Buscar

20 dicas para operar uma paleteira com segurança

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

20 dicas para operar uma paleteira com segurança
Uma paleteira manual parece um equipamento à toa, extremamente útil na movimentação de páletes mas que, dado seu pequeno valor, não merece nenhum cuidado ou preocupação adicionais.
Isso não é verdade, nem de longe!  Uma paleteira quando mal utilizada pode ser sinônimo de lesões aos empregados, de prejuízos aos produtos movimentados, ou a outros equipamentos ou instalações.
Desse modo, sugiro que incluam um capítulo sobre o uso das paleteiras em seus manuais de boas práticas, que poderia conter tópicos tais como:
Seus empregados só devem operar uma paleteira manual após terem sido instruídos e devidamente autorizados.
Para isso devem ter lido e entendido as informações de segurança, e conhecer os princípios que regem o funcionamento do equipamento.
Tal qual uma empilhadeira, uma paleteira só deve ser colocada em funcionamento após uma checagem das suas condições mecânicas.
O estado das rodas de carga e direção, os controles de elevação e frenagem, os mecanismo de direção, e dispositivos de segurança, devem ser vistoriados.  Se forem detectados vazamentos de óleo, fissuras nas soldas das patolas ou na alavanca de comando, ou qualquer outra não conformidade, o equipamento deve ser encaminhado imediatamente para manutenção.
A detecção de qualquer necessidade de manutenção ou reparo deve ser comunicada imediatamente ao supervisor. Equipamentos que apresentem qualquer tipo de não conformidade não devem ser colocados em uso.
Além de tornar o uso inseguro e aumentar o risco de acidentes, negligenciar um pequeno reparo hoje pode acarretar uma longa parada para manutenção no futuro.
A paleteira foi projetada para levantar e transportar cargas devidamente apoiadas e equilibradas igualmente em ambas as patolas. Desse modo, não se deve levantar ou transportar páletes ou outro tipo de carga mal distribuída entre as patolas ou apoiada numa única.
Além de provocar danos ao equipamento essa prática torna a movimentação potencialmente insegura e aumenta o risco de acidentes.
Todas as paleteiras tem uma placa mostrando a sua capacidade máxima.  Esse limite não deve ser excedido em hipótese alguma.
Sempre olhe na direção do deslocamento.  Tome cuidado quando a visibilidade está obstruída pela carga transportada.
Deve-se tomar um extremo cuidado quando se transporta cargas mal empilhadas ou mal amarradas, ou com embalagens irregulares ou frágeis.
As condições do pálete também devem ser verificadas. Páletes em mal-estado não devem ser transportados.
Observe um espaço mínimo de segurança ao movimentar a paleteira próxima de pessoas, paredes, estruturas, pilares ou qualquer outro obstáculo.
A velocidade do deslocamento deve ser a de uma pessoa andando normalmente. Movimentar uma paleteira mais rapidamente do que isso tornará a sua operação insegura.
O movimento deve iniciar e parar suavemente, bem como as mudanças de direção. Pisos lisos ou ásperos podem causar derrapagens ou trepidações. O operador deve também tomar cuidado com a mudança no comportamento do equipamento quando sob carga.
 Uma paleteira não é skate ou patinete. Jamais use-a desse modo.
Nunca transporte ninguém sobre as patolas.
 O operador de transpaleteira deve sempre usar sapatos de segurança com biqueira reforçada e sola anti-derrapante.
Quando for estacionar o equipamento após a utilização, abaixe totalmente o mecanismo de elevação.
Uso em rampas
Uma paleteira é projetada para trabalhar em pisos planos. Porém, se eventualmente, e só eventualmente, a rota de transporte do pálete exigir a passagem por rampas, então o cuidado deve ser redobrado com a fixação da carga ao pálete. Além disso é sempre bom lembrar:
Se a rota de transporte do pálete envolver a passagem por rampas, então o cuidado deve ser redobrado com a fixação da carga ao pálete. Além disso é sempre bom lembrar:
A declividade das rampas a serem vencidas (subindo ou descendo) pelas transpaleteiras não deve ser maior que 6%.
 Na subida a paleteira deve ser puxada e na descida deve ser empurrada. Isso corresponde a manter a alavanca de comando sempre do lado alto da rampa.
Em rampas nunca transporte cargas que não seriam confortáveis de serem movimentadas no plano. A rigor, as cargas transportadas em rampas deveriam ser reduzidas.
Lembre-se também que:
Apesar do método comum ser puxar a transpaleteira, é sempre conveniente empurrá-la ao invés de puxar, visto que o primeiro modo de operação força a coluna do operador.
Para qualquer carga que seja desconfortável para movimentar o operador deverá contar com a ajuda de um auxiliar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais