Buscar

Ruidos da comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O primeiro ruído que me vem à mente sem dúvida se trata do ruído de fator fisiológico e me refiro especificamente a mente pois esta facilmente dispersa em meio a um turbilhão de pensamentos aleatórios o que acaba me acarretando o impedimento de compreensão da Comunicação. Pois por diversas vezes me perco entre o interlocutor e meus pensamentos que me roubam a atenção e a transferem para as mais diversas situações, durante uma aula, por exemplo, aonde está sendo explicada a matéria eu me pego pensando:
- Será que aquele sapato vai combinar com o jeans rasgado e a blusa branca?
-Aonde coloquei meu pendive?
- Acho que vou lavar o cabelo antes de dormir.
E de repente algo como em um estalar de dedos que desperta uma pessoa de um transe me traz de volta a aula. E claro volto sem entender nada.
Comecei descrevendo esta minha dificuldade para finalmente relatar um ruído da Comunicação que ao meu ver e que faz parte do meu dia a dia tem sido o mais barulhento. 
Retomando ao exemplo da situação que se passa em uma sala de aula e o professor (interlocutor) esta explicando uma determinada matéria, sempre tem aquele receptor (aluno) que frequentemente interrompe enaltecendo seu conhecimento em relação ao assunto, ou seu ponto de vista, ou correlacionando o assunto com casos vividos com parentes, vizinhos ou com ele mesmo. 
Esta constante interrupção é desgastante, cansativa e para uma pessoa que facilmente se perde em meio aos próprios pensamentos é sem dúvida bastante irritante.

Continue navegando