Buscar

AULAS CONTABILIDADE BÁSICA

Prévia do material em texto

AULA1 CONTABILIDADE BÁSICA
A contabilidade não é uma ciência exata e sim uma ciência social.
CONCEITO – É uma ciência social porque trata de um patrimônio que envolve um conjunto de pessoas dentro de uma sociedade. 
 Ciência contábil não é uma ciência exata. Ela faz parte da grande área das ciências sociais aplicadas, juntamente com a economia e Administração.
 PATRIMÔNIO OBJETO DA CONTABILIDADE – Na contabilidade, o objeto é sempre o PATRIMÓNIO de uma Entidade, definido como um conjuntos de bens, direitos e de obrigações para com terceiros.
Não pense só como um bem, aquele patrimônio aqui imóvel e sim como o conjunto de bens e direitos e obrigações. 
O objeto delimita o campo de abrangência de uma ciência, tanto nas ciências formais quanto nas factuais, das quais fazem parte as ciências sociais. Serve para delimitar o patrimônio.
O Patrimônio também é objeto de outras Ciências Sociais, como por exemplo, da Economia, da Administração e do Direito – que, entretanto, o estudam sob ângulos diversos daquele da Contabilidade, que o estuda nos seus aspectos quantitativos e qualitativos.
O OBJETIVO DA CONTABILIDADE – O Objetivo científico da Contabilidade manifesta-se na correto apresentação do patrimônio e na apreensão e análise das causas das suas mutações. Entendimento dessas variações.
ASPECTOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS – Aspectos em relação ao patrimônio das entidades:
 QUANTITATIVO: * Diz respeito a expressão monetária.
Expresso em Real.
QUALITATIVO - Nomenclatura utilizada para descrever cada elemento:
BENS: Representados pelo Caixa;
DIREITOS: Representados pelos clientes;
OBRIGAÇÕES: Representadas por contas diversas a pagar.
MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS – A Contabilidade adota esse método para registrar suas operações. A essência do método determina que não há débito sem crédito correspondente. Criado em 1494 pelo Frei Luca Paccioli, o método é universal. Para um débito tem sempre um crédito.
A divulgação do método das partidas dobrados, a contabilidade se desenvolveu como ciência e ganhou cada vez mais espaço.
Assim, podemos afirmar que:
A soma dos débitos é sempre igual à soma dos créditos;
A soma dos saldos devedores é sempre igual à soma dos saldos credores;
USUÁRIOS DA CONTABILIDADE - Pessoas físicas ou jurídicas, que se interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade as suas respostas.
TIPOS DE USUÁRIOS - 
Os USUÁRIOS INTERNOS (poder para tomar decisões), se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da entidade notadamente aquelas relativas ao seu, ciclo operacional.
Ex: Administradores, acionistas e Gerentes – utilizam a informação para tomar decisões.
Os USUÁRIOS EXTERNOS - concentram suas atenções de forma geral, em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis. EX: Bancos, Concorrentes, Fornecedores, Clientes, Investidores Minoritários e Governo.
Eles tem se contentar com as demonstrações que são publicadas, temos empresa de capital aberto e capital fechado, sendo que apenas a de capital aberto, são obrigadas a divulgar em as suas demonstrações. Porém em alguns casos os bancos (caso empréstimo, pode solicitar o demonstrativo.
ESTRUTURA BÁSICA DO BALANÇO PATRIMONIAL
ATIVO – Bens e Direitos – Conjunto de Bens e Direitos. Ex. Caixa, veículos, Estoques, Terrenos e Contas a Receber.
PASSIVO – Obrigações exigíveis da empresa. Ex: Contas a pagar, Salários a pagar e Impostos a Pagar. SÃO DÍVIDAS QUE A EMPRESA TEM A PAGAR.
PL (PATRIMÔNIO LÍQUIDO) = ATIVO – PASSIVO
O Patrimônio Líquido não é uma dívida da Entidade para com seus sócios ou acionistas, pois este não emprestam recursos para que ela possa ter vida própria, mas sim, os entregam, para que com eles forma o patrimônio da entidade. Representa o que os sócios investiram, não tem data para receber.
ESTRUTURA ATIVO, PASSIVO E PATRÍMONIO LÍQUIDO
Lembrando que qualitativo são as contas e quantitativo são os valores. Vamos ver o exemplo abaixo:
Suponhamos que a situação esse mês foi a seguinte:
O ativo representado pelo caixa, Estoques, contas a receber e imobilizados, (móveis e utensílios, imóveis, veículos). Todas essas contas fazem parte do e imobilizado da empresa.
No exemplo temos que o ativo bens e direitos totalizam 100 mil. Passivo fica do outro lado, onde tem as obrigações, sendo nesse exemplo o Empréstimo e o Contas a pagar.
Essa diferença nos dá o patrimônio e que é o patrimônio líquido, sendo que os ativos 100 mil – 40 mil do passivo, encontramos 60 mil de patrimônio líquido.
O total do ativo do exemplo é 100 mil e o total de passivo 40 mil ou seja total do ativo e do passivo tem que bater, e nesse caso não bate o valor. Essa diferença de 60 mil é justamente a do patrimônio líquido. Ele representa o investimento que sócios fizeram na empresa, ou seja o Património líquido.
CONTRATO SOCIAL E ESTATUTO SOCIAL 
CONTRATO SOCIAL – É o documento de nascimento de uma entidade lucrativos e não anônimas. Ele é típico de sociedades limitadas, tem cotas. Consta nele o nome dos sócios, o capital investido e a cota de cada um possue e várias informações da empresa.
ESTATUTO SOCIAL - Ele é típico de S/A. Consta nele o número de ações que a empresa possui.
 PROFISSÕES CONTÁBEIS
Esse tópico é só para mostrar o campo de atuação do contador. Pode atuar como: contador, um contabilista (perito, controller, tributarista, Auditor, Contador público, pesquisador e professor).
LEGISLAÇÃO DOS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Os princípios Contábeis, representam a doutrina utilizada na contabilidade, a importância dele. 
A OBSERVÂNCIA DOS PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE
Art 1º - Constituem Princípios de Contabilidade (PC) os enunciados por esta Resolução.
Parágrafo 1º - A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da Profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). É obrigatório a sua consolidação sua consideração no exercício da profissão.
Parágrafo 2º - Na aplicação dos princípios de contabilidade, há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre os aspectos formais.
Art. 2º Os princípios de contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos, científico e profissional de nosso país. Concernem, pois, à contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, cujo objeto é um patrimônio das entidades. (Resolução CFC1282/10)
Art. 3º São Princípios de Contabilidade:
DA ENTIDADE;
DA CONTINUIDADE;
DA OPORTUNIDADE;
DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL;
DA COMPETENCIA
DA PRUDENCIA. 
Art 4º O PRINCÍPIO DA ENTIDADE, reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.
PATRIMÔNIO DA ORGANIZAÇÃO X PATRIMÔNIO DOS SÓCIOS (são patrimônios diferentes).
ART 5º O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE pressupõe que a entidade continuará em operação no futuro e, portanto, mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta essa circunstância.
Art 6º O Princípio da Oportunidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componente patrimoniais para produzir informações integras e tempestivas. (Que ela seja informada no tempo certo e correta)
Parágrafo único: A falta de integridade e tempestividade na produção e na divulgação da informação contábil pode ocasionar a perda de relevância, por isso é necessário ponderar a relação entre a oportunidade e a confiabilidade da informação. 
O PRINCIPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL – Bases de Mensuração
1 – CUSTO HISTÓRICO (valor da nota)
– VARIAÇÃO DO CUSTO HISTÓRICO
Custo corrente = reposição; 
Valor realizável= valor de realização, venda ou liquidação;
Valor presente = descontado pelo fluxo futuro;
Valor justo = senso comum entre as partes, sem vantagem;
Atualização monetária = ajuste do poder aquisitivo via indexador.
.Pois o Ciep do oportunidade justamente os você aproveitar a oportunidade parapoder tornar essa informação, íntegra e depois tem que este Ivo seja registradano tempo certo, só assim, ela passa a ser relevantes.Ou não hoje contábeis bom estudar bem essas questões aqui em teoria dacontabilidade, em que ele fala bastante nosso cai bastante, mas não suficiêncianão muitas vez com o príncipe, mas com CPC Tamo ao princípio da oportunidaderefere são processo de mensuração e apresentação dos componentespatrimoniais para produzem informações integradas com seja correta, suatotalidade, diz tempestiva não sejam o tempo certo.No momento certo.A falta na íntegra e integre da arte e tempestividade na produção e nadivulgação da informação contado, pode ocasionar a perda de sua e demonstramuito comum encontrarmos questões que falou que quem nela quais sou as as 2situações necessárias para que mais para que uma informação é de que sejarelevante.Quem tem esses 2 aqui, a integridade que tempestividade então são 2 do 2 itensimportantes.A relevância da informação.A empresa ela pressupõe e Príncipe conta da continuidade, os empresa vaicontinuar, mas suas operações, isso influi um valor da qual e assim realizaro Regis a abaixo depois de valor vamo tendência que a pôxa histórico é umvalor que vem.Na nota fiscal, né, aquele valor da nota.No Kush estar Fisa resumem para vocês que vocês entenderem bem, quais são osoutros champanhe na hoje podem ocorrer.Esse equipe pessoal Dinha pessoal de outros cursos de gestão e não vou vermuito um pouco de valor justo só, mas o pessoal de contábeis interessanteconhecer esses diferentes tipos de valores a a valor corrente é igual aovalor de reposição seja seu e por aquele item qual valor dele, hojevalor realizavam valor de realização, venda ou liquidação.Alô Presidente, que é muito usado em administração financeira, né.E aquele valor, né, que você tem mais parcelas e você traz ele a valorpresente descontada uma taxa.Então, isso a valor presente muito usado de ação financeira.Alô justo.E o senso comum entre as partes, sem vantagem seja o valor justo e essaspartes combinaram que o valor acordado foi Isis,que depois atualização monetária que já foi entre 5 e agora um a mais que ajustedo poder aquisitivo via indexador alguns temos mais a correção monetária dos dodesde os tufões.A pessoa prudentes no pessoa cautelosa uma pessoa cuidadosa, então que seria oprincípio da prudência, então, vento da contabilidade tem sim e valorespositivos, Sun ativos e valores quediminuem Patton da empresa como obrigações.Então, que que seria essa prudência ao mês sua que a princípio da Provencedetermina a adoção do menor valor para os componentes do ativo na ponte umproduz o resultado positivo Xinhua do maior para o passivo sem se apresentaralternativas igualmente válidas para quantificação das mutação do sejasituações iguais, tem que decidir, não coloco um pouco, mas não tinha ou colocomais no passivo são obrigações pelo princípio da prudência.E você vai colocar um valor menor pró-ativo o maior do passivo, né.Isso como ele fala que não é qualquer situação sem para se apresentaralternativas, igualmente válidas para a quantificação das mencionar ações.Então isso tem por uma decisão.Não cita Lacko valor ou se vai colocar mais um ativo ou mais um passivo então,pelo príncipe da prudência coloque mais como obrigação e não com um ativo.Outra consideração que do príncipe da prudência e os ativos e receitas nãosejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subir.Este Mazza, crime numa, ó confiabilidade ao processo mensuração e apresentaçãodos componentes patrimoniais sonhos e esse tipo de raciocínio também vale parareceitas e despesas em momentos iguais.Você pode empresa Oi profissão de aumentar a receita de peso se coloque umvalor maior da despesa em detrimento das receitas, então sempre os considera-seesse movimento como Prudente.IPO da competência, fez um vídeo bastante, Alá bastante desse princípioda competência, então príncipe não considero ele um dos mais importantes umsimples fecha até agora o que que falas em sim.Príncipe da competência determinam que os efeitos da STTrans ações outroseventos sejam reconhecidos nos períodos da CCIR até em independentemente derecebimento pouco pagamento.Pois vamos ver.Vamos ver na contabilidade, exige regime de caixa em regime de competência.São momentos de de registros diferentes.Vamos ver que a regime de taxa, essa região de competência.É, na verdade.Esse princípio da competência que ia pressupõe assim o Thanh idade comvotação das receitas despesas com relacionado, então, esse príncipe dacompetência está relacionado a este conceito aqui do regime de competência.E hoje um de caixa que pensa que a origem de caixa, né.Honolulu começa prender contabilidade, tem e 2 principais dificuldades, 1ºentender aquela coisa no deque do crédito.E depois entender que e a contabilidade, ela utilizou regime de competência, ouseja, como é que eu faça o registro da Receita, como é que faz região da Typeele ele se associa o cachê indicar Shirin tente pagamento de despesas.Hã.Recebimento recente manobra do regime de competência, ele tem um pouco dedificuldade porque caça de feriado sejam de taxareceitas, recebimentos.Pagamentos e time de competência não já tem outro parâmetro para o regime depara é de competência, o que importa é o fato gerador, por exemplo, não eu ficoser a uma máquina de lavar na sua casa.Foi lá com certeza, máquina de lavar e se for olha 10 no solo, porque terdinheiro da que há 2 meses.Então, ou seja, o fato gerador daquela receita já ocorreu.No momento que foi lá e com certeza só máquina.A emitir nota fiscal e cá com leitos os tributos é um fato gerador daquelareceita JAL correu.Contado, mente já ocorreu a transferência, a prestação do serviço ouse for o caso a entrega da mercadoria.Então, nesse momento já ocorreu fato gerador, independentemente dorecebimento, causa mãe se vê daqui a 2 meses, então Regis naquele momento, aprestação de serviço à receita.E quando o recebimento e registrou a entrada de ar no caixa e naquele momentoeu vou ter a receita e um contas a receber com direito a receber aquelevalor.Então não existe no no regime a competência não necessariamente, queocorra a receita e a entrada no recurso no caixa.Bom, tal, receita e feras como Neco máquinas gostamos receita para mesmo decompetência referente à transferência do produto ou prestação do serviço.Bom, já a Posco este jejum de peso já estão vincular uso ou consumo autilização.E o prendeu conceito de custo que é custo para o regime de competência.É tudo aquilo que é consumido um processo produção, ou seja, compra umadúzia de ovos.Paguei por uma dúzia de ovos, mas Souza e 3 a produção po custo pela atrela oque a a o número de ovos consumidos.Foi exatamente isso, o custo com seu que os gastos consumidos um processoprodução, então não estão vinculados ao pagamento de nada, como de exemplo dosovos e as despesas também.Elas forem corridas.Por exemplo, que nós fazemos você tem a final do mês, o registro conta deenergia.Água, telefone se o registro, tudo aquilo que foi Incor que do que foiconsumido ao longo do mês.Fazemos isso para que a coisa não seja registrada, diariamente, área quase queum viável, né.LAN esperamos último dia do mês.A realizar às regiões, mas reparem que negishi não em função do pagamento possochegar, todas exija, tem fazer no último dia do mês bolar registro, consumo dessemês, mas eu só posso eu posso pagar.Só no mês seguinte, como também posse não pagar.Então esse registro do foi consumido independe do pagamento deu não estãoconsumir, morei.Porém, durante o mês naquela naquela sala comercial, USP, luz, aluguel,utilizei conta de energia durante o mês despesas energia é utilizada daquele mêsdespesas Iago do San despesas, correntes, independem do pagamento dasmesmo quem.Entãoisso que fala ou regime de competência.Ao finalizar a aula de hoje que falando.Hoje, mas os vários conceitos talvez conceito um pouco as quais ainda nãoestão se encaixam essa esse objetivo da 1ª aula.São exatamente estes conceitos introdutório os anjos a parte do objetoBeach na conta do DAAD que ela uma ascenso social.O jo também espete qualitativos e quantitativos, ou seja, quantitativovalor Mantega tem Cash, contecom tem contas a receber e qualitativo sem onome da conduta não que ela representa.A gente também astro Dora no balanço da manhã, ao ativo passivo patrimôniolíquido.Estimativa, ela compôs para o conto de bens e direitos e o passivo obrigações.Não entramos ainda profundamente, o patrimônio nem te veremos isso e outrasaulas.Que outros aspectos importantes se os como os princípios contábeis que adoutrina utilizado na contabilidade, mas os também, que agora são 6 princípioscontábeis e a correção monetária não faz mais parte desse contexto.Um desses princípios importantíssimos e princípio da competência que rege oregime da competência, base da contabilidade.Da qual vale o fato gerador e não o pagamento e o recebimento.Então fomos assuntos que nós tratamos na aula de euros.Então, prazer estarmos juntos, né, expelindo nesse semestre e aí até aula.Número 2.Estaremos juntos aqui.

Continue navegando