Buscar

Prova Arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia atentamente a afirmação proposta pela autora Maria Cristina Urrutigaray, em seguida elaborando um texto dissertativo fazendo uso do texto de fundamentação para justificar suas colocações, de como o trabalho com arte pode ser ou não significativo no atendimento psicopedagogico clinico e ou institucional. Complemente seu texto citando um exemplo vivenciado por vocêc (pessoal ou de trabalho) com a experiêcncia de atividade de Arte.
“... Através do uso da arte ou atualização de suas virtualidades, o homem consegue sentir-se ‘aliviado” de suas atribuições porque confere a estas um sentido, um significado, isto é, uma razão de ser. 
O processo de criação sempre confere novas formas de significação. A utilização de técnicas expressivas (desenho – canto- dança- teatro- escultura- etc) fornece as virtualidades um canal expressivo, pelas quais se articulam nas categorias espaços e tempo adquirindo uma identificação ou uma personificação. Por se tornarem objetivadas e, portanto, reconhecidas e legitimadas. ”...
Maria Cristina Urrutigaray (2003, p. 29).
De acordo com texto de Maria concordo que o trabalho com a arte pode ser siguinificativo no atendimento pscicopedagogico clinico ou institucional.
Já vivenciei a experiência do uso da arte na escola, mas com a leitura do material desta disciplina objetive melhor conhecimento do uso da arte terapêutico para a criança. 
Assim, com este conhecimento sobre o uso novas técnicas e praticas que possam ser usada na aula de arte, como por exemplos materiais plásticos, material seco, o carvão, canetas, lápis de cera, entre outros são técnicas que podemos utilizar para realizar a arte que facilitando o desenvolvimento e aprendizagem do aluno de uma forma artística e lúdica.
Um exemplo vivenciado pela arte obtive em sala de aula, sendo professora de educação infantil com crianças 4 a 5 anos.
O que me destacou foi um aluno, com sérios problemas de comportamento na escola e em casa, onde o aluno não participava, não tinha socialização, era bem agressivo com todos na escola.
Assim, aos poucos fui descobrindo que seu interesse era pelo material de arte e um único jogo que era o lego, no dia a dia fui oferecendo matérias de colagem, tintas, cola folhas, onde consegui ter uma comunicação com este aluno. 
Em resumo, esta criança apresentava problemas emocionais e a única comunição que tínhamos era na aula de artes, onde se notou mudanças significativas no seu comportamento inquieto com evolução nas demais atividades e interação com os demais alunos.
Outro exemplo que quero colocar em pratica é do projeto da Dinamarca “LEGO Blind Art Project Dinamarca numa experiência única e supersensível, chamada de “LEGO Blind Art Project”, a marca proporcionou um verdadeiro contato com a arte”. Foi pedido às crianças que construíssem com os bloquinhos de LEGO sua interpretação do quadro “O Cavalo Azul”, de Franz Marc, de acordo com as descrições da pintura, dadas pelos educadores. Por meio da atividade educativa, elas usaram a imaginação para ter acesso a uma imagem que nunca puderam ver em suas vidas, criando então suas próprias obras tridimensionais de arte que foram levadas ao conhecimento do público através do Facebook da marca.
 Além disso, as crianças cegas também participaram de oficinas ao lado de outras que enxergam a fim de criar um intercâmbio entre os dois lados, causando uma grande dose de emoção e admiração. Quando perguntado sobre a torre que construiu, o menino Lojas, de sete anos, respondeu: “não é uma torre, é o lápis que Franz Marc usou para desenhar a foto“. Na ocasião, os educadores estavam passando pincéis à diante para dar às crianças uma sensação melhor sobre a arte de pintar.
Assim com este exemplo resumo a união da arte e jogos para importância da vida de todas as crianças.

Outros materiais