Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CTR NOVA IGUAÇU
Primeira CTR (Centrais de Tratamento de Resíduos), licenciada no Estado do Rio de Janeiro, é modelo de referência em tratamento de resíduos. A CTR Nova Iguaçu é também a primeira do mundo a ter um projeto de mitigação de gases de efeito estufa e venda de crédito de carbono aprovado através do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), da ONU. É composta por:
Aterro sanitário bioenergético
Unidade de tratamento de biogás
Unidade de tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS)
Unidade de beneficiamento de Resíduos de Construção Civil (RCC)
Estação de tratamento de Efluentes (ETE)
Laboratório
Viveiro de Mudas
Trata os resíduos de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Queimados, São João de Meriti, além de grandes geradores.
Capacidade: 5.000 toneladas de resíduos diárias.
Outros mecanismos inovadores e voltados a somar ainda mais para o redução de impactos no meio ambiente foram pensados. A Foxx Haztec, empresa responsável pela administração do CTR de Nova Iguaçu, a atua na área de energia através da valorização do biogás gerado em seus aterros sanitários, da produção de combustíveis derivados de resíduos (CDRs) e na implantação de Unidade de Recuperação Energética (URE). Através da URE, a empresa traz para o Brasil a inovação do processo Waste to Energy (WtE), que transforma diretamente os resíduos sólidos urbanos em energia elétrica.
A primeira unidade de tratamento térmico de resíduos do Brasil, a URE Barueri, será instalada na região metropolitana de São Paulo e terá capacidade para tratar 825 toneladas de lixo por dia com potência instalada de 20MW de energia. A energia gerada pelo empreendimento é suficiente para abastecer 80 mil residências, como a própria Barueri (SP) que passará a ser o primeiro município do Brasil a adotar uma solução que contribui para a construção do “Ciclo Positivo do Resíduo”’, ou seja, que soluciona passivos ambientais, transformando o lixo em uma fonte de geração de energia renovável.
A comercialização da energia desse processo será no Mercado Livre de Energia Brasileiro, a partir de 2016. O empreendimento adota os mais rígidos padrões de segurança do mundo e as mais avançadas tecnologias para tratamento térmico, filtragem e controle de emissões.
A Engenharia Ambiental no CTR de Nova Iguaçu abrange os seguintes Ações :
Gerenciamento de áreas contaminadas
Investigação ambiental
Avaliação de risco à saúde humana
Planejamento e execução de projetos de remediação de solos e águas subterrâneas
Monitoramento de ar, água, solo e efluentes
Monitoramento de intrusão de vapores
Gerenciamento de resíduos interno e externo
Prestação de serviços por equipes especializadas em óleo e gás

Mais conteúdos dessa disciplina