Buscar

saude da criança

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201602829995)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação à amamentação, marque a alternativa incorreta:
		
	
	Programa que tem como principal objetivo minimizar os riscos de mortalidade de infantil , estimulando o aleitamento materno, o cumprimento do calendário vacinal, obediências de normas de segurança prevenindo acidentes domésticos e escolas
	
	A mulher pode sentir cólicas durante a amamentação graças à maior contratilidade uterina promovida pela ocitocina
	 
	O ingurgitamento mamário é o acúmulo de leite em regiões específicas da mama e pode gerar dor intensa contraindicando a amamentação
	
	O leite materno começa a ser produzido na gestação graças à ação da prolactina
	
	A prolactina sofre feedback positivo da ocitocina, hormônio responsável pela ejeção do leite, ou seja, quanto mais a mulher amamentar mais leite produzirá
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602829926)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. São considerados, para crianças, fatores de risco ao nascer: I- ser residente em área de risco. II- baixo peso ao nascer ( < 2.500g). III- III- prematuros (< 37 semanas de idade gestacional). IV- Recém-nascido de mães com mais de 35 anos
		
	
	I, II, III e IV
	
	Apenas I, II e IV
	
	Apenas I, II e III
	 
	Apenas II, III e IV
	
	Apenas I, III e IV
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602830180)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os planos de cuidado personalizado são planos que dizem respeito apenas aqueles diagnósticos que se aplicam a uma determinada situação do cliente (WONG, 2006). De acordo com os planos de cuidado de enfermagem personalizado, a implementação refere-se a:
		
	
	A informação é específica ao problema identificado e à criança.
	 
	As intervenções de enfermagem são específicas e dão orientação ao cuidado de enfermagem do cliente individual.
	
	As metas são específicas e refletem os resultados do cliente.
	
	Apenas os diagnósticos de enfermagem específicos à criança e à família são considerados; a causa da doença orienta o real plano de cuidado.
	
	O progresso que o cliente realmente teve com relação ao resultado é identificado.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602830074)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os cuidados de enfermagem imediatos a serem prestados a um RN , prioritariamente são :
		
	
	Higiene corporal, aquecimento, mensuração , identificação e desobstrução de vias aéreas superiores
	
	Laqueadura do coto, desobstrução de vias aéreas superiores, peso , identificação e administração de vitamina K
	
	Desobstrução de vias aéreas superiores, identificação e higiene corporal
	 
	Aquecimento , desobstrução de vias aéreas superiores, identificação do RN, laqueadura do coto , credenização , administração de vitamina K
	
	Aquecimento , Higiene corporal , identificação, peso e comprimento
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602829970)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a fisiologia do RN, marque a alternativa correta:
		
	
	O estômago tem capacidade anatômica precária, com maturidade no controle nervoso, musculatura incompleta.
	
	O abaulamento da região epigástrica logo após a mamada pode indicar anormalidade anatômica ou funcional.
	
	As enzimas digestivas passam a existir após a primeira mamada, após o nascimento.
	 
	A cárdia é pouco amadurecida, levando o RN a episódios de refluxo fisiológico. O enfermeiro deverá orientar a mãe no posicionamento do paciente durante e após o aleitamento. A regurgitação de grandes volumes de leite ou persistentes devem ser investigadas.
	
	O estômago do RN esvazia-se na terceira hora após a mamada do leite materno. A permeabilidade esofagiana e anal deverá ser verificada após seis horas do nascimento.
	1a Questão (Ref.:201602830273)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O exame fisico do RN em alojamento conjunto é uma das ações do enfermeiro. Uma das alterações que pode ser logo identificada ao exame fisico é a luxação do quadril. Qual manobra permite a identificação e ação imediata?
		
	 
	Manobra de Ortolani
	
	Boletim de Silvernam Anderson
	
	Zonas de Kramer
	
	Manobra de Marcondes
	
	manobra de vasalva
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602830022)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O lactente é capaz de levantar sua cabeça antes do tronco. Esse fato está relacionado a qual princípio universal do desenvolvimento?
		
	
	O desenvolvimento prossegue do geral para o específico.
	
	O desenvolvimento prossegue em uma direção proximodistal.
	 
	O desenvolvimento prossegue em uma direção cefalocaudal.
	
	O desenvolvimento prossegue do simples para o complexo.
	
	Nenhumas das alternativas estão corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602830012)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As melhorias ocorridas na saúde de mães e crianças no Brasil evidenciam como o país evoluiu em termos de sistemas de saúde, condições de saúde e determinantes sociais. Nos últimos 50 anos, o Brasil transformou-se de uma sociedade predominantemente rural para outra, em que mais de 80% da população vivem áreas urbanas; as taxas de fecundidade foram reduzidas de mais de seis filhos por mulher para menos de dois; a educação primária foi universalizada e a expectativa de vida ao nascer aumentou cerca de cinco anos por década. Com relação aos indicadores de saúde materno infantil é correto afirmar:
		
	
	A prematuridade não se configura como problema de saúde no Brasil. A redução no número de casos ocorreu de forma contínua e progressiva nas últimas três décadas e, atualmente, a taxa está próxima de zero.
	 
	Os coeficientes de mortalidade na infância, no Brasil, decresceram acentuadamente nas últimas três décadas. Nesse período, as desigualdades regionais também diminuíram, assim como as disparidades sociais, embora em menor grau.
	
	Em contraste com a piora dos indicadores relacionados à primeira e quinta Metas do Milênio, os avanços para o alcance da quarta meta ¿ redução de três quartos da mortalidade infantil em relação aos níveis de 2011, tem sido bem mais lentos.
	
	Em contraste com a melhoria dos indicadores relacionados à primeira e quinta Metas do Milênio, os avanços para o alcance da quarta meta ¿ redução de três quartos da mortalidade infantil em relação aos níveis de 1990, tem sido bem mais lentos.
	
	Nas últimas três décadas o componente neonatal da mortalidade infantil diminuiu drasticamente, sendo atualmente menor que o componente pós neonatal.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602830021)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A icterícia constitui-se em um dos problemas mais frequentes do período neonatal e corresponde à expressão clínica da hiperbilirrubinemia, que é definida como a concentração sérica de bilirrubina indireta (BI) maior que 1,3 a 1,5 mg/dL ou de bilirrubina direta (BD) superior a 1,5 mg/dL, desde que esta represente mais do que 10% do valor de bilirrubina total (BT) ( UNASUS, 2013). A icterícia no RN pode ser fisiológica ou patológica. Diante deste tema, marque a alternativa correta:
		
	
	A hiperbilirrubinemia ¿fisiológica¿ ocorre e tem seu pico antes de 24 horas de vida, as demais são patológicas.
	
	Nenhuma das alternativas
	 
	Classicamente, a hiperbilirrubinemia ¿fisiológica¿ é definida em recém-nascidos de termo como um nível de bilirrubina sérica que aumenta após o nascimento, atinge seu pico médio entre o 3° e 4° dia de vida e então declina em uma semana.
	
	A hiperbilirrubinemia fisiológica é definida em recém-nascidos de termo como um nível de bilirrubina sérica que aumenta após o nascimento, atinge seu pico médio entre o 5° e 10° dia de vida e então declina em duas semanas.
	
	Classicamente, a hiperbilirrubinemia patológica é definida em recém-nascidos de termo como um nível de bilirrubina sérica que aumenta após o nascimento, atinge seu picomédio entre o 3° e 4° dia de vida e então declina em uma semana.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602829948)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O crescimento e desenvolvimento expressam a soma das inúmeras alterações que ocorrem durante os primeiros anos de vida do ser humano. Com relação ao crescimento e desenvolvimento da criança normal, marque V para VERDADEIRO ou F para FALSO nas lacunas a seguir e em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta. ( ) As variações de peso na infância são rápidas e importantes, refletindo um excelente indicador das condições de saúde e nutrição da criança. Para uma criança que nasceu com 2.500g, espera-se que aos 12 meses tenha o quádruplo do peso do nascimento. ( ) o perímetro braquial não é um avaliador do crescimento físico em crianças. ( ) Como procedimento de avaliação do comprimento de um lactente de 23 meses, o instrumento e técnica recomendados são, respectivamente: antropômetro de parede com criança em pé, pernas esticadas, despida e braços alongados. ( ) Em relação às três tendências ou padrões de crescimento, a primeira consiste na direção céfalo-caudal, a segunda consiste na direção próximo-distal se aplicando ao conceito de centro para a periferia e a terceira consiste na diferenciação. ( ) Conforme os marcos do desenvolvimento infantil, é possível afirmar que no período lactente (12 à 24 meses), tem-se o fechamento da fontanela posterior (lâmbda) aos 18 meses. No período pré-escolar (2 a 6 anos exclusive) a criança começa a apresentar controle esfincteriano. No período escolar (6 a 11 anos exclusive) a criança apresenta respiração torácica e seus sistemas corporais já estão desenvolvidos.
		
	
	F, V, V, F, V
	
	F, V, V, V, F
	 
	F, V, F, V, F
	
	V, F, F, V, V
	
	V, F, F, V, F
	1a Questão (Ref.:201602830279)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança de 2 anos de idade está internada na unidade pediátrica com quadro de insuficiência cardíaca congestiva e recebendo digoxina. A que manifestação indicando uma intoxicação digitálica o enfermeiro deve estar atento?
		
	
	cefaléia
	 
	Bradicardia extrema
	
	dispnéia
	
	Hipertensão arterial
	
	Angustia respiratoria
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602830054)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Didaticamente, observamos que o desenvolvimento infantil ocorre através de fases, que correspondem a determinados períodos da vida da criança. Cada um desses períodos tem suas próprias características e ritmos, que dependem, é claro, das particularidades apresentadas por cada criança. Sobre o desenvolvimento infantil, assinale a opção incorreta:
		
	
	Os reflexos corticais são manifestações assimétricas, voluntárias, definidas pelo córtex, em resposta a determinado estímulo
	
	Os reflexos de sucção e preensão, são exemplos de reflexos que existem normalmente em neonatos, desaparecem com a evolução e reaparecem como atividades voluntárias
	
	O recém-nascido normal mantém as pernas e braços fletidos tanto na posição supina como quando em pronação
	
	A presença do sinal de Babinski, quando bilateral, pode ser considerada normal até os 18 meses.
	 
	O reflexo de Moro desaparece por volta dos 12 meses de vida da criança
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602830211)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É caracterizada como condição genética, que leva seu portador a apresentar uma série de características físicas e mentais específicas. Considerada uma das mais frequentes anomalias numéricas dos cromossomos, Representa a mais antiga causa genética de retardo mental.
		
	
	Dextroposição da Chiari
	
	Craniossinostose
	
	Anencefalia
	 
	Síndrome de Down
	
	Paralisia Cerebral
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602829918)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A oxigenoterapia é um tratamento amplamente utilizado em crianças que apresentam comprometimento respiratório na vigência de doenças que acometem esse sistema. Em relação a oxigenoterapia, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	a hipotermina não aumenta a necessidade de consumo de oxigênio.
	
	A exposição prolongada a altas concentrações de oxigênio pode ser danosa, principalmente à retina do neonato e aos pulmões em qualquer idade.
	
	A concentração de oxigênio da tenda é difícil de controlar e manter acima de 30-50%.
	
	A narcose por dióxido de carbono induzida pelo oxigênio é um risco fisiológico da oxigenoterapia podendo ocorrer na fibrose cística.
	 
	A oximetria de pulso deve ter seus limites superiores de alarmes estabelecidos entre 82-92% e um protocolo estabelecido para diminuir o oxigênio quando as saturações estiverem altas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602830203)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É uma má-formação congênita caracterizada por defeito na formação da parede abdominal, permitindo que as vísceras abdominais, como estômago e intestinos, saiam por uma abertura. Quase sempre ocorre à direita da região umbilical.
		
	 
	Gastrosquise
	
	Encefaloceles
	
	NRA
	
	Onfaloceles
	
	Anencefalia
	1a Questão (Ref.:201602830279)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma criança de 2 anos de idade está internada na unidade pediátrica com quadro de insuficiência cardíaca congestiva e recebendo digoxina. A que manifestação indicando uma intoxicação digitálica o enfermeiro deve estar atento?
		
	
	cefaléia
	 
	Bradicardia extrema
	
	dispnéia
	
	Hipertensão arterial
	
	Angustia respiratoria
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602830054)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Didaticamente, observamos que o desenvolvimento infantil ocorre através de fases, que correspondem a determinados períodos da vida da criança. Cada um desses períodos tem suas próprias características e ritmos, que dependem, é claro, das particularidades apresentadas por cada criança. Sobre o desenvolvimento infantil, assinale a opção incorreta:
		
	
	Os reflexos corticais são manifestações assimétricas, voluntárias, definidas pelo córtex, em resposta a determinado estímulo
	
	Os reflexos de sucção e preensão, são exemplos de reflexos que existem normalmente em neonatos, desaparecem com a evolução e reaparecem como atividades voluntárias
	
	O recém-nascido normal mantém as pernas e braços fletidos tanto na posição supina como quando em pronação
	
	A presença do sinal de Babinski, quando bilateral, pode ser considerada normal até os 18 meses.
	 
	O reflexo de Moro desaparece por volta dos 12 meses de vida da criança
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602830211)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É caracterizada como condição genética, que leva seu portador a apresentar uma série de características físicas e mentais específicas. Considerada uma das mais frequentes anomalias numéricas dos cromossomos, Representa a mais antiga causa genética de retardo mental.
		
	
	Dextroposição da Chiari
	
	Craniossinostose
	
	Anencefalia
	 
	Síndrome de Down
	
	Paralisia Cerebral
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602829918)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A oxigenoterapia é um tratamento amplamente utilizado em crianças que apresentam comprometimento respiratório na vigência de doenças que acometem esse sistema. Em relação a oxigenoterapia, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	a hipotermina não aumenta a necessidade de consumo de oxigênio.
	
	A exposição prolongada a altas concentrações de oxigênio pode ser danosa, principalmente à retina do neonato e aos pulmões em qualquer idade.
	
	A concentração de oxigênio da tenda é difícil de controlar e manter acima de 30-50%.
	
	A narcose por dióxido de carbono induzida pelo oxigênio é um risco fisiológico da oxigenoterapia podendo ocorrer na fibrose cística.
	 
	A oximetria de pulso deve ter seus limites superiores de alarmes estabelecidos entre 82-92% e um protocolo estabelecido para diminuir o oxigênio quando as saturações estiveremaltas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602830203)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É uma má-formação congênita caracterizada por defeito na formação da parede abdominal, permitindo que as vísceras abdominais, como estômago e intestinos, saiam por uma abertura. Quase sempre ocorre à direita da região umbilical.
		
	 
	Gastrosquise
	
	Encefaloceles
	
	NRA
	
	Onfaloceles
	
	Anencefalia
	1a Questão (Ref.:201602829853)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Na assistência de enfermagem ao recém-nato um importante componente é a profilaxia da perda de calor, que pode ocorrer por quatro mecanismos, quais sejam:
		
	
	radiação, evaporação, fluidificação e condução
	
	ventilação, fluidificação, condução e convecção
	 
	condução, convecção, evaporação e radiação
	
	evaporação, radiação, convecção e ventilação
	
	remição, radiação, condução e evaporação
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201602830047)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1)Durante o exame físico da criança ou do adolescente um dos aspectos a ser observado é o desenvolvimento biológico do adolescente através das características sexuais primárias e secundárias. Marque a alternativa que define as características sexuais primárias que são observadas através de:
		
	
	O aumento do crescimento entre 20 e 25% denominado o estirão da puberdade;
	 
	Alterações que ocorre nos órgãos internos e externos que realizam as funções reprodutivas como ovários, útero, mamas e pênis;
	
	Desenvolvimento dos pelos faciais e pubianos.
	
	Mudanças que ocorre em todo o corpo em consequências das mudanças hormonais mas não fazem parte diretamente da reprodução;
	
	Presença dos andrógenos hormônio masculinizante secretado em pequenas quantidade até cerca de 9 anos de idade;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201602830354)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O RN com Icterícia Neonatal , apresenta história materna de Incompatibilidade Sanguínea ,na segunda gestação . Pergunta se , isso ocorre quando a mãe é :
		
	 
	Mãe RH - e RN + , caracterizando icterícia hematológica
	
	Mãe RH + e RN - , caracterizando icterícia hematológica
	
	Mãe RH - e RN + , caracterizando icterícia de amamentação
	
	Mãe RH+ e RN - , caracterizando icterícia de rebote
	
	Mãe RH - e RN + , caracterizando icterícia fisiológica
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201602830059)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Para evitar a anemia é necessário ter uma alimentação rica em ferro e utilizar alimentos que facilitem a absorção do ferro, como a:
		
	 
	vitamina K
	
	vitamina D
	
	vitamina E
	
	vitamina B
	 
	vitamina C
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201602830090)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qualquer alteração do estado nutricional caracteriza uma distrofia. Assim, as distrofias envolvem tanto os distúrbios caracterizados pela carência de nutrientes quanto caracterizados por excesso. No que se refere a desnutrição, marque a alternativa incorreta:
		
	
	Como consequência da baixa ingesta alimentar a criança torna-se hipoativa. Essa é a primeira resposta adaptativa do organismo à privação energética. Posteriormente, diminui-se o ganho de peso e em seguida a estatura.
	 
	O tipo de desnutrição que se caracteriza por uma debilidade gradual e atrofia dos tecidos corporais, especialmente da gordura subcutânea, onde a criança perece ser muito velha, com uma pele flácida e enrugada é conhecido como kwashiorkor.
	
	No kwashiorkor, embora a ingestão calórica possa ser adequada, observa-se deficiência dietética de proteína. Assim a criança apresenta como manifestações clínicas abdome proeminente, severa atrofia muscular, pele escamosa com áreas de despigmentação, e mudanças de comportamento, mostrando-se letárgica, debilitada e apática.
	
	O marasmo é um estado de má nutrição que resulta de uma deficiência calórica total sendo essa uma apresentação clínica mais comum em crianças com menos de um ano de idade, geralmente quando a amamentação é inadequada associada a deficiências de alternativas alimentares.
	
	A falta de alimentos adequados nem sempre é o fator primário causador da desnutrição e sim a diarreia. Outros fatores adicionais são: conhecimento inadequado dos cuidados infantis apropriados, fatores econômicos e políticos.

Continue navegando