Buscar

REDAÇÕES DE TEORIA DA CONTABILIDADE (1)

Prévia do material em texto

REDAÇÃO 1:
QUESTÃO:
Ao longo dos anos, a contabilidade vem sofrendo constantes evoluções desde a sua origem, procurando acompanhar também o processo evolutivo das organizações e da sociedade como um todo. Essa evolução deixa uma trajetória importante com relação às formas de registros e a elaboração de informações. Diante deste contexto, sobre o resgate histórico da contabilidade, escreva uma redação com o tema: A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE.
RESPOSTA ESPERADA:
A história da humanidade vem dos relatos do desenvolvimento humano. O homem sempre teve interesse em acompanhar essa evolução, a fim de entender se realmente ele está avançando, em conhecimento, em riqueza, em sabedoria, entre outras coisas, ou se estava estagnado ou, até mesmo, regredindo.
Deste modo, o indivíduo tornou-se um observador nato e aprendeu a evoluir baseado em suas vivências e experiências e nas perspectivas que se apresentavam. Desta maneira, com o tempo, ele pode se defender, defender os seus, suas riquezas, acumular bens, fazer negócios e progredir.
Através da ambição do homem, ele tinha que enfrentar desafios e queria que sua riqueza fosse aumentando. A partir disso, iniciou a contabilidade no início da civilização, que tinha como função avaliar a riqueza do homem e avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza. Para que tudo isso funcionasse, ele lançou mão de registros, que também foram evoluindo com o tempo. Esses registros não deixavam que as informações se perdessem e ajudavam o homem a se basear em fatos já ocorridos, para projetar o futuro. Foi diante dessa necessidade de registros e acompanhamentos que nasceu e prosperou a contabilidade, considerada a ciência da riqueza, pois foi desenvolvida por meio da evolução do homem e de sua riqueza, justamente para poder registrá-la e controlá-la.
Quanto mais o homem aprimorava e entendia suas relações, e ampliava seus horizontes, mais ele tinha necessidade de informações, pois as novas situações precisavam ser interpretadas e decodificadas de tal maneira que ele, o homem, pudesse, a partir disso, tomar novas decisões com o objetivo de mais melhorias.
REDAÇÃO 2:
QUESTÃO:
Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional. Os princípios são aplicáveis à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é o Patrimônio das Entidades. Escreva uma redação com o tema: O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE.
RESPOSTA ESPERADA: 
O Princípio da Continuidade pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
A continuidade das atividades da empresa deve se dar, presumivelmente, por tempo indeterminado (salvo exceções). Assim, pelo Princípio da Continuidade, a empresa deve ser considerada como um organismo em movimento constante e contínuo de produção, venda, compra, consumo, investimentos etc. É o que podemos chamar de "entidade em marcha", que deve concretizar seus objetivos continuamente.
REDAÇÃO 3:
QUESTÃO:
A contabilidade surgiu devido a uma necessidade de o homem registrar as mutações de seu patrimônio, para então medir a evolução de sua riqueza. Com o passar dos anos, com a evolução da contabilidade, evoluíram também os conceitos, as técnicas e as formas de interpretar os fatos contábeis, principalmente com o surgimento das diversas escolas de pensamento contábil. Diante deste contexto, escreva uma redação com o tema: A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL.
RESPOSTA ESPERADA:
A primeira significativa evolução na forma de registrar os fatos aconteceu a partir da Idade Média, quando deu-se início um registro que demonstrava a causa e o efeito do fato a ser registrado, e que ficou conhecida como partida dobrada. Não há registros históricos específicos com relação à data e local onde surgiu o primeiro registro de fato contábil em partidas dobradas, nem tampouco quem foi seu inventor, mas tudo leva a crer que esta sistematização se iniciou na Idade Média, mais uma vez em função das necessidades, pois naquele momento a forma de registro simples, tabular, como era até então, seria insuficiente para demonstrar as complexidades nas transações comerciais existentes na época. Soma-se a isso, também, o fato da evolução socioeconômica, e da qualidade dos escribas e matemáticos da época, que se dedicavam aos registros contábeis.
O conhecimento contábil vem sendo difundido desde a antiguidade da Grécia e Roma, em obras manuscritas, mas admite-se que livros específicos de contabilidade tenham aparecido somente a partir do século XI, antes do método de tipografia inventado por Gutenberg, ou seja, antes do advento da imprensa, assim o conhecimento era difundido de forma restrita.
REDAÇÃO 4:
QUESTÃO: 
 A necessidade do homem em registrar as movimentações que ocorriam em seu patrimônio contribuiu para o nascimento da contabilidade durante a evolução histórica. A partir da Idade Média, os registros contábeis desse período passaram a auxiliar os homens a medir a evolução de suas riquezas. Escreva uma redação com o tema: A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO CONTÁBIL NA IDADE MÉDIA. 
RESPOSTA ESPERADA: 
Nesta fase, a contabilidade conheceu a utilização do método das partidas dobradas, houve também a evolução socioeconômica dos escribas e matemáticos que realizavam os registros contábeis da época. Teve ainda o início dos registros no Livro Diário, onde ocorreu a grande contribuição de Frei Lucca Pacioli, para a evolução da contabilidade, moldada e parecida ao que se conhece nos dias atuais.

Continue navegando