxa. 
Ante a afirmação, Antônia anui com o contrato medico, paga o valor estabelecido e ao longo de dezoito meses é submetida `a várias internações e cirurgias. 
Ao final o resultado é um fracasso. 
Antônia passa a ser motivo de chacotas e desprezo que resulta em forte depressão.
 Em virtude de todos os fatos expostos, Antônia decide processar o médico alegando dano. 
a) A história de Antônia e do cirurgião medico pressupõe quais modalidades de obrigação? 
b) Prosperará o pleito aduzindo o dano ¿ 
Questão objetiva.
 Miguel sofre um acidente de carro que inutiliza seu veículo. Apesar da cobertura do seguro, não possui o benefício de carro reserva. Em face do exposto, procura uma locadora de veículos e aluga um pelo período de 10 dias, Ao final desse prazo Miguel terá:
 a) Obrigação de dar 
b) Obrigação de restituir 
c) Obrigação de meio 
d) Obrigação de fazer
Marina contratou em 2007 plano de seguro saúde com a Empresa Bem Viver. No referido contrato além de marina, constavam como dependentes seu marido e três filhos onde pagamentos mensais, sucessivos e renováveis seriam pagos a Empresa. 
Por serem todos os membros da família portadores de impecável saúde, nunca fizeram uso do plano de saúde até a presente data, o que, no entendimento da Marina e sua família seria motivo de restituição ou reembolso a ser feito por esses 11 anos de serviços nunca utilizados. 
Nessa linha de raciocínio, Marina exerce sua pretensão, ajuizando ação para ter devolução dos valores pagos e nunca utilizados pela Empresa Viver Bem sob alegação de enriquecimento ilícito. 
a) Quais as modalidades de obrigações presentes nesse contexto? 
b) Prosperará o pleito aduzindo o enriquecimento ilícito e devolução de valores ¿ 
Questão objetiva. 
Paulo é locatário de Zebedeu, um homem idoso e sem parentes. O acordo contratual de ambos prevê que Paulo mensalmente, até o dia 10 faça pessoalmente, em espécie o pagamento a Zebedeu. 
No último mês Zebedeu, que nunca foi correntista em nenhum banco, sofre um derrame e entra em coma e Paulo por sua vez fica sem ter a quem pagar pela locação. Agoniado, recorre a você, advogado para que o aconselhe. Quanto ao Pagamento da mensalidade você orienta:
 a) Não pagar. Aguardar o locador sair do coma.
 b) Fazer um deposito desses valores em juízo 
c) Não se preocupar porque o estado do locador desobriga o locatário 
d) Entregar as chaves do imóvel a um vizinho do locador, devolvendo o imóvel
Carla e Paulo são pais de Beto, menor púbere, atleta profissional do Club de Regatas Vasco da Gama onde percebe o valor mensal de 25.000,00 (vinte e cinco mil reais ) mensais. Os pais de Beto são divorciados e em virtude das atividades profissionais de Paulo, que não trabalha no Rio de Janeiro, ficou estabelecida judicialmente a guarda unilateral do menor em favor da mãe, cabendo ao pai ficar a cada 15 dias com a visitação durante o final de semana. 
Durante um dos finais de semana de Paulo, Beto sai com amigos e namorada e vai numa festa de aniversário. Lá chegando é reconhecido como jogador de futebol profissional por outros convidados da festa de origem rubro negra que decidem provocar o rapaz que por sua vez não aceita a brincadeira revidando violentamente. 
Durante o ato de fúria, ataca uma jovem e lhe causa trauma físico que resulta em internação da moça em estado grave. Ademais destrói todo o ambiente da festa, acabando com a mesma. 
Os donos da festa e os pais da jovem agredida resolvem promover medidas de natureza criminal e cível. No que tange ao nosso estudo civil responda: 
a) Quais as responsabilidades e serem arguidas nessa situação e onde serão inseridos os pais de Beto?
 b) O instituto da guarda é relevante aqui ¿ O fato de estar sob a responsabilidade do pai embora a guarda seja da mãe muda alguma coisa ¿ A situação financeira do menor é relevante¿ 
Questão objetiva. 
Patrícia vende roupas e perfumes como meio de subsistência entre suas colegas de faculdade. Como vende entre pessoas amigas, por habitualidade estabelece parcelamentos e credito a varias conhecidas.Luciana , em Maio de 2018 faz uma compra de 4000,00 (quatro mil reais) com Patricia e acordam o pagamento em 4 vezes de 1000,00 (hum mil reais) a serem pagos a partir de Junho. 
No mês de Agosto, Patricia adquire nova coleção e Luciana decide comprar mais 2000, 00( dois mil reais) e acordam o seguinte: faltam 2000,00 do primeiro acerto que somados a nova compra somam 3000,00 (três mil reais) a serem pagos em duas parcelas, em Setembro e Outubro no valor de 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) 
Quanto ao Pagamento da mensalidade, aqui aconteceu: 
a) Dação em pagamento 
b) Consignação em pagamento
 c) Remissão 
d) Novação
O síndico do Condomínio Cometa contratou, por deliberação tomada em assembleia, a Empresa X para realizar reforma e pintura de toda a fachada externa do prédio sem porem realizar licitação previa posto o proprietário da Empresa X ser seu genro, em obra a ser realizada em 90 dias para atender as necessidades dos condôminos que seria a de passar o natal com toda a edificação reformada. 
No trigésimo dia de obra a Empresa X faliu deixando o serviço inacabado. Todos os condôminos se sentiram altamente lesionados e resolveram processar os donos da empresa e o sindico. 
No que tange ao nosso estudo civil responda: 
Há de se falar em responsabilidade divisível e ou solidária?
Questão objetiva. 
Numa turma da faculdade, um dos colegas fica desempregado no último período. Para essa pessoa não trancar o curso os outros 29 alunos decidem que vão cotizar essas despesas do último semestre, cabendo ao beneficiário pagar a partir do sexto mês após a formatura, em prestações mensais e sucessivas, os valores emprestados. A figura que se formou foi:
 Quanto ao Pagamento da mensalidade, aqui aconteceu:
 a) Solidariedade passiva 
b) Solidariedade ativa 
c) Divisibilidade 
d) Indivisibilidade
Manoel falece na posse do estado de viúvo deixando dois filhos maiores e capazes. Em vida decidiu compor testamento deixando dois bens imóveis, cada m para um dos seus filhos. À época da elaboração da cédula testamentária, ambos os bens imóveis possuíam aproximadamente o esmo valor de mercado imobiliário. 
Com a desaceleração da Economia e o crescente empobrecimento e favelização de muitos bairros no Rio de Janeiro, quando da morte de Manoel e da posterior leitura do testamento, o magistrado indagou ao irmão que havia ficado com o imóvel de maior valor se seria a este possível compor, via pagamento, a diferença ao irmão menos favorecido, o que foi prontamente aceito e imediatamente pago em caráter de diferença para igualdade das cotas hereditárias. 
No que tange ao nosso estudo civil responda: 
Qual o remédio jurídico proposto e bem sucedido empregado pelo magistrado para composição dessa situação em especial? 
Questão objetiva.
 Caio é credor de A,B e C. tendo tomado conhecimento da situação de penúria de A decide que não vai mais cobrar esses valores que lhe são devidos por essa pessoa Quanto ao Pagamento , aqui aconteceu: 
a) Sub rogação 
b) Remissão 
c) Compensação 
d) Confusão
Bruna foi a um barzinho com amigos e lá ficaram cerca de 5 horas consumindo uma grande quantidade de petiscos e de bebidas. 
Ao final a conta foi trazida pelo garçom com um valor de fato bem alto acrescido de 10% referente ao serviço dos garçons. O grupo, mesmo sob protestos, pagou a conta. 
Bruna, aluna de Direito, na semana seguinte aprendeu na aula de Civil que esses 10% pagos não eram obrigatórios. Jovem e impetuosa, Bruna foi ao estabelecimento reaver esse valor 
No que tange ao nosso estudo civil responda: 
a) Prosperará o pleito da jovem? Estamos falando de qual espécie de obrigação¿
 
Questão objetiva. 
Vera, mãe de Viviane, prometeu à filha, em compromisso público, que lhe presentearia com um automóvel popular zero KM no momento de conclusão de seu curso superior. No período previsto Viviane comunicou à mãe a conclusão do Curso. Três meses depois, Vera toma conhecimento que a filha ainda está matriculada em várias disciplinas, cursando e que sequer elaborou o trabalho final de conclusão do curso. Revoltada, Vera deseja retomar o veículo. Na situação de Vera, em tela, falamos da obrigação: 
a) De dar coisa certa 
b) De restituir 
c) De não fazer 
d) De fazer
Jane é dona de uma cadela da raça Golden que encontra-se prenhe. Em várias redes sociais compartilha com amigos e seguidores que quando a cadela dê a luz as crias estará fazendo a doação imediata dos filhotes posto não haver condições financeiras para manter os animais. Informa ainda que os cinco primeiros que se voluntariem serão os contemplados pela doação. 
Hannah, amiga de Jane é a primeira a se voluntariar e é publicamente reconhecida como uma das beneficiárias. 
Após o nascimento dos filhotes, Hannah procura Jane para tomar posse do seu e é surpreendida pela informação de houve uma alteração dos planos e que agora os filhotes estão sendo vendidos e não doados e que o valor de cada um é de 2000,00(dois mil reais). 
Mesmo inconformada, mas desejando muito o animal, Hannah se compromete a pagar e no mesmo dia faz depósito bancário identificado em benefício de Jane. No dia seguinte vai buscar seu filhote e é informada que nessa mesma manhã o animal faleceu. 
Transtornada, Hannah vai para casa e toma conhecimento por terceiros que todos os filhotes sobreviveram mas que foram 5 dias antes leiloados pela internet e adquiridos por valores variáveis entre 3.500,00(três mil e quinhentos) e 4.000,00(quatro mil reais) 
a) Hannah lhe procura na qualidade de advogado para que você atenda seu pleito de reparação. Indique o que pode ser feito. 
b) Identifique as obrigações contidas nessa narrativa. 
Questão objetiva. 
Cirurgias plásticas reparadoras para retirada de pele decorrente de excesso de peso anterior por pacientes bariátricos constituem 
a) Obrigação de meio 
b) Obrigação de dano 
c) Obrigação de resultado 
d) Obrigação facultativa
Acsa vende a Benjamin, Gade e Aser um cavalo campeão manga-larga no valor de 250.000,00(duzentos e cinquenta mil reais). O valor contratado é pago e no dia aprazado para a entrega uma forte chuva inunda a Cidade do Rio de Janeiro em vários pontos. 
Por uma fatalidade, o estábulo onde o animal está acondicionado é inundado pelas fortes ondas da chuva e todos os animais dali perecem. 
Benjamin, Gade e Aser não se conformam e responsabilizam Acsa pelo insucesso. 
Como advogado dos três, emita uma orientação do que eventualmente pode ser pleiteado de Acsa, indicando obrigações existentes, descumpridas e sanções possíveis.
QUESTÃO OBJETIVA
Indique a obrigação que tem um estado transitório temporário 
a) Obrigação de fazer 
b) Obrigação de não fazer 
c) Obrigação de dar coisa certa
d) Obrigação de dar coisa incerta
Josué é credor de seu amigo Calebe no valor de 50.000,00(cinquenta mil reais) que foram aprazados a serem pagos em 12 de Outubro de 2018. Próximo ao vencimento do pagamento a mãe de Calebe descobre a dívida do filho e ainda o sabendo desempregado e sem recursos para honrar o compromisso com Josué, procura o amigo do filho e se oferece para quitar a dívida.
Josué sabedor que Calebe e a mãe não mantém relacionamento há mais de 20 anos teme receber esse valor e se recusa sob o pretexto que a mãe do amigo não e de fato, uma das partes da relação jurídica.
 
Procede a alegação? A mãe de Calebe poderá de alguma forma obrigar Josué a receber os valores devidos?
Questão objetiva. 
Claudio resolve adiantar parte do valor de uma compra e venda. Chamamos a isso 
a) juros
 b) multa
 c) mora 
d) arras
Marcos e João são primos e guardam entre si grande amizade, além do parentesco. 
Marcos está desempregado e passando por graves dificuldades com sua família, inclusive de ordem material. João, próspero comerciante decide emprestar ao primo a quantia de 1000.000,00 a serem pagos ao longo de dois anos sem acréscimos ou juros dentro das possibilidades de Marcos. 
Mesmo envidando todos os esforços para cumprir o avençadono contrato e a bondade do primo, ao final do tempo estabelecido marcos consegue pagar apenas 40.000,00 (quarenta mil reais). 
Ao procurar o primo Marcos é surpreendido com um recibo de quitação integral da dívida no valor integral dos cem mil. 
Joao não errou no recibo e de fato deu quitação na íntegra. Explique a Marcos o que realmente aconteceu. 
Questão objetiva. 
Receber valores indevidos, não previstos no contrato se aproveitando da outra parte ou da sua hipossuficiência é chamado de 
a) Enriquecimento sem causa
 b) Pagamento indevido
 c) Cobrança indevida 
d) Promessa de recompensa
Rute contrata via Facebook com Raquel a compra de um bolo, doces e salgados para a festa de 5 anos de sua filha Laura para o dia 10 de Setembro. As duas nunca se encontraram e portanto não se conhecem pessoalmente, 
Fica convencionado que no dia da festa, Rute irá até a residência de Raquel para receber os produtos e concluir o pagamento, cujo sinal já foi feito por deposito bancário na conta de Raquel. 
No dia da entrega, por razoes de doença, Raquel tem que se ausentar de sua residência para ir até uma emergência médica. Nesse período Rute chega e é recebida por Eva, diarista de Raquel que está na casa apenas fazendo uma faxina. Eva se faz passar por Raquel, entrega os produtos, recebe o pagamento e foge com o dinheiro sem dar satisfações a Raquel que pensa ter sido enganada por Rute e a quem passa a cobrar os valores que pensa não terem sido pagos. 
Rute lhe procura e pede orientações para não ter que pagar novamente. 
Explique a sua cliente o que houve e lhe de a solução. 
Questão objetiva. 
Pagar a uma pessoa semelhantemente idêntica a seu credor e que se faz passar pelo mesmo é: 
a) Pagamento putativo 
b) Pagamento indevido 
c) Cobrança em duplicidade 
d) Promessa de pagamento
Nicodemos e Emanuel celebraram um contrato de empréstimo n valor de 200.000,00(duzentos mil reais) onde Emanuel deveria pagar a quantia no pra zo máximo de 12 meses. Ajustaram clausula moratória penal de 2% e ainda clausula penal compensatória correspondente a 10% do contrato. Na data do pagamento, o devedor diz que não concorda com nada daquilo e avisa que não vai pagar oferecendo para extinção do debito 80.000,00 mais uma maquina fotográfica profissional usada. O credor não aceita e contrata você para uma orientação. 
Faça a assistência de seu cliente. 
Questão objetiva. 
Manasses emprestou a Efraim um automóvel pelo período de 45 dias. Descuidado Efraim não fez a entrega no tempo findo e para falta de sorte sua , três dias após o vencimento do prazo, o veiculo sem seguro, foi furtado. A obrigação de Efraim é de 
a) Dar coisa certa 
b) Fazer 
c) Restituir 
d) Não fazer
Natanael ingressa num ônibus no ponto final e toma assento. Ao longo da viagem o ônibus vai enchendo de passageiros que vão ficando em pé. 
Num determinado trecho da viagem, Jessé, passageiro que vem em pé perde o equilíbrio com a freada do ônibus. Caiu sentado no colo de Natanael e pela discrepância dos pesos corpóreos de ambos fratura o fêmur de Natanael. 
Jessé por sua vez caiu porque o motorista do ônibus violenta e abruptamente freou. O motorista o fez porque o carro de passeio que vinha a sua frente freou também. O motorista do carro por sua vez freou para não matar e atropelar um cãozinho. O cão atravessou a rua desordenadamente porque a coleira que lhe prendia ao dono arrebentou mesmo com pouco tempo de uso. Vamos falar de responsabilidades objetiva, subjetiva, direita, indireta e ações regressivas.
Proceda sua dissertação.

Continue navegando