Buscar

36870076 METOD. DO TRAB. ACADMICO COM DISCURSSIVAS 5 2 1

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADEMICO
MODULO I 
1 - As explicações míticas e religiosas foram antepassados da ciência moderna por: 
C - oferecerem explicações de alguns fenômenos naturais
 
2 - As ciências matemáticas começaram a desenvolver-se na Idade Antiga e apresentaram: 
C - resultados matemáticos importantes como o teorema de Pitágoras 
3 - Durante a Idade média, na Europa, predomina a religião cristã que tendia para encarar o conhecimento, sobretudo o conhecimento da natureza: 
A - de uma maneira religiosa
4 - Aristóteles fez alguns erros  na física. Pessoas - mesmo muito inteligentes - cometem erros o tempo todo, mas o erro de Aristóteles foi perpetuado por quase 20 séculos! Por quê?  
C - São Tomás de Aquino cristianizou as ideias de Aristóteles
 
5 - Aristóteles viveu cerca de 300 aC. Ele era um aluno de Platão e o tutor de Alexandre o Grande. Há quem diga que Aristóteles foi o primeiro cientista. No entanto, no que se refere à física, especialmente a física de queda de objetos, Aristóteles fez afirmações como "... o movimento descendente de uma massa de chumbo ou ouro ou de qualquer outro organismo dotado de peso é mais rápido em proporção ao seu tamanho...” Estas declarações foram tomadas, pelos estudiosos medievais como "objetos têm queda mais rápida na proporção do seu peso." Tome um pesado objeto, digamos um livro, e outro objeto leve, digamos um lápis, e deixe cair em conjunto a partir da mesma altura. Você realmente tem que experimentar isto! O que acontece? 
A - Eles atingiram o chão, ao mesmo tempo 
6 -  “Muito cedo, o ser humano sentiu a fragilidade do saber fundamentado na intuição, no senso comum ou na tradição; rapidamente desenvolveu o desejo de saber mais e de dispor de conhecimentos metodicamente elaborados e, portanto, mais confiáveis. Mas a trajetória foi longa entre esses primeiros desejos e a concepção do saber racional que acabou se estabelecendo, no Ocidente, há apenas um século, com uma forma dita científica.” (Christian Dionne e Jean Laville)
Na trajetória da história do conhecimento e da ciência é correto destacar: 
(I) Na Grécia antiga surge a desconfiança em relação às explicações do universo baseadas nos deuses, na magia ou na superstição. 
(II) Com a Idade Média, reencontramos a reflexão filosófica, mas, dessa vez, dominada pela religião. 
(III) Na Idade Moderna, observamos que o conhecimento científico começa a se objetivar e a se separar da tradição e da religião. Indique a alternativa que representa quais afirmações são corretas ou não: 
B - Todas são corretas 
7- Na passagem da Universidade do caráter monástico para o caráter secular, voltada para a sociedade, a instituição caracteriza-se pela: 
A - Pesquisa pelo exercício da razão.
 
8 – Para sobreviver e facilitar sua existência, o ser humano se confrontou com a necessidade de dispor do saber, inclusive de construí-lo por si só. As primeiras inquietações do homem sobre o mundo e seu funcionamento, sobre o seu próprio lugar nesse mundo e seu futuro, foram respondidas através: 
B - das religiões e mitologias 
9 - Considere as frases abaixo e assinale a alternativa correta: Se tomarmos um volume qualquer, de teologia ou metafísica escolástica, por exemplo, poderíamos nos perguntar: contém raciocínios abstratos sobre a quantidade ou o número? Não. Contém raciocínios experimentais sobre questões de fato e experiência? Não. Então, jogue-o no fogo, pois só contém sofismas e ilusões. (D. Hume). De acordo com a história das universidades, a única alternativa incorreta é: 
B - Os pensadores gregos da Antiguidade Clássica gravitavam harmoniosamente em torno das verdades da fé e da religião professadas pela Igreja na Idade Média.   
MODULO II 
1 – Nos séculos XVII e XVIII tem início o desenvolvimento da ciência moderna. Já no século XIX, as ciências humanas são inventadas, tendo algumas das suas características estabelecidas por uma concepção de saber científico denominado positivismo, sendo estas: 
C - o empirismo, a objetividade, a experimentação e a validade
 
2 - Assinale a alternativa INCORRETA. Na Idade Moderna, preparada pelo Renascimento... 
B - passa-se a ignorar os cálculos matemáticos 
3- Na idade moderna, a ciência separa-se da filosofia e a natureza passa a ser vista como: 
B - um artefato técnico 
4 - As ciências da natureza e as ciências formais do século XIX e XX conheceram desenvolvimentos sem precedentes, mas o espírito científico é um espírito crítico e não dogmático, apesar do enorme desenvolvimento alcançado pela ciência no século XIX, os cientistas continuavam a procurar responder a mais e mais perguntas. Dentre os cientistas que se destacaram nesta época, pode-se citar: 
B - Heisenberg, Einstein e Maxwell 
5 - Cerca de 1600 dC, tornou-se aparente a várias pessoas - Galileu Galilei, na Itália, Francis Bacon, na Inglaterra, Tycho Brahe, na Dinamarca e outros - que não houve erros na lógica sutil Aristóteles uso do método dedutivo. O problema era que o método dedutivo, usado com sucesso em matemática, não se ajustava com investigações científicas da natureza. Para utilizar o método dedutivo, se começa com axiomas - simples afirmações verdadeiras sobre a forma como o mundo funciona. Então se usa esses axiomas para construir o sistema lógico da natureza. É correto afirmar que: 
B - Galileu e seus contemporâneos perceberam que era extremamente difícil determinar "simples afirmações verdadeiras sobre a forma como o mundo funciona".
 
6 - Assinale a alternativa incorreta a respeito da ciência na pós-modernidade. 
C - A mecanização e o desenvolvimento tecnológico libertaram o homem do trabalho. O homem pode, então, dedicar-se ao ócio e às atividades criativas.
7 - “... os critérios de verdade, cientificidade e objetividade que fundamentam o fazer científico foram convertidos em um mito da prática científica, aparecendo como a garantia para alcançar um conhecimento verdadeiro e convertendo-se no único caminho aceitável e válido para a comunidade científica, no processo de conhecer a realidade. Este mito se expressa, na prática médica, na ilusão da possibilidade de acabar com as enfermidades, se determinados procedimentos frequentemente de ordem técnica forem empregados.” A afirmação acima se refere ao: A - mito da cientificidade  
8 - Embora a matemática seja de natureza dedutiva - ou seja, a lógica é a única prova aceitável prova da verdade - o processo de matemática não é totalmente dedutivo. É verdade também que, embora a ciência seja por natureza indutiva - observações são as únicas provas aceitáveis de verdade - o processo de ciência pode ser dedutivo! Físicos usam a matemática como um poderoso instrumento teórico. Físicos teóricos frequentemente constroem teorias como "modelos matemáticos" usando dedução, começando com os pressupostos sobre o “funcionamento” de estrelas ou átomos, por exemplo, e, em seguida, trabalhando, fora da matemática, as consequências dos seus pressupostos. Uma diferença essencial entre um matemático e um físico teórico é que o físico usa matemática como uma ferramenta raciocínio. Assinale a opção correta:  A - O sucesso do modelo matemático depende de quão bem os seus resultados de acordo com observações de natureza 
9 -  Assinale a alternativa correta: 
(I) Na concepção pós-moderna, três são as características do conhecimento científico: certo, geral e metódico. 
(II) Na idade antiga, a ciência é entendida como a posse permanente das explicações e soluções de problemas que o homem encontra a seu redor. 
(III) Enquanto as ciências buscam o conhecimento do mundo material com seus fenômenos e suas leis, quem busca explicar as causas remotas e o sentido do homem e do mundo é a Filosofia. D - Apenas III
10 - Galileu é considerado o pai da ciência moderna por que
A - deu autonomia à ciência, fazendo-a sair da sombra da teologia 
MODULO III 
1 - Leia as afirmações a seguir: 
I - Em função das pesquisas científicas, a universidade é o espaço onde se consolidam as informações repetidas e importadaspara formar o profissional competente. 
II - Em nossa cultura, o processo de conhecer, específico do ser humano, está profundamente vinculado à escola, componente básico do sistema educacional em nosso País. 
III - O nosso sistema educacional, no que se refere à escola, compreende: Educação infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino superior. 
IV - As universidades não têm liberdade de ação diante das Leis da Educação, fato de impede o aluno de se manifestar como pesquisador. 
V - A universidade é o espaço onde as pessoas se unem para conhecer, criar e produzir conhecimento. 
D - (II), (III) e (V) estão corretas 
2 - A transferência da família real para o Brasil transformou o país em sede da coroa portuguesa. Com a chegada da família real houve necessidade de 
C - implementação dos primeiros estabelecimentos de ensino superior para formação
 
3 - A forma de buscar o novo nas universidades, por exemplo, ainda é feita muitas vezes à moda de Dom Pedro II. Este, vendo a necessidade de modernizar a ciência e tecnologia brasileira, viajava, se empolgava com o que via na Europa, e trazia modelos e profissionais para reformar as instituições brasileiras. A ele devemos: 
A - o Imperial Observatório, o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional
4 - Diversas medidas foram tomadas para alcançar as metas da reforma universitária de 1968. Dentre elas, pode-se citar 
E - todas as anteriores 
5 - Assinale corretamente. 
A universidade antiga, ou melhor, medieval, tinha duas funções características. Preparar os estudantes para 
B - o trivium e quadrivium 
6 - Sobre a criação das universidades durante a Idade Média é correto afirmar que: 
I - À época em que surgem as universidades, o saber na Idade Média está submetido à fé, sob marcante influência da religião cristã. 
II - O programa das universidades, sobretudo nos estudos de Teologia, é dominado pelo conhecimento dos textos bíblicos. 
III - O ensino consistia no estudo, leitura, exposição e assimilação dos comentadores autorizados e textos bíblicos apresentados nas aulas pelos mestres.
A - I, II e III são corretas 
7 - Com a vinda da família real para o Brasil, viu-se a necessidade da criação de um Ensino Superior voltado para quais cursos?
C - medicina, direito e engenharia
 
8 - Leia as afirmações e aponte a alternativa correta: 
I - As Leis da Educação existem para manter a unidade do conhecimento básico para todas as especialidades e proporcionar aos futuros especialistas uma formação inicial unitária e geral.  
II - A universidade medieval tem seu declínio iniciado com os enciclopedistas.
III - Na Idade Média, as ideias já eram discutidas democraticamente, isto é, os dogmas não eram impostos nem ensinados em teses autoritárias. 
IV - A universidade brasileira é uma criação portuguesa.  
E - As alternativas (I), (II) e (IV) estão corretas.
  
9 - De acordo com a história das universidades, a única alternativa incorreta é: 
B - Os pensadores gregos da Antiguidade Clássica gravitam harmoniosamente em torno das verdades da fé e da religião professadas pela Igreja na Idade Média 
MODULO IV 
1 - Assinale a alternativa correta. 
I - Conhecer é estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece e o objeto que passa a ser conhecido. 
II - A previsão científica é infalível. 
III - O conhecimento que adquirimos é sempre aparente. 
IV - A ciência está sempre limitada às condições de sua época 
A - I e III são corretas
 
2 - Observe os excertos abaixo, depois aponte a(s) alternativa(s) corretas em relação a eles: 
I - A Filosofia – como qualquer outra forma de compreensão – tem por finalidade geral estabelecer uma forma de transformação da realidade. 
II – Filosofia e Ciência são duas formas de conhecimento que procuram, com rigor, utilizando-se de um instrumental metodológico, buscar um entendimento do mundo que auxilie o ser humano a viver melhor e mais adequadamente, já que ambos, em seus diversos âmbitos, tornam o mundo mais compreensível. 
III – O conhecimento científico não se ocupa dos fenômenos da natureza (físicos, biológicos, químicos), dos objetos ideais (lógicos e matemáticos) e dos fenômenos culturais (relações sociais, processos históricos, produção cultural etc.). 
B - Somente a II é correta 
3 - Qual dos nomes abaixo também é atribuído ao conhecimento desenvolvido nas universidades? 
E – conhecimento acadêmico
 
4 - Qual das alternativas abaixo melhor descreve o funcionamento da ciência? 
C – A ciência utiliza métodos bem definidos para formular a explicação dos fatos. 
5 - Considerando que alguns conhecimentos são adquiridos espontaneamente, pode-se considerar que a tradição: 
(V) Dita o que se deve conhecer, compreender, e indica, por consequência, como se comportar. 
(F) Ensina como curar uma doença. 
(V) Na família, na comunidade  e em diversas escalas, oferece saberes que parecem úteis a todos. 
D - V, F, V. 
6 - Existem quatro espécies de considerações sobre a mesma realidade, assim o homem pode se mover dentro dos quatro níveis diferentes de conhecimento. Escolha a alternativa na qual se encontram os quatro tipos de conhecimento. 
D - Popular, científico, filosófico, teológico. 
7 - Acerca do CONHECIMENTO FILOSÓFICO, julgue as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. 
I – É um conhecimento valorativo, pois seu ponto de partida são hipóteses filosóficas levantadas e discutidas a partir da experiência. 
II – É não verificável, pois os enunciados que são frutos das reflexões sobre as hipóteses não são passíveis de refutação ou confirmação. 
III – È racional, já que se caracteriza por um conjunto de proposições logicamente correlacionadas.
IV – É infalível e exato, pois tanto em relação à busca de uma realidade capaz de abranger todas as outras, quanto na constituição ou definição de um instrumento que possa apreender esta realidade, os postulados e hipóteses não são submetidos à observação e experimentação. 
E - I, II, III e IV estão corretas
 
8 - Com relação ao CONHECIMENTO POPULAR, assinale a alternativa INCORRETA: 
B - O Conhecimento Popular é sistemático, pois se baseia na organização das experiências práticas do sujeito, de forma a elaborar um todo sistemático e abrangente de conhecimentos.
MODULO V 
1 - Em relação à ciência, assinale a única alternativa incorreta: 
B - o cientista deve sempre transcender a realidade para buscar o significado imanente às coisas da natureza 
2 - Entre as formas de saber consideradas espontâneas, a autoridade possui algumas características, entre as quais: 
(V) Sem provas metodicamente elaboradas, autoridades encarregam da transmissão da tradição. 
(F) A autoridade sustentada pela tradição tem a sua fonte na pesquisa científica, ao invés de se ser proveniente do conhecimento transmitido e consagrado ao longo de gerações. 
(F) A força da autoridade deve-se somente a fatores econômicos. 
C - V, F, F. 
3 - Assinale com a resposta correta 
A - Pelo senso comum, o homem simples conhece o fato e sua ordem aparente 
4 - O conhecimento científico se distingue dos conhecimentos teológico, popular e filosófico porque 
B - fundamenta-se na objetividade e na evidência 
5 - O conhecimento... É real (factual) porque lida com ocorrências ou fatos, isto é, com toda forma de existência que se manifesta de algum modo. 
Constitui um conhecimento contingente, pois suas proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão... 
É sistemático já que se trata de um saber orientado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. 
Possui a característica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmações (hipóteses) que não podem ser comprovadas não pertencem ao campo da... Constitui-se em conhecimento.., em virtude de não ser definitivo, absoluto ou final, e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento técnico podem mudar o acervo da teoria existente.  Escolha  a alternativaque preenche as lacunas da citação acima corretamente. 
A - Científico, ciência, falível. 
6 - Existem quatro espécies de considerações sobre a mesma realidade, assim o homem pode se mover dentro dos quatro níveis diferentes de conhecimento. Escolha a alternativa na qual se encontram os quatro tipos de conhecimento. 
D - Empírico, científico, filosófico, teológico. 
7 - Leia o texto:  “No tempo em que os índios comiam apenas orelha-de-pau (urupê) e farelo de árvores podres, uma mulher que tomava banho soube por um ratinho da existência do milho, que crescia numa árvore enorme, onde as araras e os macacos brigavam pelos grãos. O tronco era tão grosso que foi preciso ir à aldeia pegar mais um machado. No caminho, os meninos mataram e comeram uma mucura e se transformaram em velhos. Os feiticeiros se esforçaram por devolver-lhes a juventude, mas não conseguiram. Desde então, a carne de mucura é absolutamente proibida. Graças ao milho, os índios passaram a viver na abundância. À medida que se multiplicavam, foram aparecendo tribos de diferentes línguas e costumes”. Este texto refere-se ao: 
D - conhecimento mítico 
8 - Assinale a opção correta: 
1. De todos os campos da ciência, somente a biologia apenas utiliza metodologia científica para encontrar respostas para as suas perguntas.  
2. Metodologia científica é um meio para resolver problemas. 
3. Um cientista adivinha ou prevê com base no raciocínio e na intuição 
A - F, V, F. 
9 - Quanto aos métodos científicos, assinale a única alternativa incorreta: 
D - o método, enquanto um procedimento ordenado deve ser sempre prefixado, independentemente da natureza do fenômeno observado. 
10 - Indique a alternativa que representa quais afirmações são corretas: 
I - Quando um cientista enuncia uma lei ou uma teoria, ele está contando como se processa a ordem, está oferecendo um modelo de ordem. 
II - Ele poderá prever como a natureza vai se comportar no futuro.
III - É isto que significa testar uma teoria: ver se, no futuro, ela se comporta da forma como o modelo previu. E - Todas são corretas 
11 - Leia atentamente e responda: “Entre os Maoris, um povo polinésio, existe uma dança destinada a proteger sementeiras de batatas, que quando novas são muito vulneráveis aos ventos do leste: as mulheres executam a dança, entre os batatais, simulando com o movimento dos corpos o vento, a chuva, o desenvolvimento e o florescimento do batatal, sendo esta dança acompanhada de uma canção que é um apelo para que o batatal siga o exemplo do bailado. As mulheres interpretam em fantasia a realização prática de um desejo.” O fragmento acima representa um típico exemplo de conhecimento:  
C - mítico-religioso  
12 - Numere a coluna de acordo com a legenda abaixo e assinale a alternativa correta: conhecimento teológico, 2. conhecimento científico, 3. conhecimento popular, 4. conhecimento filosófico  
(4) saber como os peixes respiram 
(3) saber a época de semear o milho 
(4) crer que alguém foi curado por um milagre 
(1) refletir sobre as significações das obras de arte e do trabalho artístico 
(2) saber como preparar um bolo 
(2) saber fabricar vacinas 
C - 4-3-4-1-2-2 
13 - Que tipo de conhecimento está implícito na frase “Meu avô diz sempre: “Acorde cedo, porque estudar no período da manhã é mais produtivo” 
E - conhecimento popular 
14 - As afirmações abaixo se referem ao CONHECIMENTO CIENTÍFICO e ao SENSO COMUM. 
Assinale a altermativa correta. 
I –A raça é uma realidade natural ou biológica produzida pela diferença dos climas, da alimentação, da geografia e da reprodução sexual. 
II –O Sol é maior que a Terra. 
III –A Terra se move ao redor do sol. 
IV –As cores são ondas luminosas de comprimentos diferentes, obtidas pela refração e reflexão, ou decomposição da luz branca. 
V – O clima costuma projetar nas coisas e no mundo sentimentos de angústia e de medo diante do desconhecido.
D - I e IV referem-se ao conhecimento científico
EXERCÍCIOS METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICOUNIDADE 1
1) As ciências matemáticas começaram a desenvolver-se e apresentaram:
a. resultados duvidosos e de difícil comprovação 
b. as relações entre o significado mítico e o religioso 
c. resultados matemáticos importantes como o teorema de Pitágoras 
d. resultados que separavam a ciência da religião 
e. mais dificuldades que resultados
2) Assinale a alternativa INCORRETA.  
Na Idade Moderna, preparada pelo Renascimento,
a. Galileu apresenta as provas que davam razão à teoria heliocêntrica
b. passa-se a ignorar os cálculos matemáticos
c. passa-se a criticar o saber livresco
d. passa-se a valorizar a observação direta e rigorosa
e. passa-se a experimentação e a técnica
3) Assinale a alternativa correta: 
(I) Na concepção pós-moderna, três são as características do conhecimento científico: certo, geral e metódico.  
(II) Na idade antiga, a ciência é entendida como a posse permanente das explicações e soluções de problemas que o homem encontra a seu redor.
(III) Enquanto as ciências buscam o conhecimento do mundo material com seus fenômenos e suas leis, quem busca explicar  as causas remotas e o sentido do homem e do mundo é a Filosofia. 
a. I e II. 
b. I, II e III.
c. II e III.
d. Apenas III.
e. Apenas II
4) Considere as frases abaixo e assinale a alternativa correta:  
Se tomarmos um volume qualquer, de teologia ou metafísica escolástica, por exemplo, poderíamos nos perguntar: contém raciocínios abstratos sobre a quantidade ou o número? Não. Contém raciocínios experimentais sobre questões de fato e experiência? Não. Então, jogue-o no fogo, pois só contém sofismas e ilusões. (D. Hume)Todo conhecimento acessível deve ser atingido por métodos científicos. O que a ciência não pode descobrir, a humanidade não pode conhecer. (B. Russell)(I) a frase de Hume estabelece a natureza materialista da ciência e validade do conhecimento que decorre do empirismo;
 
(II) para Russell, o homem é a medida de realidade;(III) para Hume a teologia, a filosofia e a ciência expressam conhecimentos válidos;
 
(IV) em ambas as frases, a ciência remete ao empirismo;
 
(V) as frases acima estabelecem os limites entre a crença e o conhecimento.a. Somente I é verdadeirab. I, IV e V são verdadeirasc. II, III e V são falsasd. Somente III é verdadeirae. Somente II é verdadeira
5) De acordo com a história das universidades, a única alternativa incorreta é:
a. Na Antigüidade Clássica, Roma e Grécia dispunham de escolas consideradas de alto nível, formando especialistas emmedicina, filosofia, retórica e direito.b. Os pensadores gregos da Antigüidade Clássica gravitam harmoniosamente em torno das verdades da fé e da religiãoprofessadas pela Igreja na Idade Média.c. A universidade como entendemos foi resultado de esforço da Igreja, no final da Idade Média e a Reforma, entre os séculosXI e XVd. O esforço da Igreja em consolidar um espaço como a universidade ocorreu porque ela precisava fundamentar e consolidar asua ação política e religiosa, ao mesmo tempo que preparava o seu clero.e. Na Idade Moderna, o conhecimento científico separou-se do conhecimento religioso
 
6) Durante a Idade média, na Europa, predomina a religião cristã que tendia para encarar o conhecimento,  
sobretudo o conhecimento da natureza a. de uma maneira religiosa 
7
) Explicações míticas e religiosas foram antepassados da ciência moderna por:
a. darem importância central aos seres humanos na ordem das coisasb. determinarem códigos de conduta baseados na ordem cósmicac. oferecerem explicações de alguns fenômenos naturaisd. determinarem a hierarquia dos componentes da naturezae. permitirem a experimentação e a verificação
8) Leia as afirmações a seguir:
(i) Em função das pesquisas científicas, a universidade é o espaço onde se consolidam as informações repetidas e importadas
 
para formar o profissional competente.(ii) Em nossa cultura, o processo de conhecer, específico do ser humano, está profundamente vinculado à escola, componentebásico do sistema educacional emnosso País.(iii) O nosso sistema educacional, no que se refere à escola, compreende: Educação infantil, Ensino Fundamental, Ensino
 
Médio e Ensino superior.(iv)As universidades não têm liberdade de ação diante das Leis da Educação, fato de impede o aluno de se manifestar comopesquisador.(v) A universidade é o espaço onde as pessoas se unem para conhecer, criar e produzir conhecimento.a. (I) e (II) estão erradas.b. (II), (III) e (IV) estão corretas.c. (III), (IV) e (V) estão erradas.d. (II), (III) e (V) estão corretas.e. Somente (I) está correta
9) Muito cedo, o ser humano sentiu a fragilidade do saber fundamentado na intuição, no senso comum ou na tradição;
 
rapidamente desenvolveu o desejo de saber mais e de dispor de conhecimentos metodicamente elaborados e,portanto, mais confiáveis. Mas a trajetória foi longa entre esses primeiros desejos e a concepção do saber racional
 
que acabou se estabelecendo, no Ocidente, há apenas um século, com uma forma dita científica. (Christian Dionne e
 
Jean Laville)Na trajetória da história do conhecimento e da ciência é correto destacar:
(I) Na Grécia antiga surge a desconfiança em relação às explicações do universo baseadas nos deuses, na magia ou nasuperstição.(II) Com a Idade Média, reencontramos a reflexão filosófica, mas, dessa vez, dominada pela religião.(III) Na Idade Moderna, observamos que o conhecimento científico começa a se objetivar e a se separar da tradição e dareligião.
 
Indique a alternativa que representa quais afirmações são corretas ou não:a. II e III são corretas.b. Todas são corretas.c. Somente I é correta.d. I e III são corretas.e. Todas são incorretas.
10) Observe as frases abaixo, depois aponte a(s) alternativa(s) corretas em relação a elas:
I - A Filosofia ± como qualquer outra forma de compreensão ± tem por finalidade geral estabelecer uma forma de
 
transformação da realidade.II ± Filosofia e Ciência são duas formas de conhecimento que procuram, com rigor, utilizando-se de um instrumental
 
metodológico, buscar um entendimento do mundo que auxilie o ser humano a viver melhor e mais adequadamente, já que
 
ambas tornam o mundo mais compreensível.III ± O conhecimento científico não se ocupa dos fenômenos da natureza (físicos, biológicos, químicos ...), dos objetos ideais(lógicos e matemáticos) e dos fenômenos culturais (relações sociais, processos históricos, produção cultural etc.).S
 
ão corretasa. São corretas I e II.b. Somente a II é correta.c. São corretas II e III.d. Somente a III é correta.e. Somente I é corretab. de uma maneira filosóficac. de modo a unir a religião com a herança gregad. de forma a prestigiar o método científicoe. como assunto dos professores e cientistas

Continue navegando