Buscar

Questões sobre Orçamento e Finanças Públicas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201302546269)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Governo do Rio Grande do Sul, em 2017, iniciou a construção de uma nova unidade de saúde no interior do Estado, obra com o orçamento previsto na LOA ¿ Lei Orçamentária Anual. Este novo imobilizado é classificado como uma despesa:
		
	
	e) Derivada.
	
	a) Corrente.
	
	d) Extraordinária.
	 
	b) De capital.
	
	c) Flutuante.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201302154756)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A realização de despesas urgentes e imprevisíveis, durante a execução do orçamento, será viabilizada por meio de créditos adicionais:
		
	 
	Extraordinários
	 
	Suplementares
	
	Extra orçamentários
	
	Contingenciais
	
	Especiais
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201302472986)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em consonância com os princípios gerais ditados pela Constituição Federal, referentes ao Sistema Tributário Nacional:
		
	
	as contribuições sociais e as taxas não poderão ter base de cálculo própria de imposto
	
	o empréstimo compulsório, no caso de investimento público de caráter urgente e relevante interesse nacional, poderá ser instituído mediante lei ordinária, mas sua cobrança só poderá ocorrer no exercício financeiro subsequente ao de publicação da lei que o instituir.
	
	sempre que possível, os tributos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte.
	 
	cabe à lei complementar da União, além de outros temas que lhes são reservados, dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e regular as limitações constitucionais do poder de tributar.
	
	as contribuições sociais e de intervenção no domínio econômico não poderão incidir sobre a importação de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados e álcool combustível
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201301453804)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n.º 101/00), examine as assertivas abaixo elencadas e marque a alternativa correta. Justifique a sua resposta, citando, inclusive, o direito positivo: I - A Lei de Responsabilidade Fiscal, na qualidade de lei de normas gerais, revogou a Lei n.º 4.320/64; II - A despesa total com pessoal é limitada a 50% da receita corrente líquida, no que se refere aos Estados e à União; III - O Distrito Federal, por não ser ente da Federação, não é atingido pela Lei de Responsabilidade Fiscal; IV - Dentre os objetivos perseguidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, destaca-se o equilíbrio orçamentário, só passível de ser obtido através do planejamento fiscal. ASSINALE agora a letra adequada:
		
	 
	Tão-somente a afirmativa IV está correta.
	
	As afirmativas I, II, e III estão corretas.
	
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas III e IV estão corretas
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201302154754)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Receita pública é todo recurso obtido pelo Estado para atender às despesas públicas. Quanto à regularidade, podem ser:
		
	
	originárias e derivadas.
	
	correntes e de capital.
	
	efetivas e não efetivas
	 
	ordinárias e extraordinárias
	
	orçamentárias e extra orçamentárias

Continue navegando