Buscar

Direito Empresarial 1 (Simulado AV1)

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO EMPRESARIAL APLICADO I   
	Aluno(a): MARINA DE SOUZA RUY BARBOSA NEGRÃO
	Matrícula: 201401407269
	Acertos: 2,0 de 2,0
	Início: 27/02/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201302618039)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(Juiz TJ-AC 2012 - CESPE) Assinale a opção correta com relação ao registro de empresa e às obrigações jurídicas que o empresário deve cumprir para o exercício regular de sua atividade econômica.
		
	
	As modificações contratuais e ou estatutárias da empresa devem ser efetivadas exclusivamente por escritura pública, independentemente da forma adotada no ato constitutivo.
	
	Para dar início à atividade econômica, mercantil ou rural, o empresário deve formalizar a sua inscrição junto ao registro público de empresas mercantis.
	
	O Departamento Nacional de Registro do Comércio, órgão central do Sistema Nacional de Registro Mercantil, desempenha funções de execução e administração dos serviços de registro.
	
	O empresário que se tornar incapaz poderá continuar a empresa, por meio de representante ou devidamente assistido, cabendo ao registro público de empresas mercantis a cargo das juntas comerciais registrar contratos ou alterações contratuais de sociedade que envolva sócio incapaz.
	
	O arquivamento dos atos relativos à transformação, incorporação, fusão e cisão de empresas mercantis é objeto de decisão singular do presidente da junta comercial. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201304524502)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Analista Técnico Administrativo - JUCESC - FEPESE - 2017. Assinale a alternativa que indica corretamente os princípios sob os quais, o nome empresarial deverá se pautar. 
		
	
	princípios da reciprocidade e da comodidade. 
	
	princípios da veracidade e da reciprocidade. 
	
	princípios da especificidade e da novidade.
	
	princípios da publicidade e da veracidade. 
	
	princípios da veracidade e da novidade 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201304519885)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(UEPA - 2013 - PC-PA - Delegado de Polícia) Sobre o Direito de Empresa, regulado pelo artigo 966 e seguintes do Código Civil, assinale a alternativa correta.
 
		
	
	b) Podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo de sua capacidade civil e não forem legalmente impedidos, assim, os incapazes por razão superveniente, são proibidos de continuar a empresa antes exercida por eles, mesmo que com a assistência ou representação legal.
	
	d) Salvo as exceções expressas em lei, considera em empresária a sociedade que tem por objeto o exercício de atividade própria de empresário sujeito a registro.
 
	
	a) Na forma da lei, empresário é aquele que exerce qualquer atividade ou profissão, economicamente organizada, para a produção ou circulação de bens e serviços.
	
	e) A sociedade pressupõe a existência de atividade continuada, sendo vedada a sua criação restrita a um ou mais negócios determinados.
	
	c) A sociedade empresária adquire a personalidade jurídica com a sua constituição, a partir da assinatura de seus atos constitutivos pelos respectivos sócios.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201304392660)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(Magistratura Rondônia - PUC/PR/2011) Dadas as assertivas abaixo, assinale a única CORRETA:
		
	
	Todas as sociedades no direito brasileiro possuem personalidade jurídica. 
	
	O ato pelo qual o sócio se obriga a entregar para a sociedade bens ou direitos de sua propriedade, suscetíveis de apreciação econômica, para a formação do capital social, é chamado de integralização, enquanto que a subscrição de capital é a efetiva transferência, pelo sócio para a sociedade, do bem ou direito mencionado na integralização. 
	
	Após totalmente integralizado o capital social em uma sociedade limitada, a regra é de que seus sócios respondem, de forma direta e pessoal, pelas obrigações da sociedade. 
	
	Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte ou do Ministério Público (quando lhe couber intervir no processo), que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios de pessoas jurídicas. Uma decisão desta natureza implica na chamada ¿desconsideração da personalidade jurídica¿. 
	
	O capital social das sociedades limitadas é dividido em ações, que podem ser ordinárias ou preferenciais, estas sem direito de voto.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201302618038)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(Juiz TRF-2 2011 - CESPE  - adaptada) Segundo a doutrina, o direito comercial não se formou em uma única época nem no meio de um só povo. A cooperação de todos os povos em tempos sucessivos, firmada fundamentalmente nas bases econômicas, é que o constituíram e lhe imprimiram o caráter autônomo. Com relação ao direito comercial e ao empresário, assinale a opção correta.
		
	
	O empresário individual casado deve averbar sua certidão de casamento à margem de seu registro como empresário na Junta Comercial e, caso venha a alienar ou gravar qualquer bem comum do casal, necessita da outorga de seu conjugê de que trata o art. 1647 do Código Civil.
	
	Empresário é definido na lei como o profissional que exerce atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. Para a doutrina, também será empresário aquele que organizar episodicamente a produção de certa mercadoria, mesmo destinando-a à venda no mercado. 
	
	Somente será considerado empresário o exercente profissional de atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços, inscrito no registro de empresas do órgão próprio. 
	
	Os funcionários públicos estão proibidos de exercer atividade empresarial, de acordo com a CF e normas específicas; contudo, a proibição diz respeito ao efetivo exercício da atividade empresarial, não existindo restrição quanto ao fato de o funcionário público ser simplesmente acionista ou quotista de sociedade empresária.
	
	Nos termos do Código Civil, somente podem exercer a atividade empresarial os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos, não havendo possibilidade de menor de dezesseis anos exercer a atividade empresarial.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201304447064)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	De acordo com Lei nº 8.934/1994, a qual dispõe sobre o Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins, o nome empresarial obedecerá aos princípios:
		
	
	Da legalidade e impessoalidade.
	
	Da veracidade e da novidade.
	
	Da novidade res novitá e da veracidade res veritá
	
	Da razoabilidade e economicidade.
	
	Da motivação e eficiência.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201304519889)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(CESPE - 2013 - TJ-RN - Juiz) Mediante a Lei n.0 12.441/2011, introduziu-se no Código Civil o conceito de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Acerca dessa espécie de empresa, assinale a opção correta. 
		
	
	A EIRELI deve ter um titular, sempre uma pessoa física, e capital mínimo de cem vezes o maior salário mínimo do país totalmente integralizado, sendo a responsabilidade do titular limitada ao valor do capital.
	
	O nome empresarial deverá ser formado pela inclusão da sigla EIRELI após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada.
	
	É permitido à pessoa natural que constituir EIRELI figurar em várias empresas dessa modalidade.
	
	Por ter regramento específico, não se aplicam à EIRELI as regras previstas para as sociedades limitadas.
	
	A empresa individual de responsabilidade limitada não poderá resultar da concentração das quotas de outra modalidade societária em um único sócio, independentemente das razões que motivaram essa concentração.8a Questão (Ref.:201302618034)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(Juiz TJ-PB 2011 - CESPE) A respeito da disciplina aplicável ao empresário individual, assinale a opção correta.
		
	
	Ao empresário individual é permitida a alienação, sem a outorga de seu cônjuge, de bens imóveis destinados à sua atividade empresarial. 
	
	Em atenção ao princípio da continuidade da empresa, os bens destinados pelo empresário individual à exploração de sua atividade não respondem por suas dívidas pessoais.
	
	O empresário individual que venha a se tornar civilmente incapaz poderá obter autorização judicial para continuação de sua atividade; tal autorização, entretanto, deverá ser averbada na junta comercial e servirá para atos singulares, não podendo ser genérica. 
	
	O empresário individual assume os riscos da empresa até o limite do capital que houver destinado à atividade, não respondendo com seus bens pessoais por dívidas da empresa.
	
	O servidor público pode ser empresário individual, desde que a atividade empresarial seja compatível com o cargo público que ele exerça. 
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201302680280)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Assinale a única alternativa correta:
		
	
	O ato constitutivo de sociedade anônima deve ser arquivado sempre na Junta Comercial.
	
	O Registro Civil de Pessoas Naturais é o local adequado para o registro da sociedade empresária Planalto do Chopp Ltda, cuja atividade principal é a comercialização de gêneros alimentícios.
	
	Caio, Anibal e Xerxes, todos advogados, decidem dar início a uma sociedade para prestação de serviços jurídicos, de modo que são obrigados a efetuar o registro dos atos constitutivos da referida sociedade tanto na seccional da Ordem dos Advogados do Brasil quanto na Junta Comercial do Rio de Janeiro
	
	Marvio e J.J. Abrahans, ambos escritores, decidem constituir uma sociedade para exploração de um curso de literatura romena. Antevendo o grande sucesso comercial e a receita futura, decidem que sua sociedade deve ser registrada na junta comercial e não no Registro Civil de Pessoas Jurídicas, pois este é o local onde as sociedades mais lucrativas são registradas. 
	
	O empresário individual que NÃO obteve seu registro na junta comercial NÃO pode ser considerado um empresário irregular. 
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201304392626)
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	(FCC - TJ-PI Juiz Substituto 2015) Renato, empresário, cuja atividade rural constitui sua principal profissão:
		
	
	tem o dever de se inscrever no Registro de Empresas previamente ao início das suas atividades. 
	
	tem o dever de se inscrever no Registro de Empresas até noventa dias depois da data em que iniciar suas atividades. 
	
	tem a faculdade de se inscrever no Registro de Empresas, mesmo depois de iniciadas as suas atividades.
	
	tem a faculdade de se inscrever no Registro de Empresas, mas só pode exercê-la previamente ao início das suas atividades. 
	
	não tem direito de se inscrever no Registro de Empresas, cabendo-lhe se inscrever apenas perante o Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento.

Continue navegando