Buscar

Exercício Indústria 4.0 artigo introdutório respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE AULA
Orientações para as atividades da aula do dia 25/02 
1 – Leia o artigo disponível no link: https://endeavor.org.br/tecnologia/industria-4-0-oportunidades-de-negocio-de-uma-revolucao-que-esta-em-curso/ 
(o link está disponível, também, na aula do dia 25/02).
Recomendo, também, que assista pelo seu smartphone ao vídeo disponível nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=Mm09iSJR8io
2 – Responda, em seu caderno, as questões propostas nessa atividade.
3 – O exercício será corrigido dia 26/02, quando será dado o visto no caderno.
Atividade de Classe
1 – Do que se trata a indústria 4.0? 
É um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. 
2 – Cite alguns exemplos de tecnologia que tem possibilitado o desenvolvimento da Indústria 4.0. 
Seu fundamento básico implica que conectando máquinas, sistemas e ativos, as empresas poderão criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor que podem controlar os módulos da produção de forma autônoma. 
3 – O Brasil já está inserido nesse novo universo produtivo ou qual fase industrial estamos vivenciando nesse momento?
Esta na 4º Revolução Indutrial - sistemas cyber- fisicos aplicação " internet nas coisas" e processos de manufatura desentralizados.
4 - Cite um exemplo de integração entre equipamentos e recursos tecnológicos. 
As fábricas inteligentes terão a capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.
5 – A Indústria 4.0 fala da “customização dos produtos em larga escala”. Você acha isso possível? Como poderia ser feito?
O alto grau de personalização, em uma escala de produção, também é uma das mudanças que vai impactar diretamente a indústria nos próximos anos. Durante um tempo, ter algumas cores disponíveis do mesmo tênis já era o suficiente; agora nós queremos customizá-los do nosso jeito. Uma evolução disso, é a capacidade do consumidor interagir com a marca e sua linha de produção por meio de plataformas digitais que personalizam os produtos, diminuem a distância entre produção e entrega e possibilitam a cocriação.
6 – Faça uma síntese do que muda na era da Indústria 4.0.
O que temos visto não é de hoje, mas uma evolução desde a primeira revolução, lá em 1700. Relembrando, a segunda revolução foi com a adoção da energia elétrica e a terceira com o início da automação.
Essa quarta revolução é uma continuidade desse processo. É importante dizer que isso não é algo que aconteça somente dentro das fábricas. As revoluções anteriores foram um conjunto de políticas governamentais de diversos países, junto com a adoção de tecnologias.
Uma mudança importante acontece agora. Antes, a indústria balizava o comportamento da sociedade, ditava tendências. Isso se inverte e são as pessoas e a sociedade que influenciam a indústria agora. Isso fará com que a indústria se reinvente e participe desse novo conjunto – com áreas de serviço, transporte, etc.
O alicerce para essa mudança é a tecnologia. O que eu vejo é que a manufatura tem palavras importantes: colaboração e a integração. Essas mudanças devem vir para conectar o ecossistema industrial aos de consumo, suprimentos, sustentabilidade, entre outros.

Mais conteúdos dessa disciplina