Buscar

Prova Metodologia Científica (FIL13)

Prévia do material em texto

1.	O grave problema do plágio no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em faculdades de todo o país, retrata exatamente a dificuldade do aluno com a redação. Copiar um texto sem referenciar a autoria original, fazendo-se passar pelo autor, é um ato antiético, antipedagógico e, sobretudo, é um ato ilícito previsto em lei. Na elaboração de trabalhos acadêmicos e monografias, o estudante pode e deve fundamentar seus dizeres com citações de autores nacionais e estrangeiros, porém sempre fazendo as devidas referências. Considerado o texto apresentado relativo ao plágio, analise as sentenças a seguir:
I- Um trabalho acadêmico, diferente de um TCC, não precisa levar em conta as citações dos autores no que concerne a um assunto específico.
II- Trabalhos acadêmicos, não importa a tipologia, devem ser amparados por citações e obras de autores diversos.
III- O hábito da leitura estimula a criatividade e também é requisito fundamental de um estudante universitário.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
A) Somente a sentença I está correta.
B) Somente a sentença II está correta.
C) As sentenças II e III estão corretas.
D) Somente a sentença III está correta.
2.	Nossos orientadores deveriam ser nossos melhores amigos. Com essa afirmação, entendemos o verdadeiro papel do professor que não apenas repassa o seu conhecimento, mas também nos ensina a pensar "fora da caixa". Evoluímos através da execução de projetos, e, desta forma, construímos soluções para a evolução da nossa sociedade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O professor orientador se define como alguém que possui produção qualitativa e quantitativa e instiga seus orientandos a produzirem também.
( ) O processo de orientação invariavelmente começa pela cópia.
( ) Dentro do processo de orientação, o acadêmico não escuta e posteriormente evolui para sua autonomia.
( ) O processo educacional e orientativo deve ser construtivo, buscando a emancipação do orientando.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F - V.
B) V - F - V - V.
C) F - V - V - F.
D) V - V - F - F.
3. Leia o seguinte texto:
O paper, position paper ou posicionamento pessoal, é um pequeno texto sobre um tema predeterminado. Paper consiste em um pequeno artigo científico ou texto elaborado para comunicação em congressos sobre determinado tema ou sobre os resultados de um projeto de pesquisa. Deve possuir a mesma estrutura formal de um artigo. Paper é um documento que se baseia em pesquisa bibliográfica e em descobertas pessoais. Se o autor apenas compilou informações, sem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto de seu trabalho será um relatório. Dessa forma, e com base no que foi escrito, qual a importância do paper para a formação acadêmica e profissional? 
FONTE: PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013. p. 161-162. Disponível em: <http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/11/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf>. Acesso: 25 ago. 2016.
A) Para redigir um paper ou artigo, basta escolher um assunto (delimitando o tema), e apresentar o problema que não servirá para construção de uma hipótese.
B) O objetivo do seu paper é desenvolver somente as ideias de outros autores, apoiando-se em fontes dignas de crédito.
C) Esse tipo de trabalho não capacita o autor de expressar o entendimento do tema em discussão.
D) Visa a incentivar o exercício da análise, da linguagem científica e o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica.
4. Atualmente, no papel da universidade não se destacam apenas as atividades de ensino. Cada vez mais relevante é o seu papel na pesquisa e extensão. Na ciência, deve gerar conhecimento, e nas ações extensionistas aproxima-se da comunidade de entorno, contribuindo com sua responsabilidade social. Desta forma, analise as afirmativas a seguir:
I- Professores e universidades não devem apenas se preocupar com a transmissão de conhecimento.
II- O professor pesquisador não contribui de forma efetiva para a transmissão de conhecimento.
III- Atividades de extensão aproximam as faculdades da comunidade, levando o conhecimento de senso comum.
IV- As universidades levam conhecimento científico para as comunidades através de ações extensionistas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas II e III estão corretas.
B) As afirmativas III e IV estão corretas.
C) As afirmativas I e IV estão corretas.
D) As afirmativas I e II estão corretas.
5. De acordo com Yin (2005), o método de estudo de caso consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento, sendo escolhido ao se examinar acontecimentos contemporâneos, quando não se podem manipular comportamentos relevantes. Com relação a esse método de pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- O estudo de caso deve ser significativo, completo e relevante.
II- O estudo de caso deve considerar evidências em perspectivas diferentes que contribuem para uma boa conclusão.
III- O estudo de caso pode ser generalizado para todas as aplicações e generalizações.
IV- Todos os estudos únicos são considerados estudos de casos, não sendo necessários replicações para serem validados.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: YIN, Robert K. Estudo de caso - planejamento e métodos. 3. ed. São Paulo: Boockman, 2005.
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) As sentenças III e IV estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças I e II estão corretas.
6. O conhecimento do senso comum deriva de experiências cotidianas. Refere-se a hábitos, costumes, práticas e tradições que orientam a vida em sociedade. Por esse motivo, é considerado um saber informal que não exige elaboração teórica do indivíduo. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir:
I- O senso comum é adquirido naturalmente desde a infância, sem ele não seria possível viver em sociedade.
PORQUE
II- O homem se orienta a partir do seu contexto histórico-social ao qual está inserido.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
7. Analise os textos a seguir:
Texto 1:
Conhecer é incorporar um conceito novo, ou original, sobre um fato ou fenômeno qualquer. O conhecimento não nasce do vazio e sim das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana, através de experiências, dos relacionamentos interpessoais, das leituras de livros e artigos diversos.
FONTE: MENDES, Leozenir. Métodos e técnicas de pesquisa. 2013. Disponível em: <http://fatifajar.com.br/blogadm/wp-content/uploads/2013/02/Material-1_MTP1.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2016.
Texto 2:
Há uma estreita relação entre cotidiano e conhecimento científico. Essa relação existe pelo motivo que o conhecimento científico tem como objeto de estudo o real e o real faz parte do cotidiano (conhecimento cotidiano). 
FONTE: CAMPELLO, Milena. Psicologia: ciência e senso comum. 2010. Disponível em: <http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/2194119>. Acesso em: 20 ago. 2016.
Texto 3:
A necessidade de conhecer é essencial ao homem desde que ele se deu conta da importância de compreender o mundo para melhor se relacionar com o meio em que vive. A princípio, suas limitações lhe impuseram a ansiedadede um conhecimento que apenas favorecesse o atendimento de suas necessidades imediatas. Posteriormente, mais desenvolvido, procurou superar o imediatismo e compreender a complexidade do mundo que o cercava através de questionamentos sobre situações que o afligia. Seguindo este propósito, desenvolveu meios que lhe permitiam, não apenas a compreensão da realidade, mas a capacidade de solucionar os problemas verificados nesta realidade. O conhecimento científico é extremamente importante na vida do ser humano e da sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O acesso ao conhecimento científico é relevante para a evolução da sociedade e do ser humano em si, pois através dele adquirimos novos conceitos, pontos de vista, técnicas, procedimentos e ferramentas. Isso nos faz avançar na construção do saber em uma área do conhecimento. Quem sabe, sem essa "sabedoria", ainda estaríamos na era da pedra, trabalhando com ferramentas rudimentares. 
FONTE: LERMEN, Vanderlei. A importância do conhecimento científico, 2008. Disponível em: <http://www.blogdomaciel.com.br/2008/05/importância-do-conhecimento-científico.html>. Acesso em: 20 ago. 2016.
Considerando as reflexões contidas nos textos 1, 2 e 3, bem como seus conhecimentos sobre o tema, relativas ao conhecimento científico, analise as sentenças a seguir:
I- Contribui para que o acadêmico produza argumentos que demonstrem que o conhecimento oriundo da ciência permita uma maior compreensão dos fenômenos que ocorrem no dia a dia.
II- Desmitifica ações cotidianas e amplia a visão de mundo, reconfigurando comportamentos e, principalmente, estimulam o pensamento crítico-reflexivo, tão almejado na constituição de um cidadão consciente e atuante na sociedade.
III- Torna os cidadãos e, consequentemente, os países que neles vivem, menos competitivos, principalmente na implantação de novas tecnologias.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e II estão corretas.
B) As sentenças I e III estão corretas.
C) Somente a alternativa I está correta.
D) As sentenças II e III estão corretas.
8.	É de consenso geral entre pesquisadores que produzir ciência no âmbito escolar é fundamental para avançarmos como sociedade. Um professor que motiva é aquele que sobretudo engaja seus alunos na busca pelo novo. No entanto, não consegue ser efetivo se apenas expor o conhecimento. Assim sendo, o professor que instiga é aquele que produz e gera ciência. Dentro desta perspectiva, analise as afirmativas a seguir:
I- O professor em sala, quando expõe o conhecimento, apenas instrui seus alunos, motivando-os a pesquisar.
II- O docente que apenas repete conteúdo em sala não tem condições de superar a mediocridade imitativa.
III- Apenas a leitura de grandes pesquisadores e o aprofundamento em suas ideias é o suficiente para que o acadêmico aprenda a aprender.
IV- A instrumentação técnica da autossuficiência e a fundamentação da cidadania são qualidades adquiridas com engajamento a projetos de pesquisa.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas II e III estão corretas.
B) As afirmativas I e III estão corretas.
C) As afirmativas II e IV estão corretas.
D) As afirmativas I e II estão corretas.
9. Analise os textos a seguir:
Texto 1:
O acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral de informação. Em muitas disciplinas já não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante. Mais importante ainda, o conhecimento não é acabado, e muito do que o estudante precisará saber em sua vida profissional ainda está por ser descoberto. [...] Não será fazendo de nossos alunos meros depositários de informações que estaremos formando os cidadãos e profissionais de que a sociedade necessita. Para isto, as atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes.
FONTE: BEIRÃO, Paulo Sérgio Lacerda. A importância da iniciação científica para o aluno da graduação. Disponível em: <https://www.ufmg.br/boletim/bol1208/pag2.html>. Acesso em: 25 ago. 2016.
Texto 2:
Os melhores educadores são unânimes em afirmar que não se deve transformar a pesquisa científica numa atividade reservada a uma elite. Qualquer estudante pode e deve participar de experiências científicas. A consolidação qualitativa do aprendizado exige uma ampla e necessária formação científica [...].
FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
Considerando as afirmações dos textos 1 e 2, e sua formação como profissional da educação, como um professor pode ser um incentivador, um estimulador da pesquisa no Ensino Fundamental e Médio? Assinale a alternativa CORRETA:
A) A investigação dentro do processo de ensino e aprendizagem somente ocorre no Ensino Superior ou na Universidade.
B) O professor deverá levar o aluno à curiosidade e à busca de respostas para indagações.
C) O professor deve estimular apenas a pesquisa em caráter de iniciação científica, ou seja, aquela que não tem muito valor acadêmico.
D) O professor poderá atuar como mediador entre as questões levantadas pelos alunos, mas não atua na busca por respostas pertinentes.
10.	Não basta saber, é preciso saber fazer. Esta frase, lema da Uniasselvi, significa que apenas o acúmulo de conhecimento não transforma o mundo. Precisamos partir para a ação e refletir sobre o processo e melhorar a cada nova investida. Assim, o conhecimento que se adquire se torna um instrumento para agirmos. Dentro dessa perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O ser humano busca conhecimento quando tem interesse em algo ou objetivos claros.
( ) Podemos utilizar como instrumento de ação o acúmulo do nosso conhecimento.
( ) Conhecer algo não é apenas estar informado sobre este ou aquele processo e/ou objeto.
( ) Para utilizarmos o conhecimento como instrumento de ação, é necessário saber utilizá-lo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - V - F.
B) F - V - V - V.
C) V - V - V - V.
D) F - V - F - V.

Continue navegando