Buscar

Energia Hidrica

Prévia do material em texto

Participante:Andreia Tavares;Bernardino Borges;Gelson Correia;
Curso :Solar térmico
Tema:Energia hídrica
Introdução
 Estamos aqui para apresentar o nosso trabalho de grupo que se enquadra no modulo de energia e meio ambiente, onde o nosso tema é energia hídrica ou hidráulica onde vamos abordar vários tópicos tais como: A definição de energia hídrica, vamos ver para sua obtenção quais são os passos que se segue ,vamos apontar as suas importância, como pode ser utilizado vamos indicar vantagens e desvantagens, vamos citar a utilização desse tipo de energia no mundo, vamos ver como é que a água é transformada em energia elétrica, para entender melhor esse processo, vamos falar da parte mais importante da usina, vamos falar sobre turbina hídrica ou hidráulica, vamos abordar a maior energia hídrica ou hidroelétrica do mundo, vamos falar sobre o funcionamento de energia hídrica de barragem hídrica ou hidroelétrica, vamos explicar o esquema de uma central hidroelétrica, vamos enumerar vários tipos de barragem e o seu princípio de funcionamento fundamental e por último vamos abordar os impactos ambientais de energia hídrica.
Energia Hidráulica
 Energia Hídrica, também conhecida como energia hidráulica ou hidroelétrica, é aquela que é obtida através do aproveitamento da energia potencial e cinética das correntes de água em rios, mares ou quedas d’água. É considerada uma fonte de energia renovável e limpa ou seja é aquela que é gerada em uma usina hidroelétrica e tem como fonte de produção a força da água em movimento.
Para a sua obtenção são necessários os seguintes passos:
 Primeiro é necessário a construção de enormes barragens que são criadas sob o leito de um rio com a finalidade de represar a água;
 Á água que corria livremente pelo leito do rio agora começa a ficar contida pela barragem e inicia a formação de um grande reservatório;
 Enormes turbinas são instaladas nas barragens com certo desnível, permitindo que a água que passa pela barragem caia com enorme força sobre as turbinas que são movimentos transformando a energia potencial em energia mecânica;
 A energia mecânica gerada nas turbinas é captada por um gerador de eletricidade que a transforma em energia elétrica;
 A última parte do processo é a transmissão da energia que ocorre por meio das redes de transmissão de alta tensão. Quando chega ao seu destino a energia é transformada em baixa tensão para as residências e comércios e em média tensão para as indústrias.
A importância da energia hídrica
 Esta é uma energia limpa e renovável, que tem como princípio base o aproveitamento de energia proveniente do ciclo da água, nomeadamente na diferença de cotas (altitude) durante os percursos hídricos. Por sua vez, o ciclo da água, tem por base o sol, assim sendo, podemos afirmar que a energia hídrica é um aproveitamento indireto da energia solar.
 A energia hídrica tem vantagens quando comparada diretamente com outras energias renováveis. A mais evidente e interessante é a capacidade de armazenar a energia e disponibiliza-la quando necessário, isto é feito armazenando água numa albufeira. Nas barragens mais modernas, já possibilitam aproveitar o excesso de energia existente na rede eléctrica em horas de vazio e bombear água para jusante da barragem. Este facto possibilita armazenar mais energia para ser utilizada em horas de ponta.
Como é obtida
 A energia contida na água (potencial e cinética) é transformada em energia elétrica através do movimento das turbinas existentes nas usinas hidrelétricas. O objetivo de uma usina hidrelétrica é obter eletricidade a partir da energia potencial de corpos d'água em movimento. Isso é o que é chamado de energia hidráulica
Vantagens
 - Não ocorre emissão de gases poluentes significativos no processo de geração de energia.
 - É uma fonte de energia renovável.
 - A água represada pode, dependendo do projeto, ser usada para irrigação de plantações nas proximidades da usina.
 - Através da represa é possível regular a vasão do rio.
 - Custo operacional baixo, pois as usinas atuais são automatizadas.
 - Como não há uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel) ou gás, os preços da energia elétrica gerada para o consumidor final não sofrem grandes alterações, pois não há influência de aumentos de preços destes combustíveis fósseis.
Desvantagens
 - Em época de pouca chuva nas cabeceiras dos rios, pode ocorrer a diminuição da geração de energia elétrica.
 - Se a represa é construída em local onde há cidade ou aldeia indígena, há grande transtorno para estas populações, pois estas devem ser deslocadas para outras áreas.
 - Quando há construção de represa em região de mata ou floresta, ocorre impacto ambiental, pois muitas espécies animais e vegetais podem ser prejudicadas.
A utilização desse tipo de energia no mundo:
Por todo o mundo há um bom aproveitamento dos recursos hídricos e um grande número de barragens.
 Pra entender melhor todo esse processo, vamos falar das partes mais importantes da Usina:
 Reservatório: Também chamado de represa ou lago artificial, é formado pelo represamento das águas de um rio por meio da construção de uma barragem.
 Represa e/ou Vertedouro: É uma das partes mais visíveis da hidrelétrica. Ele serve para controlar o nível da água do reservatório (quando chove muito, por exemplo) evitando transbordamentos.
 Duto ou Sistema de captação de água: A água armazenada no reservatório é conduzida sob grande pressão através de canais ou túneis até a casa de força (usina geradora), onde será gerada a energia.
 Casa de força ou Usina Geradora: As casas de força são compostas por turbinas hidráulicas e geradores elétricos.
 Turbinas: As turbinas são formadas por pás montadas em torno de um eixo. A pressão da água gira as pás e provoca um movimento circular do eixo acionando o gerador.
 Gerador: Localizado acima das turbinas, é composto por um eletroímã fixo e um fio bobinando no rotor, que gira com o eixo. É a partir daí que é gerada a corrente elétrica.
 Subestação Elevadora ou Transformador: Depois de gerada, a energia é conduzida através de cabos ou barras condutoras dos terminais do gerador até a subestação. Nela, transformadores elevam a sua tensão (voltagem). 
 Canal de Fuga ou Corrente: Depois de passar pela Casa de Força, a água utilizada para movimentar as turbinas é devolvida ao leito natural do rio através do Canal de Fuga.
 Linhas de Energia: Enfim, após todo esse processo, a energia elétrica é distribuída através das Linhas de energia.
Turbinas hidráulicas
 Uma turbina é uma turbo máquina que converte a energia do fluxo de um fluido (líquido ou gás) em energia mecânica por meio de um sistema
 tema de lâminas rotativas. Essa energia mecânica pode ser usada para alimentar outra máquina ou um gerador elétrico.
A maior Hidroelétrica do mundo
 A construção da Usina de Itaipu, que teve início em 1975, envolveu grandes negociações diplomáticas entre Brasil e Paraguai, pois a obra estava localizada numa área de litígio entre os dois países. Foi uma das maiores obras de engenharia da época, e envolveu o trabalho direto de 40 mil pessoas e consumiu mais de 12 milhões de metros cúbicos de concreto, o equivalente a 210 estádios do Maracanã. O reservatório de Itaipu possui 1.350 quilômetros quadrados. A Hidrelétrica Itaipu, que começou a funcionar em 5 de maio de 1984, produz uma média de 90 milhões de megawatts-hora por na

Funcionamento da energia hídrica e Barragens Hidroelétricas
 A energia hídrica é uma fonte de energia renovável muito usada em todo o mundo.
 Através deste tipo de energia evita-se o uso de combustíveis fósseis e, além disso, as barragens permitem um armazenamento de grandes massas de água doce.
 Esta energia obtém-se através do aproveitamento do movimento das águas que movimentam mecanismos no interior da barragem e ligados a geradores que convertem a energia do movimento em energia eléctrica.

 Este processo recorrea um sistema de turbinas que é atravessado por grandes massas de água, que as fazem mover, gerando um corrente eletromotriz induzida devido à presença de dois conjuntos de ímanes que produzem dois campos magnéticos que ao girarem se tornam campos magnéticos variáveis, produzindo corrente que depois atravessa transformadores para poder ser transportada até as nossas casas. 
1-Reservatório;2-Paredão da Barragem;3-Grelhas de Filtração;4-Canalização forçada;5-Turbina e Alternador;6-Turbina hidráulica;7-Eixo;8-Gerador Eléctrico;9-Transformadores;10-Linhas de transporte de energia eléctrica.
Esquema de um Central hidroelétrica
 Existem vários tipos de barragem
 Barragem de Peso;
 Barragem de abóbada;
 Barragem de tetos e sopé;
 Barragem de terra;
 Barragem móvel.
Princípio de Funcionamento fundamental
Impacto Ambientais de energia Hídrica
 Os impactos ambientais provocados pela construção de uma usina hidrelétrica são irreversíveis. Apesar das usinas hidroelétricas utilizarem um recurso natural renovável e de custo zero que é a água, "não poluem" o ambiente, porém alteram a paisagem ocorrem grandes desmatamentos provocam prejuízos à fauna e à flora, inundam áreas verdes, além do que muitas famílias são deslocadas de suas residências, para darem lugar à construção dessa fonte de energia. Durante a construção de uma usina hidrelétrica muitas árvores de madeira de lei são derrubadas, outras são submersas, apodrecendo debaixo de água permitindo a proliferação de mosquitos causadores de doenças. Muitos animais silvestres morrem, por não haver a possibilidade de resgatá-los. Tudo isso em nome do desenvolvimento e conforto. Uma usina hidrelétrica leva em média 10 anos para ser construída e tem vida útil em média de 50 anos. As usinas 
 termoelétricas poluem muito porque produz óxido de enxofre que reage com o oxigênio do ar formando ácido sulfuroso que por sua vez sofre oxidação formando o ácido sulfúrico que é o maior responsável pela produção d chuva ácida. A chuva ácida é arrastada por muitos quilômetros indo poluir outros locais. Os automóveis, as indústrias que produzem oxido de enxofre são os piores poluentes. 
Conclusão
Através deste trabalhos concluímos que a energia hídrica desempenha um papel muito importante na sociedade visto que através dela podemos aproveitar dos nossos recursos naturais para gerar novas formas de produção de energia para o bem estar da nossa vida pois ela é mais eficaz ,econômico e é uma energia limpa . com o desenvolvimento desse trabalho enriqueceu mas os nossos conhecimentos acerca dessa tema e com esse trabalho de energia e meio ambiente, ira nos ajudar bastante em nossa sociedades onde ainda esse recurso não se esta a ser bem aproveitado para ser re-utilizado.
Bibliografia
 http://blogdopauloleandroleal.blogspot.com/2011/09/belo-monte-e-o-papel-do-estado.html 
 http://blogdopiteira.blogspot.com/2010/11/regiao-do-xingu-sera-celeiro-de.html 
 http://www.problemasambientais.com.br/impactos-ambientais/hidreletrica-de-belo-monte-impactos-ambientais/
 http://www.colegioweb.com.br/geografia/energia-hidreletrica.html
 https://www.portal-energia.com › Energias Renováveis › Energia Hídrica

Continue navegando