Buscar

caso concreto cienca politica resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Política- pode ser entendida como tudo aquilo que diz respeito aos cidadãos, como membro de um corpo social, a política é algo que se faz em conjunto, com objetivo de atingir um grupo social, visando o bem estar e a sobrevivência do toda a comunidade, buscando o bem comum.
Neopodismo- enriquecimento ilícito de agente públicos.
Politicagem – È uma forma de agir corrompida tendo como propósito atender os interesses pessoais de agente público, deixando a política desacreditada pela população.
Objetivo da ciência política- é uma áreas dedicada ao estudo da ciência política, que possibilitam o funcionamento dessa comunidade e a convivência entre seus membros, lidando diretamente com os problemas que seria os estado, governo, poder de autoridade, conflito.. sendo passiveis de serem estudados em todas as organizações lidando co os problemas são o estado, governo, poder, autoridade e conflito.
Autoridade – quando o poder é empregado de forma legitimamente, sob o consentimento, daquele a quem cumpre seguindo a determinação da Lei.
Discurso político- busca convencer, influenciar, o maior numero de pessoas, com persuasão, instigação, sem o uso de violência, tentando atingir o maior numero de pessoas, dividindo em três aspectos:
 *A doutrina –os valores e as verdades que são valoradas; 
*Retóricas – técnica de bem falar, organização dos assuntos de forma clara, objetiva, com o português correto e outras, técnica do bem falar, vai organizando de que maneira eu vou falar, para convencer.
* justificação ou legitimação – são as bases teóricas, qual a legitimidade desse estado, estão presente nesse discurso, elementos de justificação, construindo os elementos que justificam o discurso político, explicando que o estado é soberano....
Discurso estrito sensu - discurso que é realizado no horário eleitoral, discurso político, um debate, um comício que o candidato faz.e outros.
Discurso sobre a política- é o professor em sala de aula, procurando dar informações sobre a política, discurso com objetivo de compreender a política.
Estado – é uma comunidade humana, que pretende com êxito o monopólio legitimo da força, física dentro de um determinado território organizado, que tem a autorização do uso da força, somente o estado tem o poder para matar. 
Elementos constitutivos do estado –soberania, povo, território.
Estado soberano – é o de soberania do estado exercendo o seu monopólio de poder, do uso legitimo da força, o uso legitimo da força do estado vai se constituir de soberania, soberania e estado estão imbricados, no espaço de seu território.
Soberania- é o que constitui o estado. O estado não existe sem soberania, sempre prevalecendo a sua vontade sobre a vontade de todos, estando acima de qualquer outro poder interno.
Povo- pessoas nacionais, que possuem um vínculo jurídico com esse governo soberano dirige as suas ações.
População-conjunto de pessoas nacionais ou estrangeiras, é um a categoria estatística, numero de pessoas de determinado território.
Nação- conjuntos de pessoas que dividi os mesmo valores, outras nações entro do mesmo território, EX: o Brasil é um estado multinacionais, que concentra varias nações dentro do nosso território, os judeus, ciganos, indígenas, grupos que constituem outras nações.
Elemento constitutivo do estado – soberania, povo, território, estado, finalidade e reconhecimento inernacional.
Povo –conjunto de pessoas que possuem um vinculo jurídico político com o estado, e submetido ao estado.
Território - é o estado geográfico do poder soberano, como o solo, subsolo, espaço geográfico, mar territorial, estabelece a ação soberana do estado.
Soberania: è o que constitui o estado, o estado não existe sem a soberania, é o poder que subordina a vontade de todos.estando acima de qualquer poder.
FORMAÇÃO DA SOCIEDADE: teoria naturalista, teoria contratualista.
Teoria naturalista- o homem tem necessidade de se agrupar, não admitindo o ser humano fora da sociedade, não é passível a vida sem o estado, o ser humano se viver em sociedade, podendo tornar um animal político- são pessoas que não consegue viver fora do ordenamento políticos, o homem e um ser naturalmente naturalista.
Teoria contratualista – teoria contraria a corrente contraria a naturalista, pois faz uma distinção do homem vivendo após esse contrato de vontade na formação do estado, o home vivendo após esse acordo de vontade. 
THOMAS HOBBSES – é o primeiro contratualista a discutir sobre o estado de natureza e o contratual, mencionando que o homem é mau, e o estado é mau, vive em litígio, se submeter ao estado para viver em paz, por um pacto social, por um pacto, o contrato social foi realizado pois o homem e um lobo do homem, vivendo em estado de guerra, necessitando que o estado o controle.
JOHN LOCKE – diz que o home é bom, sujeito de direitos naturais, liberdade plena, a fim de preservar o direito a vida, liberdade,e a propriedade. Deus deu direito naturais ao homem, e que num dado momento essa propriedade for atingida, os homens estabelecem um governo para proteção de sua propriedade, um contrato de consentimento.
Rousseau : o homem é bom, é um ser amoral, o contrato social que tem levado o homem a miséria, ao sofrimento. Entretando, esse contrato social deve ser repensado, para a vontade de todos, seja o resultado para a aplicação das leis e da política.
POPULAÇÃO DIFERENTE DE POVO – povoe formado de membros de uma sociedade política, ligados pelo vinculo jurídico –político da nacionalidade, não inclui pessoas de outros países, capacidade de votar.
REPÙBLICA – eletiva temporária ( presidente), mandato com prazo determinado, voto censitário ou universal, responsabilidade, sempre haverá participação do povo no processo eleitoral.
 MONARQUIA- vitalício, hereditário,( rei), transmissão do poder por laços de transmissão de sangue,não representatividade popular, o termino ocorre somente com a morte,ou quando a ausência ocorre por falta de condições.
TIRANIA –anti- democracia, governo ditadores.
Democracia- governo do povo
Oligarquia –poder exercido pelo pequeno número de pessoas 
Aristrocracia- pode ser definida como um grupo constituído por integrantes de camadas sociais com grande poder político e econômico..
Quais as formas de estado – estado unitário e estado federal;
Estado unitário – não exige a descentralização, tendo apenas o poder legislativo, executivo e judiciário, dando uma única ordem jurídica centralização política, apenas o poder central expresso.
ESTADO FEDERAL – existência dos estados membros sem soberania, sem o direito de separar-se da união, é politicamente descentralizado a vontade central, , tem apenas 1 poder legislativo, 1 executivo , 1 judiciário.
Estado democrático de direito- a garantia dos direito fundamentais dos cidadãos.comum diante do estado.
Federação – é uma confederação de estados soberanos, é insolúvel, normalmente criado, os estados constituintes, não abandona a sua soberania. união instituída entre estado independentes uma única, entidade soberana, é permanente solúvel. 
Confederação-.dissolúvel, vários, união dos estados soberanos, que une é os estados confederados,e um tratados, multiplicidades de soberania. 
 eiomor entendida 
 
SOLANGE BRITO DE SOUZA OLIVEIRA. 
 Ciência Política –
Concreto Aula 6 
O conceito de soberania é teoricamente bastante complexo e tem variado no decorrer do tempo, sge,uaopolitascitando uma grande quantidade de acepções conceituais. Podemos, de qualquer forma, extrair que se trata de um termo que designa o poder político no Estado Moderno estando expresso em praticamente todas as constituições modernas. A Constituição brasileira tem alguns dispositivos (no caso os art. 4º e 14) que fazem tal referência, senão vejamos: Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
 I - independência nacional; (...) 
III - autodeterminação dos povos;
 IV - não-intervenção; 
V - igualdadeentre os Estados; (...) 
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
 I - plebiscito;
 II - referendo; 
III - iniciativa popular. (...)? (grifo nosso) 
Diante do acima exposto, pergunta-se: 
a) Diante do que está expresso no Art. 4º da Constituição Federal, é possível afirmar que o Brasil deve considerar que a soberania sempre exterioriza a supremacia estatal?
R: Não. Supremacia estatal está relacionada com o poder do Estado sua soberania, e está vinculado ao artigo 14º; o artigo 4º é o reconhecimento do Brasil perante as outras nações.

Outros materiais